4 de outubro de 2024

É #FAKE que Marçal tenha dado entrevista em hebraico após cadeirada

Áudio foi editado de trás para frente e mostra momento em que o empresário recebeu alta do hospital, em 16 de setembro. É #FAKE que Marçal tenha dado entrevista em hebraico após cadeirada
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo no qual o empresário Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, estaria dando uma entrevista em hebraico. É #FAKE.
selo fake
g1
O conteúdo foi publicado em plataformas como TikTok e YouTube. Uma das postagens encontradas já tem mais de 3,2 milhões de visualizações. A legenda do vídeo diz: “Ele vai enlouquecer São Paulo. Marçal irrita jornalistas dando entrevista em hebraico”.
✅ Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
Em uma busca reversa pelo Google Lens, é possível encontrar o vídeo original, cuja autoria é do portal de notícias Metrópoles. A gravação foi feita logo após Marçal ter recebido alta em 16 de setembro, o dia seguinte ao episódio em que José Luiz Datena (PSBD) deu uma cadeirada no ex-coach durante o debate da TV Cultura.
No momento registrado, o candidato estava dando uma entrevista em português — e não em hebraico — aos jornalistas na porta do Hospital Sírio-Libanês. Durante sua fala, Marçal refletiu sobre o caso e afirmou que iria ao Instituto Médico Legal (IML) fazer exame de corpo de delito.
O Fato ou Fake também submeteu o áudio a ferramenta TrueMedia.org que apontou que há “provas substanciais de manipulação”. Na realidade, o som foi editado para ficar de trás para frente, embaralhando as palavras que foram ditas.
Em um aplicativo de edição, ao reverter o áudio, a fala de Marçal volta a ficar clara e seu discurso bate com o que gravado na ocasião. No trecho utilizado, ele afirma que a ação de Datena foi uma tentativa de homicídio.
Procurada, a assessoria de imprensa do candidato não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
Leia mais:
É #FAKE vídeo em que Elon Musk declara apoio a Pablo Marçal; áudio foi manipulado
É #FAKE que vídeo com show de drones seja da campanha eleitoral de Pablo Marçal
Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias