2 de outubro de 2024

No México, Lula volta a condenar ações de Israel no Oriente Médio: ‘Matança desnecessária’

Petista viajou ao país da América Central para participar da posse de Claudia Sheinbaum. Lula elogiou o México pela eleição de uma mulher e defendeu novos acordos com mexicanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento com empresários no México
Reprodução/Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou nesta segunda-feira (30) a condenar as ações de Israel, lideradas por Benjamin Netanyahu, no Oriente Médio. O petista classificou como “matança desnecessária” as ofensivas israelenses na Faixa de Gaza e no Líbano.
Lula deu as declarações durante o Fórum Empresarial México-Brasil, na Cidade do México. O petista disse ser contra conflitos, como os existentes no Oriente Médio e no leste europeu, porque uma guerra “não traz nenhum benefício”.
“É por isso que eu sou contra, e condeno, o que Israel está fazendo no Líbano agora, atacando e matando pessoas inocentes. Porque só aparecem nos jornais os líderes que eles querem matar, mas as pessoas inocentes que morrem não aparecem”, declarou Lula.
“É por isso que eu sou contra a chacina na Faixa de Gaza. Porque já morreram mais de 41 mil mulheres e crianças. E depois você vai ter que reconstruir o que levou séculos para ser construído”, completou.
Na semana passada, em Nova York, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula já havia subido o tom contra o primeiro-ministro de Israel. Na ocasião ele afirmou que o premiê promove um “genocídio” na Faixa de Gaza.

Mais Notícias