2 de outubro de 2024

Eleições 2024: saiba quais são os maiores e menores locais de votação em Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga

Votação acontece no domingo (6). Processo de preparação das urnas começou na sexta-feira (27) e terminou nesta segunda-feira (30). Urnas são levadas aos locais de votação sob escolta policial
Reprodução/TV TEM
O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 acontecem neste domingo (6) em todo o país. Sorocaba (SP) possui 179 locais de votação, que já recebem, a partir de sexta-feira (4), as urnas preparadas e auditadas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Nos locais de votação, o eleitor poderá encontrar o número da seção eleitoral onde deve votar colado nas paredes ou na porta. A Escola Municipal Dr. Oswaldo Duarte, na zona oeste da cidade é o maior local de votação de Sorocaba, com 22 seções.
Eleitores precisam ficar atentos para possíveis mudanças de locais das seções eleitorais
Na sexta-feira, as salas de aula da unidade começarão a ser preparadas para a votação de domingo. Confira os maiores e menores locais de votação das regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga (SP):
Sorocaba
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sorocaba conta com 179 locais de votação e 1.642 seções eleitorais;
A Escola Municipal Dr. Oswaldo Duarte é o maior local de votação do município, com 8.267 eleitores;
O menor local conta com um número expressivamente menor: apenas 56 eleitores devem votar na CEI 127, na zona norte da cidade.
Escola Municipal Dr. Oswaldo Duarte, no bairro Wanel Wille, em Sorocaba (SP)
Douglas Belan/TV TEM
Jundiaí
Em Jundiaí, ainda segundo o TRE, o Colégio Divino Salvador é o local que conta com o maior número de eleitores do município, são 8.999 pessoas;
Já a EMEB Prof. Nilse Moraes Leite conta com apenas 346 eleitores.
Eleitores fizeram fila desde cedo no colégio Divino Salvador, em Jundiaí
Moniele Nogueira
Itapetininga
Em Itapetininga, o maior local de votação é a Escola Estadual Sebastião Vilaça, com 5.563 eleitores.
No bairro dos Palanques e no salão Igreja Católica, são apenas 67 eleitores que votam em duas seções cada uma.
Escola Estadual Sebastião Vilaça, Itapetininga (SP). 17 seções, 6.200 eleitores
Jorge Talmon/TV TEM
Preparação das urnas
O processo de preparação das urnas começou na sexta-feira (27) e terminou nesta segunda (30). Em Sorocaba, 2 mil urnas foram preparadas, mas o Cartório Eleitoral informou à TV TEM que alguns equipamentos reservas foram separados, caso ocorra algum imprevisto durante as eleições.
Nesta terça-feira (1º), aconteceu, no Cartório Eleitoral de Sorocaba, um “drive-thru” onde os diretores das escolas retiraram os kits e cabines que serão usados no domingo.
As urnas estão lacradas. Nelas, foram colocadas mídias com informações de todos os candidatos a vereador e prefeito e também informações dos próprios eleitores.
Cada urna eletrônica é criptografada, com apenas a tomada para ligá-la e um fio que vai até a biometria. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a criptografia digital é um mecanismo de segurança para o funcionamento dos programas computacionais. Como os dados tornam-se “embaralhados”, eles ficam inacessíveis a pessoas não autorizadas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias