25 de dezembro de 2024

É #FAKE que Kamala Harris posou para foto ao lado do rapper P. Diddy

A vice-presidente dos EUA, na verdade, participava de um evento beneficente acompanhada do apresentador de TV Montel Williams. Imagem usada para espalhar desinformação é montagem. É #FAKE que Kamala Harris posou para foto ao lado do rapper P. Diddy
Montagem g1/Reprodução
Viralizou nas redes sociais uma foto na qual Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência pelo Partido Democrata, supostamente aparece ao lado do rapper Sean Diddy Combs, mais conhecido como P. Diddy, acusado de tráfico sexual e agressões. É #FAKE.
selo fake
g1
Publicações enganosas sugerem que Kamala chegou ao tapete vermelho de uma festa de mãos dadas com o artista, preso em 16 de setembro. O bilionário Donald Trump, que concorre à Casa Branca pelo Partido Republicano, também compartilhou a imagem falsa na rede social Truth Social, porém posteriormente a apagou, segundo a NBC News.
✅ Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
O Fato ou Fake submeteu a imagem a uma ferramenta da plataforma TrueMedia.org — capaz de detectar o uso de inteligência artificial — que concluiu que há “evidências substanciais de manipulação”.
Segundo a análise da ferramenta, a iluminação e as sombras no rosto de P. Diddy não combinam com o resto da fotografia. A nitidez da cabeça do rapper e do corpo também apresentam definições diferentes, sendo mais um indicativo de que o conteúdo foi adulterado digitalmente.
Uma busca reversa de imagens pelo Google Lens revelou que a foto original foi tirada em 18 de maio de 2001 pelo fotógrafo Ron Galella e está disponível no site da agência Getty Images. Na ocasião, Kamala estava, na verdade, acompanhada do apresentador de TV Montel Williams, com quem teve um breve relacionamento, e com a filha dele, Ashley Williams.
Eles participavam da oitava corrida anual contra a esclerose múltipla, promovida no Century Plaza Hotel, em Century City, na Califórnia.
A montagem, usada para espalhar desinformação, foi produzida a partir da combinação de duas fotos. Além do registro do evento beneficente, a imagem do rosto de P. Diddy foi retirada de uma fotografia no Grammy Awards em 25 de janeiro de 2020, em Beverly Hills, que está disponível no site WireImage.
Vídeo fora de contexto
A fake news envolvendo a vice-presidente dos EUA e o rapper também tem sido compartilhada nas redes sociais por meio de um vídeo do evento beneficente com a seguinte legenda: “Nunca se esqueça de como Kamala Harris começou na vida. Ela não é estranha às festas do Diddy em Los Angeles”.
A gravação foi feita pelo programa de TV Inside Edition, que publicou o vídeo no YouTube apenas em novembro de 2020.
As imagens não foram manipuladas, mas foram retiradas de contexto para induzir os internautas a acreditarem que Kamala estava de mãos dadas com P. Diddy no tapete vermelho.
Quem é P. Diddy?
Sean Diddy Combs, também conhecido como Puff Daddy e P. Diddy, de 54 anos, foi preso em Nova York, em 16 de setembro, após meses de investigações. O rapper e produtor musical vai responder às acusações de tráfico sexual, associação ilícita e promoção da prostituição.
Em maio, a rede de TV norte-americana CNN também divulgou um vídeo que mostra Diddy arrastando e chutando Cassie Ventura, sua então namorada, no corredor de um hotel. O episódio aconteceu em 5 de março de 2016.
Em 2023, Cassie abriu um processo acusando o produtor musical de estupro e abuso físico. Segundo ela, os crimes aconteceram durante mais de uma década. Ele negou as acusações.
Diddy é um poderoso nome do mercado da música e produtor de astros como o falecido The Notorious B.I.G. Ele é considerado um dos nomes responsáveis pela transformação do hip-hop de um movimento de rua para um gênero musical hiperpopular e de importância e sucesso globais.
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias