4 de outubro de 2024

VÍDEO: redemoinho no interior do Amapá foi causado por altas temperaturas, diz especialista

Imagens foram registradas na tarde desta terça-feira (1º) no município de Tartarugalzinho. Fenômeno de poeira se formou em formato de funil.  Altas temperaturas causam formação de redemoinho em Tartarugalzinho
Um redemoinho de poeira assustou os moradores do município de Tartarugalzinho, distante cerca de 230 quilômetros de Macapá, na tarde desta terça-feira (1º). O fenômeno de poeira era em formato de funil e foi causado, segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, pelas altas temperaturas (veja vídeo acima). 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com o meteorologista do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), dependendo da intensidade, o fenômeno pode causar grandes estragos. 
“Isso ocorre por conta da diferença de temperatura. Quando você percebe esse fenômeno quando tem uma área aberta com outra área que tem outro tipo de material, como asfalto, terra, área florestada […] O ar tem mais liberdade para se locomover, sendo assim o ar quente sobe muito rapidamente e acaba causando esses redemoinhos principalmente nessa época de estiagem”, detalhou Vilhena. 
Em vídeos gravados por moradores da região, é possível ver a intensidade do redemoinho. Apesar de ele parecer forte, logo se dissipou e não causou danos (veja vídeo acima).
Imagens foram registradas na tarde desta terça-feira (1º)
Reprodução
O Amapá enfrenta o período de estiagem marcado por menos chuvas. A previsão do último mês marcou a temperatura alcançando a marca de 35 °C.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Mais Notícias