3 de outubro de 2024

Inscrições de projetos para o prêmio de educador antirracista entram na reta final

Com objetivo de incentivar o compromisso com a educação antirracista, educadores têm a chance de destacar seu trabalho. Educação antirracista é aposta de escolas para construção de uma nova geração de cidadãos (imagem ilustrativa)
Arquivo Pessoal
O Prêmio Educador/Educadora Antirracista 2024 recebe inscrição de projetos educativos até o dia 6 de outubro com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas e projetos antirracistas na educação básica de Santarém e região.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Cada educador poderá inscrever apenas um projeto antirracista. A inscrição é gratuita e pode ser individual ou de uma equipe de educadores, sendo feita em formulário eletrônico.
Poderão se inscrever educadores e educadoras dos seguinte municípios: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Juruti, Itaituba, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.
O Prêmio é uma realização do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-brasileira, Afro-Amazônica e Quilombola (AFROLIQ) do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e promove a implementação da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e particulares do país, assim como a Lei 11.645/08 que inclui a obrigatoriedade no ensino da História e Cultura Indígena.
Os projetos e os relatórios de atividades serão avaliados por uma comissão externa formada por professores e pesquisadores especialistas em Educação Antirracista. Os prêmios seguirão a ordem: 1º Lugar: 4.000; 2º Lugar: 2.500; 3º Lugar: 2.000; 4º Lugar: 1.000; 5º Lugar: 500.
O AFROLIQ divulgará o resultado nas redes sociais do prêmio (@premioeducantirracista) e no site da Ufopa no dia 08 de novembro de 2024. A entrega da premiação será feita em uma Cerimônia Especial, no município de Santarém, no dia 20 de novembro deste ano, dia Nacional da Consciência Negra.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias