4 de outubro de 2024

Queimada atinge área de vegetação próxima à Serra do Japi

Fogo atingiu área entre Pirapora do Bom Jesus (SP) e Cabreúva (SP) na segunda-feira (30). Incêndio foi extinto nesta terça-feira (1º). Equipes monitoram novos focos. Fumaça da queimada pôde ser vista de várias regiões de Cabreúva (SP)
Defesa Civil/Divulgação
Um incêndio atingiu uma área de mata entre as cidades de Cabreúva (SP) e Pirapora do Bom Jesus (SP) nesta segunda-feira (30) e destruiu cerca de 50 hectares de vegetação.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil, o fogo foi extinto nesta terça-feira (1º). Equipes de combate das duas cidades atuaram para controlar o avanço das chamas. Não há registro de vítimas ou de imóveis atingidos. A área atingida fica próxima à Serra do Japi.
Nesta quarta-feira (2), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente de Cabreúva devem realizar o rescaldo do fogo. A região segue sendo monitorada, pois, conforme o órgão, ainda há focos isolados de incêndio sem risco de propagação.
Incêndio consumiu 48 hectares de área de vegetação entre Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva (SP)
Defesa Civil/Divulgação
Em setembro, um outro incêndio atingiu a Serra da Mursa, entre Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista (SP). O fogo foi depois de cinco dias de combate intenso que contou com apoio aéreo.
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários contaram com a ajuda de um helicóptero Águia, da Polícia Militar, para combater o fogo.
A queimada destruiu aproximadamente 2,27 milhões de metros quadrados de vegetação. A extensão da área queimada é equivalente a 26% da área total que pertence à Várzea Paulista. De acordo com o relatório da Defesa Civil de Várzea Paulista, a área atingida equivale a 302,60 campos de futebol.
A Polícia Ambiental investiga uma possível ação criminosa.
Imagem aérea mostra área de grandes proporções totalmente queimada na Serra do Mursa
Defesa Civil de Várzea Paulista/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias