2 de outubro de 2024

Estiagem é monitorada pela Cosanpa para assegurar o abastecimento à população no Baixo Amazonas

Companhia realiza série de serviços para minimizar efeitos do clima. Monitoramento da estiagem em Santarém
Cosanpa / Divulgação
Devido a estiagem severa que tem afetado municípios que estão localizados na região do Baixo Amazonas, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vem desenvolvendo uma série de serviços e monitoramento dos sistemas de captação e distribuição de água para garantir o atendimento à população.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Dos 52 municípios de atuação da Cosanpa, nove estão no Baixo Amazonas onde este período do ano sempre é impactante pelo rebaixamento natural dos rios. Por isso, já havíamos feitos reforços em tubulações das bases dos sistemas de captação e outros serviços necessários. Diante do cenário atual, essas medidas foram intensificadas e os resultados estão sendo acompanhados de perto por nossas equipes técnicas e diretorias”, destacou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior.
A Cosanpa informou que foi realizada dragagem na área de captação de água dos rios Trombetas e Tapajós, em Oriximiná e Itaituba, respectivamente. Já em Santarém, quatro sistemas de distribuição de água para os bairros da área central receberam serviços de manutenção e substituição de equipamentos.
Estiagem severa castiga o município de Oriximiná
Cosanpa / Divulgação
“A partir do monitoramento do nível do rio Tapajós, conseguimos fazer os serviços em tempo hábil. Para cada município, disponibilizamos a infraestrutura necessária para o serviço como mergulhadores, balsas com rebocador e máquinas escavadeiras. Os primeiros resultados de melhora do abastecimento e segurança para os sistemas já foram obtidos. Mas vamos continuar monitorando todo o cenário climático e tomar as medidas necessárias para entregarmos nossos serviços”, acrescentou o diretor de Operações da Cosanpa, Antônio Crisóstomo.
De acordo com a Cosanpa, além dos serviços nos sistemas de abastecimento, representantes da diretoria da Companhia visitaram os polos de atendimento da companhia em Oriximiná, Monte Alegre, Itaituba, Faro e Alenquer, onde foram levantadas informações relacionadas à infraestrutura operacional e administrativa.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias