4 de outubro de 2024

VÍDEO: jovem é agredido antes de irmão ser morto baleado durante abordagem policial em Orlândia

Outra gravação mostra desespero da mãe ao se aproximar do local, na madrugada desta quarta-feira (2). PM suspeito de efetuar disparo foi preso. Vídeos mostram irmão agredido e desespero da mãe em abordagem policial em Orlândia
Uma câmera de segurança flagrou a abordagem policial que terminou com o comerciante João Victor Moura Rangon, de 27 anos, morto baleado em Orlândia (SP) no início da madrugada desta quarta-feira (2).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A abordagem e o disparo ocorreram após a vítima e o irmão, Gabriel Henrique de Moura Rangon, de 24 anos, desrespeitarem ordem de parada e fugirem em um carro, segundo boletim de ocorrência. Um policial militar foi preso.
Nas imagens, é possível ver as viaturas cercando o carro na Avenida Quatro, na região central da cidade. Em seguida, os agentes tiram do veículo Gabriel, que estava como passageiro, e o agridem no chão (assista acima).
Vídeo mostra irmão sendo agredido em abordagem policial que acabou com comerciante morto em Orlândia
Reprodução/Câmera de segurança
Momentos depois, a gravação mostra quando estilhaços de vidro “voam” pela parte da frente do carro onde jovens estavam. Por essas imagens, não é possível ver o tiro que matou João Victor.
A abordagem aconteceu em um trecho próximo à residência da família. Um outro vídeo, esse gravado por uma testemunha, registrou o desespero da mãe dos jovens quando ela se aproxima do local (assista também acima).
“Mataram meu filho”, diz a mulher na gravação.
O que diz a Polícia Militar?
À EPTV, afiliada da TV Globo, o major da Polícia Militar Helder Antonio de Paula afirmou que a perseguição ao veículo durou cerca de 45 minutos, antes de os jovens serem cercados, e ressaltou que as atitudes dos agentes são baseadas em protocolos.
“Todos os protocolos nossos de atendimento são definidos. Não há ação da Polícia Militar que não seja definida em protocolos. A ocorrência se dá dentro de protocolos, por isso que ficou-se 45 minutos tentando imobilizar esse veículo, sem termos qualquer notícia de disparo de arma de fogo contra as pessoas que ali estavam.”
O major afirma, ainda, que não é possível dizer se o disparo efetuado pelo PM foi uma atitude correta ou não e que a atitude será investigada.
“No momento da abordagem do veículo, foi um sucesso, o veículo foi imobilizado na via, e então haveria a abordagem e vistoria daqueles ocupantes, se verificaria o motivo que determinou a não parada deles no momento que o policial determinou. […] Ainda está obscuro a razão desse disparo e seria precoce afirmar uma conduta ou outra como correta ou não”, diz.
O g1 aguarda também um posicionamento da corregedoria da Polícia Militar nesta quarta-feira.
Fuga, abordagem, disparo e PM preso
Segundo boletim de ocorrência, João Victor conduzia um carro modelo Ford Focus e desrespeitou ordem de parada, o que deu início a uma perseguição.
O registro diz que, durante a fuga, João Victor e o irmão passaram por Sales Oliveira (SP), Morro Agudo (SP) e São Joaquim da Barra (SP), antes de retornarem para Orlândia.
Já na Avenida Quatro, na região central, os policiais conseguiram cercar o veículo, que parou.
João Victor Moura Rangon morreu baleado durante abordagem policial em Orlândia, SP
Redes sociais
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, nesse momento, “por motivos a serem esclarecidos”, a arma de um dos policiais disparou e atingiu a cabeça de João Victor. Ele foi socorrido, mas chegou morto ao hospital. O irmão, por sua vez, sofreu escoriações no braço e no punho.
O boletim ressalta que nada de ilícito foi encontrado com os homens e nem dentro do carro.
Já o cabo da Polícia Militar Artur Filgueiras Cintra, de 28 anos, foi preso e teve a arma apreendida. Ele deve passar por audiência de custódia.
O caso foi registrado e será investigado como resistência e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
Abordagem policial terminou com homem morto baleado em Orlândia, SP
Câmera de segurança
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias