11 de janeiro de 2025

Estado de SP começa a vacinar contra a gripe a partir desta segunda-feira

Início da imunização do público-alvo foi antecipado após o estado registrar aumento de 50% no número de casos nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2023. Aplicação da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campinas (SP)
Ricardo Custódio/EPTV
A vacinação contra a gripe começou em São Paulo nesta segunda-feira (25). O início da imunização do público-alvo foi antecipado após o estado registrar aumento de 50% no número de casos nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2023.
Desde janeiro, 21 pessoas morreram pela doença.
A campanha foi adiantada para o fim de março – quando começa o outono – e deve ir até o dia 5 de maio. Geralmente, o início da vacinação acontece em abril ou maio.
Idosa de São Carlos recebendo a vacina da gripe
Ana Marin/g1
Se inscreva no canal do g1 SP no WhatsApp aqui
Cerca de 2 milhões de doses foram distribuídas aos 645 municípios do estado através do Ministério da Saúde. A vacinação deve começar pelo grupo prioritário composto por:
Pessoas com mais de 60 anos;
crianças de 6 meses a 5 anos;
gestantes e puérperas;
indígenas;
presidiários.
Em seguida, devem ser vacinados:
Caminhoneiros;
população em situação de rua;
pessoas com deficiência permanente;
doentes crônicos e imunossuprimidos.
O último grupo prioritários é formado por funcionários públicos que englobam:
Agentes de saúde;
policiais;
professores;
motoristas e cobradores;
portuários;
agentes penitenciários.
A meta para essa campanha é superar o índice de cobertura vacinal dos grupos prioritários que foi de 53% em 2023.
Vacinação na capital
A cidade de São Paulo começou a aplicar a vacina contra a gripe no público alvo na sexta-feira (22).
No sábado (23), acontece o “Dia D” de vacinação nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas das 8h às 17h. A lista de UBSs da cidade você pode conferir no site da Secretaria de Saúde (clique aqui).
A partir de 1º de abril, a campanha passa a contemplar também as pessoas com maior exposição para a doença conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI):
A estimativa populacional para a campanha de 2024 é de 4,5 milhões de pessoas. A meta é vacinar 90% do público-alvo.
Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.
Vacina segura
A vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito.
Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 a 23 meses devem receber duas doses. A vacina é segura e não causa gripe.
O imunizante estará disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas de segunda a sexta, das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário.
A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
Gripe
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.
Entre os meses de janeiro a março de 2024, foram confirmados 148 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Influenza. No mesmo período de 2023, foram 161.

Mais Notícias