11 de janeiro de 2025

Folhas de plantas daninhas são alvo de herbicida dessecante da Bayer

O produto atua literalmente dessecando as folhas da planta já crescida. Aplicação de herbicida Alion pré emergente na cultura da manga
Acervo/Bayer
O crescimento das plantas daninhas em meio à cultura principal gera não apenas competição pela nutrição e água no solo e proteção para as pragas, mas também dificulta o manejo da cultura, já que impede o acesso livre de trabalhadores e máquinas. Para serem eliminadas depois de crescidas, elas exigem um tratamento específico, que vai além do uso de roçadeiras, equipamento que corta as folhas. A forma mais eficiente de eliminar a planta neste estágio é o uso de herbicidas dessecantes, que matam a folha e têm efeito mais duradouro que o trabalho do roço.
Um herbicida da Bayer, distribuído no Vale do São Francisco pela Seiva do Vale, é solução tecnológica para atacar o problema nesta fase do ciclo: a linha Roundup atua de forma sistêmica dessecando as folhas da planta daninha. Ela é pioneira na síntese do glifosato, molécula usada no trabalho de dessecação de plantas daninhas. São quatro produtos diferentes, com indicações específicas. Pode ser usado em uma extensa lista de culturas, combatendo espécies de plantas como o mato amargoso, muito comum no Vale do São Francisco.
Os produtos dessecantes podem ser utilizados em combinação com o roço, por exemplo, reduzindo as folhas de forma mecânica e química, o que gera resultados ainda mais interessantes. Mas a equipe técnica da Seiva do Vale tem observado que mesmo a aplicação isolada do produto tem demonstrado resultados bastante eficientes em fazendas no Vale do São Francisco.
Atuação em todas as fases
Os produtos herbicidas da Bayer, distribuídos pela Seiva do Vale, agem em diversas fases do crescimento da planta daninha. Os que atuam na fase chamada pré-emergente, ou seja, quando elas ainda não germinaram, destroem o banco de sementes que está no solo. Já os produtos pós-emergentes se dividem em duas fases: aqueles que atuam na planta assim que ela desponta no solo e aqueles que resolvem o problema com ela mais crescida. Eles têm ação dessecante, ou seja, queimam a folha e podem ser usados em combinação com o trabalho de roço, que é mecânico e reduz o volume de planta para ser combatida.

Mais Notícias