6 de outubro de 2024

Currículo forte: Especialista lista as melhores práticas para se destacar

O documento cumpre papel chave para demonstrar habilidades e diferenciais do profissional. Em entrevista, coordenadora de RH lista dicas. Na busca por um novo emprego, ter um currículo bem estruturado é fundamental para se destacar nos processos seletivos e conquistar as melhores oportunidades. Por meio dele, os recrutadores têm a primeira impressão dos candidatos, avaliando se possuem as qualificações necessárias para cada vaga.
A primeira impressão é a que fica
“O currículo é sua primeira impressão, sua carta de apresentação para a empresa. É por ele que o recrutador vai te conhecer, antes mesmo de uma entrevista. Se ele for confuso, mal escrito ou desatualizado, as chances de ser descartado são altíssimas”, alerta Amanda Cardoso, psicóloga e especialista em gestão de pessoas com vasta experiência na avaliação e triagem de currículos.
Há 13 anos na equipe da Acim – Associação Comercial e Empresarial de Maringá –, ela é responsável pelos processos de recrutamento da entidade e também das empresas associadas que terceirizam a seleção com a Acim por meio do Programa Empregar.
Criando um currículo relevante
Um dos principais conselhos de Amanda é adaptar o currículo a cada vaga. “Não adianta enviar o mesmo currículo para todas as oportunidades. É preciso ler atentamente a descrição da vaga e destacar as habilidades e experiências que mais se encaixam nos requisitos da empresa.”
Para ela, um currículo forte vai além de uma simples lista de experiências e formações. “Os candidatos precisam ir além e demonstrar suas habilidades, seus diferenciais e o que podem agregar à empresa.”
A revisão cuidadosa é outro ponto crucial, segundo a especialista. “Um currículo com erros ortográficos nunca é bem visto. Por isso, é fundamental ler, reler e revisar o documento antes de enviá-lo para qualquer vaga. Muitas vezes, um amigo ou familiar pode ajudar a identificar pontos de melhoria. Se essa pessoa não entender o que você quis demonstrar no currículo, provavelmente o mesmo acontecerá com o recrutador.”
Dicas para o primeiro emprego
Ao ser questionada sobre como criar um currículo para o primeiro emprego, Amanda destaca: “Experiência é um diferencial, mas não é tudo! Quando uma pessoa ainda não possui a experiência específica que a vaga exige, ela pode se destacar demonstrando proatividade na busca por qualificação profissional, por meio de cursos, inclusive os de curta duração. Empresas valorizam candidatos que se dedicam ao aprendizado e demonstram iniciativa para se desenvolver.”
Em Maringá, a Acim se destaca como um importante pólo de capacitação profissional. Em sua Escola de Negócios são oferecidos cursos de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho todos os meses, oferecendo certificados de conclusão que agregam valor ao currículo dos participantes.
Entre os destaques, estão os treinamentos de atendimento ao cliente, ferramentas de marketing digital, comunicação e oratória.

Mais Notícias