Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba iniciam vacinação na terça-feira. Vacinação contra a gripe inicia em São José dos Campos
Começa nesta segunda-feira (25) a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação, que geralmente ocorre entre abril e maio, por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
No Vale do Paraíba, as cidades adotaram estratégias diferentes para o início da vacinação. São José dos Campos e Jacareí iniciam nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra gripe. Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba iniciam o trabalho na terça-feira.
Diferente dos anos anteriores, a vacinação desse ano será liberada para todos os grupos prioritários da campanha, e não mais de forma escalonada – leia mais abaixo.
Cidades da região aderem a campanha de vacinação contra a gripe
Confira como vai ser a vacinação contra gripe nas cidades mais populosas do Vale:
São José dos Campos
São José dos Campos começou nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra Influenza (gripe). Todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as 5 Unidades Avançadas estão aptas para vacinar os públicos-alvo – confira os endereços e horários das unidades aqui.
A meta é vacinar ao menos 90% da população de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.
São José inicia campanha nacional de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25)
Adenir Britto/PMSJC
Taubaté
A vacinação contra gripe na cidade vai começar na terça-feira (26). As vacinas estarão disponíveis em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e, nessa primeira fase, será direcionada exclusivamente aos grupos prioritários.
Clique aqui e veja os locais e horários de vacinação em Taubaté
Quem for se vacinar deve apresentar a carteirinha de vacinação, documento com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com comorbidades, é necessário apresentar documento com CID da patologia.
Jacareí
Jacareí começa a vacinação contra gripe nesta segunda-feira. Todos os grupos prioritários podem acessar as Unidades Básicas para vacinação, que será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nas Unidades 10 horas (veja aqui).
Nas Unidades 12 horas, que são UBS Parque Santo Antônio, UMSF Cidade Salvador, UBS Santa Cruz dos Lázaros e UMSF Jardim das Indústrias, a vacinação será aplicada aos sábados, das 8h às 17h.
São José dos Campos e Jacareí iniciam aplicação de doses nesta segunda-feira
Divulgação/ Prefeitura de São Luís
Pindamonhangaba
Em Pindamonhangaba, a vacinação contra gripe começará na terça-feira. Os detalhes sobre locais e horários devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira.
Caraguatatuba
Caraguatatuba adiou para terça-feira (26) o início da vacinação contra gripe. A medida foi adotada por causa da previsão de chuvas que havia para o litoral no fim de semana.
“A empresa de energia EDP informou o munícipio da possibilidade de quedas de energia por conta da previsão de chuvas. Com isso, as doses de vacina corriam risco nas Unidades Básicas de Saúde, podendo ser inviabilizadas se ficassem descongeladas”, explicou a prefeitura.
Por isso, as doses foram armazenadas em um prédio único, que possui câmara fria e gerador. Nesta segunda-feira, as doses serão novamente distribuídas para as UBSs, para o início da campanha na terça-feira.
Inicialmente, a cidade tem disponível 5.500 doses que foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. As vacinas serão disponibilizadas em todas as UBSs de segunda a sexta-feira (exceto no dia 25), das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.
Público prioritário
Podem se vacinar de graça pela campanha no Sistema Único de Saúde (SUS):
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
💉 Atenção: Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região