Foram entregues estruturas com acervos de literatura infantil, kits cenográficos e figurinos, além da apresentação de oficinas de teatro
Crédito: Divulgação
Os alunos do município de Passos/MG receberam o projeto “Era uma vez… e apresente outra vez” nos dias 14 e 15 de agosto, com entrega de estruturas com acervos de literatura infantil, figurinos, e kits cenográficos e oficinas de teatro para crianças.
O objetivo do projeto foi de apoiar crianças, educadores e toda a comunidade escolar, por meio da entrega de uma estrutura de biblioteca. Além disso, visou fortalecer a expressão, desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, por meio das oficinas de artes cênicas.
As ações também pretenderam estimular a leitura, entregando livros infanto-juvenis para encantar e agregar conhecimento, bem como enriquecer o brincar das crianças, por meio da doação de kits cenográficos com figurinos e objetos cênicos.
O projeto contou com intérpretes de Libras e teve monitor para auxiliar o público no espaço e também orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentavam espectros, síndromes ou doenças que geravam limitações.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Era uma vez… e apresente outra vez” tem a produção da IOS Empreendimentos Culturais, apoio da Komedi Projetos e Incentivar, com patrocínio da Ipiranga Agroindustrial e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituição que recebeu as estruturas e oficinas: Escola Municipal Professor Ananias Emerenciano e Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto.
Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).