4 de outubro de 2024

Moradores de Mogi das Cruzes conseguem observar eclipse solar nesta quarta-feira

No Brasil, fenômeno não foi visível como anular, o famoso “anel de fogo”, mas Sol foi parcialmente bloqueado pela Lua. Entenda mais sobre o eclipse. Eclipse solar anular pôde ser observado em Mogi das Cruzes
Alessandro Batata/TV Diário
Ao fim da tarde desta quarta-feira (2), moradores de Mogi das Cruzes puderam observar um eclipse solar.
Embora o fenômeno NÃO seja visível no Brasil como anular, o famoso “anel de fogo”(entenda diferença e veja mapa de visibilidade também abaixo), ele foi especial. Na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul, o eclipse pôde ser visto como parcial.
🕐 Para o estado de São Paulo, o eclipse parcial do sol estava previsto para ter início às 16h51 e terminar às 18h23. E foi justamente ao entardecer que os mogianos puderam ver o fenômeno, quando a foto acima foi tirada.
Posição
Quanto mais ao sul, maior foi área eclipsada (encoberta pela Lua). A capital paulista, por exemplo, tinha prevista uma faixa de obscurecimento de 10,45%. Já Chuí (RS), 38.15%.
Por outro lado, no extremo sul da América do Sul, numa faixa que inclui o Chile e a Argentina, o eclipse pôde ser observado como anular (área encoberta

Mais Notícias