3 de outubro de 2024

Neurofisio completa 10 anos de serviços prestados a neuroreabilitação e autismo

Clínica possui duas unidades especializadas: Intensiva voltada à reabilitação de pacientes neurológicos e a TEA dedicada a crianças com autismo : A unidade TEA da Neurofisio conta com uma vila de convivência, onde os pacientes podem praticar atividades cotidianas em um ambiente terapêutico controlado.
Arquivo da Clínica
A Neurofisio completa 1 década de atuação em 2024 com foco na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral, síndrome de down, AVC, lesão medular, autismo, entre outras síndromes. A clínica conta atualmente com dois espaços terapêuticos especializados em Presidente Prudente/SP que juntos somam 1200 metros quadrados. A unidade Intensiva é voltada à reabilitação de pacientes neurológicos e a TEA dedicada a crianças com autismo e alterações no neurodesenvolvimento.
Na Neurofisio, aplicamos os recursos da neuromodulação e a interface cérebro-máquina que aumenta a neuroplasticidade do paciente.
Ao longo desses 10 anos consolidou-se como referência no tratamento multidisciplinar que inclui terapias das áreas da Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial de Ayres, Estimulação Sensorial Snoezelen, Psicopedagogia, Pedagogia, Terapia Alimentar com nutricionista, Musicoterapia, Psicomotricidade, Gameterapia e Pilates Adaptado.
A integração sensorial de Ayres trata crianças com problemas de processamento sensorial, distúrbios de aprendizagem e disfunções neurológicas.
A equipe terapêutica está em constante aperfeiçoamento e participa continuamente de congressos, cursos e feiras dentro e fora do país, como a Rehacare na Alemanha, considerada a maior feira de reabilitação do mundo. O que possibilita a incorporação de novas técnicas e recursos.
As terapias da unidade Intensiva são dedicadas à neuroreabilitação de bebês, crianças e adultos (à esquerda). A fisioterapeuta Vanessa Macorini na maior feira de reabilitação do mundo (à direita).
Arquivo da Clínica
“Temos como propósito a promoção da independência, inclusão e qualidade de vida das pessoas, extraindo ao máximo o potencial de cada um, persistindo sempre em toda possibilidade real de tratamento”, explica a fisioterapeuta Vanessa Macorini (Crefito3 76400-F), diretora fundadora da clínica e responsável por todo complexo terapêutico.
Um dos diferenciais da clínica é que os pais ou responsáveis pelos pacientes têm livre acesso para acompanhar as intervenções, de modo a ver o que realmente está sendo trabalhado. Outro ponto importante são as devolutivas das sessões que acontecem pessoalmente ou por meio de aplicativo.
Neurofisio Intensiva
A unidade Intensiva é a pioneira, dedicada à neuroreabilitação de bebês, crianças e adultos com paralisia cerebral, síndrome de down, AVC, lesão medular, entre outras síndromes. Não é à toa que a unidade Intensiva tem esse nome. É crescente na literatura, o reconhecimento que o tratamento intensivo faz a diferença na reabilitação de pessoas. Quanto mais horas e dias o paciente realiza as intervenções, maior é o aprendizado motor e funcional.
A qualificação dos terapeutas que planejam e aplicam as intervenções é outro diferencial da clínica.
Arquivo da Clínica
“Nosso atendimento é sempre individualizado, respeitando as necessidades de cada paciente e garantindo que todos recebam o máximo de cuidado e atenção”, afirma Vanessa Macorini.
Ao longo de 10 anos, as intervenções da unidade Intensiva evoluíram em todas as especialidades. Na fisioterapia neurofuncional, por exemplo, contamos com o programa de tratamento Neurostimulus, que atua associado a técnicas como Bobath, Therasuit, Pediasuit, Cuevas Medek Exercise e recursos como sensor de marcha, interface cérebro-máquina, neuromodulação, entre outros. A interface cérebro-máquina, por exemplo, é indicada para alterações dos membros superiores como pacientes pós AVC e lesão medular.
Vídeo mostra a evolução do paciente Washington, com lesão medular, antes e depois da aplic
O trabalho realizado pela Fisioterapia em conjunto com a equipe multidisciplinar, em um único lugar, mantém a integridade do plano de tratamento e seus objetivos que são definidos e atualizados constantemente com foco no paciente e centrado nas necessidades da família.
A equipe multidisciplinar inclui terapias das áreas da Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial de Ayres, Psicopedagogia, Pedagogia, Psicomotricidade, Gameterapia e Pilates Adaptado.
A Neurofisio Intensiva fica na rua Pastor Jorge, 1339 na Vila Liberdade em Presidente Prudente/SP. Telefones: (18) 3918-9870 / 99690-1463 (WhatsApp).
Neurofisio TEA
Na unidade TEA, as terapias são realizadas com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), desde a intervenção precoce à adolescência.
Arquivo da Clínica
A maior procura pelos atendimentos realizados pela Neurofisio levou à ampliação da sua estrutura com a inauguração da Neurofisio TEA. Uma unidade focada no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço inclui uma vila de convivência, onde os pacientes podem praticar atividades cotidianas em um ambiente terapêutico controlado.
“Essa unidade foi desenvolvida para criar um ambiente completo e acolhedor para as crianças, com terapias individualizadas”, explica Vanessa Macorini. As terapias são realizadas com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), desde a intervenção precoce à adolescência.
Entre as intervenções da fonoaudiologia está a comunicação alternativa como estratégia para comunicação dos pacientes.
Na Neurofisio TEA, o plano de tratamento de cada paciente é acompanhado pelo psicólogo responsável pelo caso e por supervisores externos. Ambos são analistas do comportamento. O trabalho conjunto da Psicologia com a equipe multidisciplinar realizado num só lugar garante a integridade do plano de tratamento e seus objetivos, que são definidos e atualizados constantemente com foco no paciente e centrado nas necessidades da família.
A equipe conta com terapias das áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Integração Sensorial de Ayres, Estimulação Sensorial Snoezelen, Psicopedagogia, Pedagogia, Terapia Alimentar com nutricionista, Musicoterapia, Psicomotricidade, Gameterapia.
A Estimulação Sensorial Snoezelen estimula os sentidos clássicos como toque, paladar, visão e cheiro – além do sentido proprioceptivo e o vestibular.
“É uma equipe dedicada ao tratamento holístico dos pacientes e esta união entre ciência, tecnologia e humanização nos permitiu impactar a vida de milhares de pacientes e suas famílias nesses 10 anos”, afirma João Paulo Bezerra, um dos diretores fundadores da clínica. A alimentação, por exemplo, é um ponto de atenção no tratamento. “Continuamente recebemos demandas dos pais relacionadas a essa dificuldade. Pois impacta na vida cotidiana das famílias. A alimentação é uma necessidade de subsistência do ser humano”, concluiu.
Na terapia alimentar trabalhamos a seletividade, a dificuldade e recusas alimentares dos pacientes.
O tratamento não se resume apenas nas intervenções dentro da clínica. Está alicerçado no tripé: clínica, casa (família) e escola (meio social). Inclusive nossos profissionais assistem os pacientes no ambiente escolar possibilitando um maior aproveitamento dessa experiência, intervindo quando necessário para promover uma maior inserção no ambiente social sem tirar a autonomia do paciente.
A Neurofisio TEA fica na rua Risick Buchalla, 65 no Jardim dos Pioneiros em Presidente Prudente/SP. Telefones: (18) 3918-9870 / 99690-1463 (WhatsApp).
Depoimentos:
Carla Jamarino Serraglio Cipriano é mãe do Lorenzo, 11 anos. Ele tem síndrome de moebius, um distúrbio raro e congênito identificado pela paralisia dos nervos cranianos, que pode afetá-lo tanto uni quanto bilateralmente. Para ela, a comemoração dos 10 anos da Neurofisio reforça a trajetória da clínica como um centro de referência regional não só no tratamento de pessoas neurodiversas, mas especialmente com foco no acolhimento e na promoção da autonomia de seus pacientes.
“Não é fácil chegar a um diagnóstico tão complexo, mas muito mais difícil é olhar em volta e tentar encontrar uma forma de fazer com que a criança se sinta acolhida e bem tratada. Quando a gente chegou na Neurofisio foi como receber um presente porque o Lorenzo se sentiu muito incluído”.
“Nós pais tivemos uma sensação de tranquilidade e segurança pelos tratamentos realizados e pela relação humana”, afirmou Carla.
Para João Paulo Bezerra, um dos diretores fundadores da clínica, para alcançar esta condição de referência é necessário apoiar-se em três pilares. “Primeiro, a formação de uma equipe multidisciplinar consciente de seu papel profissional. Depois, a atualização frequente e suporte de tecnologias eficientes e inovadoras e, por fim, a crença na Ciência e na aplicação integral e irrestrita dos protocolos pré-estabelecidos para tratamentos de condições neuromotoras adversas”.
Já Denilson Sorrilha Rampari, 57 anos, sofreu um AVC e ficou com dificuldades de locomoção. Ele chegou à clínica dando pequenos passos com ajuda da fisioterapeuta. Precisava de apoio e a profissional sempre andava ao seu lado. “Após duas semanas de fisioterapia neurofuncional e uso da neuromodulação, ele conseguiu levantar, andar e se sentar sem apoio. Uma grande conquista em tão pouco tempo, que junto com a coragem e persistência do Denilson o fizeram ver que é capaz de superar muitos desafios”, diz Vanessa Macorini.
A neuromodulação atua por meio de um estímulo em determinada área do cérebro e consegue gerar uma neuroplasticidade, ou seja, readaptação do sistema nervoso central diante de uma lesão. “Quando aplicado em conjunto com as atividades de fisioterapia, fonoaudiologia e outras áreas têm resultados excelentes”, conclui Vanessa.
Para João Paulo, a experiência vivenciada todos os dias pelos pacientes, seus familiares e colaboradores da clínica ajudam a manter firme o propósito do trabalho iniciado há 1 década e nos impulsionam a projetar os próximos que estão por vir.
“Ratificamos nossa missão que é oferecer com excelência e afetividade atendimento a pacientes neurodiversos, não como objetos de aplicação de técnicas, mas como sujeitos da ação, com base no potencial de cada um e não nas suas limitações. Combatendo preconceitos e formando cidadãos, cientes de seus direitos, com foco na inclusão social e qualidade de vida”.
Conheça a Neurofisio, agende uma visita.
A unidade Intensiva fica na rua Pastor Jorge, 1339, na Vila Liberdade.
A unidade TEA fica na rua Risick Buchalla, 65, no Jardim dos Pioneiros.
Entre em contato, ligue ou envie mensagem: (18) 3918-9870 / 99690-1463 (WhatsApp).
Acesse nosso Instagram: @gruponeurofisio
Vanessa Macorini – (CREFITO 3 76400-F)

Mais Notícias