26 de dezembro de 2024

Queixas contra empresas de telemarketing crescem nas cidades da região de Campinas, diz Anatel

Agência proibiu nesta semana que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Empresa de Limeira abre vagas para telemarketing
Reprodução/EPTV
As reclamações contra empresas de telemarketing cresceram nas três maiores cidades da região de Campinas em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Na comparação com 2022, Campinas (SP) registrou aumento de 12%, Indaiatuba (SP) teve crescimento de 109% e Sumaré (SP) oscilação de 43%. Veja dados no gráfico abaixo.
Em 2024, até 29 de setembro, os dados são os seguintes:
Campinas: 162 reclamações
Indaiatuba: 31 reclamações
Sumaré: 25 reclamações
Como registrar uma reclamação?
Segundo a Anatel, todo cliente tem o direito de registrar uma reclamação quando entender que as operadoras estão descumprindo alguma regra, como nas ligações indesejadas.
A queixa, no entanto, deve ser direcionada primeiro à operadora e à ouvidoria da operadora, depois, à agência. “Antes de registrar a reclamação na Anatel, o consumidor deve apresentá-la à prestadora. Caso esse primeiro contato não resolva o problema, fale com a ouvidoria da operadora”, explicou.
As reclamações contra empresas de telecomunicações podem ser registradas no sistema Anatel Consumidor na internet ou através do telefone 1331.
Nova medida da Anatel
A Anatel adotou nesta semana uma medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing. A agência proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações como tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes. Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões.
Saiba o que fazer em caso de ligações suspeitas:
Atenda e fique em silêncio: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
Desligue se não interessar: se o assunto não te interessar, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas assim podem ser multadas.
Use o “não me perturbe”: use a plataforma “não me perturbe” do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.
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