Herbicidas da Bayer têm ação até 180 dias após aplicado, reduzindo custos de produção. Área dessecada com herbicida pós emergente Bayer
Acervo/Bayer
Dados da Embrapa indicam que as perdas estimadas pela falta de controle das plantas daninhas podem colocar em risco a produtividade da cultura principal. Um dos principais desafios para reduzir o problema é que essas plantas têm uma grande capacidade de adaptação a condições adversas, exigindo estratégias específicas e eficientes de combate.
De acordo com técnicos da Seiva do Vale e da Bayer, o uso bem indicado de herbicidas é essencial para reduzir não apenas as perdas, mas também os custos operacionais da cultura. A economia é ainda mais notável no período chuvoso no Vale do São Francisco, que historicamente acontece entre novembro e abril, de acordo com a Embrapa, onde ficam concentradas 90% das chuvas do ano.
Área livre por até 180 dias
A Seiva do Vale é distribuidora dos produtos Bayer no Vale do São Francisco e o catálogo de produtos herbicidas disponíveis tem prazo de atuação de até 180 dias. Com isso, o produtor só precisa aplicar os produtos duas vezes por ano, reduzindo custos não apenas com o produto que vai ser aplicado, mas também com trabalho de roço e com mão de obra.
Além disso, com o campo livre de plantas daninhas, o espaço fica livre para um manejo mais efetivo da cultura principal. O produtor também ganha tempo ao reduzir o monitoramento e preocupação com outras questões como o combate a pragas, que se alojam nestas plantas ao fugir das culturas principais, onde o tratamento contra elas é mais comum e feito mais regularmente.
Um produto para cada fase
Os produtos que atuam na fase chamada pré-emergente, ou seja, quando elas ainda estão no solo, diminuem e controlam o banco de sementes no solo e impedem que elas germinem. Já os produtos pós-emergentes se dividem em duas fases: aqueles que atuam na planta assim que ela desponta no solo e aqueles que resolvem o problema com ela mais crescida. Eles têm ação dessecante, ou seja, queimam a folha e podem ser usados em combinação com o trabalho de roço, que é mecânico e reduz o volume de planta para ser combatida. E uma das tecnologias da Bayer tem ação completa, atuando a partir da aplicação nas folhas e translocando até as raízes.