4 de outubro de 2024

Para ajudar na preparação do voto e combater as noticias falsas, Instituto faz campanha com a Midiacom/MS

Com o tema “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”, a campanha tem o objetivo de conscientizar sobre notícias falsas. A Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (Midiacom/MS) é uma das apoiadoras da campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”, lançada pelo Instituto Palavra Aberta com o objetivo de conscientizar sobre notícias falsas.
Veja abaixo o vídeo de lançamento.
Campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”
Conforme o Instituto, a principal função da campanha é ajudar no combate a mentiras, teorias conspiratórias e deepfakes que surgem, principalmente, durante as eleições.
De acordo com a presidente da entidade, Patricia Blanco, o objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los. A campanha faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo Palavra Aberta por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.
O #FakeToFora é um convite para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações e reflexões com os jovens que se preparam para votar.
Confira os módulos disponíveis da campanha:
Democracia e eleições – O que é democracia? Por que eleições confiáveis são uma das bases dos regimes democráticos? As eleições garantem a democracia? Vamos falar sobre o aspecto representativo das eleições e suas implicações nesse regime de expectativas.
A Constituição – Ao discutirmos a Constituição de 1988, vamos debater o direito à livre manifestação do pensamento e criar uma campanha, levando a refletir sobre liberdade de expressão e discurso de ódio nas redes sociais.
Os três poderes – Conhecer o papel de cada esfera de poder (e seus limites) é um bom ponto de partida para não cair em desinformação nas eleições.
Processo eleitoral – É verdade que, se 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição toda é anulada? Os votos em branco vão para o candidato mais votado? Por que um candidato pode ser eleito com menos votos do que outro? Chegou a hora de entender tudo sobre esse processo!
Urna eletrônica – A segurança das votações é um assunto em alta e é comum as pessoas questionarem os resultados das urnas eletrônicas. Conhecer o processo de votação, totalização e divulgação dos resultados é um importante exercício de democracia.
Pesquisa eleitoral – É bem provável que você não conheça pessoas que já tenham sido entrevistadas em uma pesquisa eleitoral. Isso é prova de que as pesquisas são uma furada? Vamos falar sobre isso, conduzir uma pesquisa na prática e entender a ciência por trás dos levantamentos das intenções de votos.
Resultados das pesquisas – Uma mesma pesquisa pode ser apresentada por candidatos de maneiras diferentes. Quando os números são transformados em gráficos, a intenção deveria ser tornar as informações mais claras e acessíveis, mas nem sempre é o que acontece. É possível mentir usando gráficos?
Difamação e desinformação – Ele é um ladrão! Ela abandonou a família! Em época de eleições, os candidatos são alvo de todo tipo de denúncias, algumas com fundamento e outras não. Como saber diferenciar uma denúncia séria de um caso de difamação?
Eleições e notícias regionais – As eleições municipais, embora “menos famosas” que o pleito para presidente ou governador(a), são importantíssimas. Para participar delas com responsabilidade, precisamos ter acesso a notícias de qualidade.
IA nas eleições – Ao discutirmos campanhas eleitorais, vamos analisar as potencialidades e os desafios da inteligência artificial, levando os alunos a refletir sobre regras de uso ético e responsável das novas tecnologias no contexto político e fora dele.
Coletivo ou clube de checagem – Após as oficinas, os alunos serão chamados para encontros de checagem de informações, com mais 20 horas de duração, aproximadamente.
Extra: Como ser um craque da busca – Como pesquisar informações online de forma mais eficiente? Além do uso fluente das ferramentas de busca e suas possibilidades, é essencial ter as habilidades para consumir criticamente os resultados e analisar sua confiabilidade. Conheça, a seguir, os materiais do projeto “Craques da Busca”. Webinário de apresentação: bate-papo sobre os materiais criados para educadores e estudantes.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias