1 de outubro de 2024

Prédio mais alto do mundo em SC foi projetado para ‘superar limites como Ayrton Senna’, diz sobrinha do piloto

Artista plástica Lalalli Senna foi responsável pelo conceito do Senna Tower, que busca ser o mais alto residencial do mundo, com 500 metros. Arranha-céu será construído em Balneário Camboriú. Senna Tower, em Balneário Camboriú (SC), terá 18 mansões suspensas, segundo a construtora
FG Empreendimentos/ Divulgação
O arranha-céu em Balneário Camboriú (SC) inspirado em Ayrton Senna foi projetado para simbolizar a “superação dos limites” e a jornada do piloto, contou ao g1 a artista plástica e sobrinha do ícone do automobilismo brasileiro Lalalli Senna, responsável pelo conceito do Senna Tower.
Com mais de 500 metros, o arranha-céu busca ser o mais alto residencial do mundo. As obras estão previstas para começar no segundo semestre de 2025 (veja mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“Ayrton é considerado um exemplo de superação para muitos, não apenas no Brasil, mas no mundo. Ele tocava o coração das pessoas de uma forma surpreendente”, comenta.
Sobrinha de Ayrton Senna, Lalalli Senna, participou do projeto do Senna Tower
Divulgação
Simbolismo
Segundo Lalalli, a forma arquitetônica do prédio, que usa linhas retas e curvas, estrategicamente posicionadas, simboliza essa “trajetória heroica” (veja imagem da fachada abaixo).
“A silhueta da torre é formada por uma curva que sai do eixo horizontal e parte em busca do eixo vertical, aproximando-se cada vez mais deste sem nunca o tocar”, comenta.
Esse movimento, segundo ela, representa a busca do homem pelos seus ideais.
“O herói é feito de carne e osso e, portanto, sai do eixo material com todas as suas limitações, mas busca qualidades que pertencem ao domínio do ideal, como a força, a destreza, a honra, a justiça. […] Ele nunca será perfeito, mas chegará cada vez mais perto desse ideal”, explica.
Leia também:
Senna Tower: maior arranha-céu residencial do mundo levará nome do piloto
Entenda: Empreendimento terá sistema pioneiro contra efeitos do vento
Maior arranha-céu residencial do mundo terá 204 apartamentos e 18 mansões
Além do profissional, Lalalli conta que se inspirou nos “valores humanos” que o tio demonstrava.
“Como criança eu convivi muito mais com a pessoa do Ayrton do que com o piloto. Ele tinha uma aura especial e um coração muito íntegro, era essa pessoa extremamente inspiradora e ética por baixo de toda aquela paixão e impulsividade”, conta.
Construtora prevê que Senna Tower seja o arranha-céu residencial mais alto do mundo
FG Empreendimentos/ Divulgação
Construção
Segundo a FG Empreendimentos, construtora responsável pelo Senna Tower, as obras estão previstas para começar no segundo semestre de 2025. Os valores dos apartamentos serão divulgados em dezembro deste ano, no lançamento do empreendimento.
Além das áreas residenciais e privativas, o prédio terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna, além de “mansões suspensas” (entenda abaixo).
A construção terá 228 unidades, sendo:
18 “mansões suspensas” que podem chegar a 563 m²
204 apartamentos de até 400 m²
4 coberturas duplex de 600 m²
2 mega coberturas triplex de 903 m²
8 elevadores de ultravelocidade
6 pavimentos de lazer privados
A título de comparação, o tamanho médio de uma casa própria financiada pelos brasileiros é de 66 m², de acordo com estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O que são mansões suspensas
Ao g1, a arquiteta da FG Camila Brandalise já havia explicado o conceito de “mansão suspensa”. Ela afirma que esse tipo de imóvel fica no alto dos arranha-céus, mas tem características arquitetônicas que reproduzem as vantagens de estar em uma casa.
“Além do espaço interno, elas têm grandes terraços ao seu redor ou em grande parte do seu redor, que dão essa configuração de casa”, afirma.
Sistema pioneiro contra efeitos do vento
🏗 O projeto também prevê a implementação do Tuned Mass Damper (TMD), ou “amortecedor de massa sintonizada”, dispositivo usado em estruturas altas para reduzir a amplitude de vibrações causadas por fatores externos, como ventos fortes, terremotos ou movimentações mecânicas.
Segundo Stéphane Domeneghini, diretora executiva da FG Talls, empresa do grupo que é responsável pelos projetos de arranha-céus, o mecanismo é composto por uma massa grande, geralmente de metal ou concreto, conectada à estrutura por meio de molas e amortecedores.
Ela destaca que:
Quando a estrutura começa a oscilar devido a forças externas, o TMD é projetado para vibrar em uma frequência oposta, contrabalanceando o movimento e reduzindo a vibração geral.
Isso garante mais estabilidade, conforto para os ocupantes do edifício e previne danos estruturais ao longo do tempo.
Um TMD é um tipo de dispositivo mecânico que ajuda a reduzir os efeitos do vento e de outras cargas dinâmicas em um edifício super alto. O resultado é a redução do movimento geral da edificação.
Barra Sul concentra arranha-céus e prédios luxuosos de BC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias