1 de outubro de 2024

Projeto de duplicação da ponte de Palmas terá passarela metálica para pedestres e ciclistas; veja imagens

Confira quais as mudanças estrutura que liga a capital a Luzimangues vai ter para melhorar trânsito e escoar produção. Governo tenta empréstimo de R$ 250 milhões para duplicações. Projeto de duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangue prevê construção de passarela
Entre as mudanças previstas na ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, está a construção de uma passarela para pedestres e ciclistas. Conforme o projeto divulgado pela Agência Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a estrutura será metálica e ficará nas laterais da estrutura principal.
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A duplicação da ponte foi anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) durante a inauguração de outra ponte em Porto Nacional, em junho deste ano. O governo do Tocantins está dando andamento a um pedido de empréstimo de R$ 250 milhões para a obras de duplicação, incluindo a ponte de Palmas.
Conforme o presidente da Agência Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, o recurso será dividido entre duplicação da ponte e de trecho da TO-080.
“Para o aterro e a ponte, são R$ 98 milhões que o governo destinou. O restante é para duplicação para Paraíso, que é um outro momento. Nós agora estamos licitando a ponte e o aterro que dá acesso de Palmas a Luzimangues”, explicou.
Veja as mudanças na estrutura da ponte de Palmas
A via de travessia sobre o lago de Palmas é composta pela ponte principal, com 1.042 metros de extensão, duas pontes menores chamadas de vazantes e por grandes trechos de aterro.
Ao todo, são 8,10 quilômetros de extensão. Todas as estruturas precisarão passar por obras e adaptações para a duplicação do trecho.
Ponte principal terá passarela metálica para pedestres e ciclistas
Divulgação/Ageto
O projeto prevê uma reestruturação do aterro com a retirada do alambrado para pedestres. As faixas de pedestres e ciclistas serão adaptadas.
“O aterro ele suporta as quatro pistas e também o pedestre e o ciclista. As vazantes, as ‘pontinhas’ menores, também suportam, só não cabe a ponte maior, a Ponte Siqueira Campos”, disse o presidente da Ageto, explicando que as pontes menores, que estão na mesma altura do aterro, terão espaço para todas as vias.
No caso da ponte principal, as passarelas para pedestres e ciclistas serão feitas de estruturas metálicas e fixadas nas laterais.
O aviso de licitação para o projeto foi publicado e as empresas interessadas podem apresentar propostas a partir de 23 de dezembro. Durante as obras, o trânsito poderá sofrer alterações e funcionar no sistema pare e siga.
Projeto para aterro da ponte entre Palmas e Luzimangues
Divulgação/Ageto
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Duplicação da TO-080
O projeto também prevê a duplicação da TO-080 entre Luzimangues e Paraíso do Tocantins, trecho de pouco menos de 50 km.
Um dos benefícios, segundo a Ageto, será a ampliação da atividade econômica no terminal de integração da Ferrovia Norte-Sul, localizado na região, e melhorar os acessos à capital.
Trecho das vazantes da Ponte de Palmas terá quatro vias para os veículos
Divulgação/Ageto
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei no fim de junho e o empréstimo deve ser feito junto ao Banco de Brasília, que já havia feito parceria com o governo para a construção da ponte de Porto Nacional.
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