3 de outubro de 2024

Novenário em Cruzeiro do Sul passa por processo para reconhecimento de patrimônio histórico imaterial do Acre

Fundação Elias Mansour prepara dossiê junto com gestores locais, conselheiros e sociedade civil, recolhendo todas as informações registradas sobre o novenário de Nossa Senhora da Glória. Novenário de Nossa Senhora da Glória
Arquivo: Marcos Vicentti/Secom
A Fundação Elias Mansour (FEM) deu início, nesta terça-feira (1º), ao processo de reconhecimento para que o novenário de Nossa Senhora da Glória, que acontece todo início de agosto, em Cruzeiro do Sul, seja considerado um patrimônio histórico imaterial do estado. (Confira a reportagem completa abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A historiadora da FEM, Iri Nobre, mediou as primeiras discussões com a comunidade local para iniciar o inventário para reconhecer a prática religiosa como patrimônio histórico do Acre.
“Uma celebração como essa, por si, já é um bem cultural e deve ser salvaguardado e cuidado pela população. E é isso que faz as instituições, quando a gente percebe que a comunidade já abraça a celebração há muitos anos”, comenta ela.
O novenário da padroeira de Cruzeiro do Sul é um evento centenário, realizado no período de 05 a 15 de agosto há mais de 100 anos. A festa religiosa atrai milhares de fiéis, na segunda maior cidade do estado.
De acordo com a historiadora a iniciativa de reconhecer o novenário como patrimônio histórico partiu da própria comunidade local.
“O que nós vamos fazer enquanto patrimônio histórico do estado e Fundação de Cultura Elias Mansour é atender uma demanda que nos foi colocada pela própria comunidade da cidade e adjacências. Vamos registrar este que já é um bem cultural para que ele se torne um patrimônio cultural imaterial do Estado do Acre. Aí ele vai para a supervisão do Conselho Estadual de Patrimônio e eles vão avaliar esse dossiê que a gente está construindo durante todo esse processo e aí vão publicar no Diário Oficial”, explicou ela.
LEIA MAIS:
Com procissão fluvial na programação, fiéis começam os preparativos para Novenário de Nossa Senhora da Glória
Novenário de Nossa Senhora da Glória começa com procissão fluvial em Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (5)
Os historiadores irão fazer estudos para levantar todas as informações do novenário, que é considerado como o segundo maior evento religioso da região norte. A expectativa é que o processo para reconhecimento como patrimônio histórico do estado seja concluído até o novenário de 2025.
“É um dossiê grande, extenso mas que a gente está fazendo com muito carinho. Sobretudo quero ressaltar e agradecer a cumplicidade e ajuda dos gestores locais, os conselheiros e sociedade civil. Ontem nós fizemos uma reunuão ampla com essas pessoas e de lá já saíram vários nomes que nós vamos entrevistar e registrar. Nós também estamos fazendo uma pesquisa bibliográfica que é pra dar conta de tudo que já tem registrado sobre o novenário e a gente sabe que já tem muita coisa”, relatou ela.
FEM começou processo de reconhecimento do Novenário de Nossa Senhora da Glória
VÍDEOS: g1

Mais Notícias