30 de setembro de 2024

Mesmo após chuva, Goiás deve seguir com altas temperaturas, diz meteorologia

Massa de ar frio foi responsável por chuva no fim de semana. Temperaturas no estado podem chegar a 41ºC. Foto ilustrativa de calor em Goiânia, Goiás
Divulgação/Prefeitura de Goiânia
A massa de ar frio que chegou ao centro do país e provocou chuvas no final de semana em várias regiões de Goiás, inclusive em Goiânia, não deve dar trégua para as altas temperaturas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a capital terá temperatura máxima será de 35ºC nesta segunda-feira (30). Na região oeste do estado, os termômetros podem chegar a 41ºC.
“A massa de ar quente e seco ganha força sobre boa parte do Brasil, influenciando as temperaturas em Goiás. A umidade relativa do ar estará em declínio no período da tarde, com baixa probabilidade de ocorrência de pancadas de chuva”, cita trecho do boletim meteorológico do Cimehgo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Na região central de Goiás, por onde passou uma massa de ar frio no sábado (28), o início desta semana deve registrar temperaturas entre 19ºC e 36ºC. Na região oeste, a temperatura mínima é de 22º C e a máxima de 41ºC; no norte, deve variar entre 23º C e 40º C; no leste, entre 17º C e 36º C; no sudoeste, de 19º C a 37º C; e no sul, de 19º C a 36º C.
LEIA TAMBÉM:
Goiás tem previsão de chuva; veja quando e onde
SEM CHUVA: Saneago pede que população diminua o consumo de água em Goiás
Sem chuva há quase 5 meses, Saneago pede para que a população diminua o consumo de água em Goiás
Chuvas
Para todo o estado, a previsão é de predomínio de sol e umidade do ar entre 80% e 20%. Embora com baixa probabilidade, o gerente do Cimehgo, André Amorim, disse à TV Anhanguera que há previsão de registros de chuvas nesta semana. Porém, segundo ele, a mudança de clima deve ocorrer apenas na próxima semana.
“Caso ocorra [chuva], teremos um chuvisqueiro ou chuva leve, mas a probabilidade é muito baixa. Agora, a frente fria vai chegar com maior intensidade, realmente, aqui próximo às cidades de Goiás, no dia 9 [de outubro]. Assim, veremos chuvas novamente em Goiás de maneira mais homogênea,” ressalta o gerente do Cimehgo.
Com isso, Amorim chama a atenção para os cuidados com os incêndios florestais e a economia de água. “Ainda não é aquele momento de comemorarmos ou baixarmos a guarda para a questão das queimadas e do uso racional da água”, alerta.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias