3 de outubro de 2024

Jogador do Remo sobe escadas da Basílica de Nazaré de joelhos para agradecer acesso à Série B

Zagueiro Rafael Castro viu seu desejo ser realizado no último domingo (29), quando o time azulino venceu o São Bernardo e subiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Promesseiro: zagueiro do Remo sobe de joelhos as escadas da Basílica de Nazaré
Natural de São Paulo, o zagueiro Rafael Castro foi formado nas categorias de base do Corinthians, time que tem uma torcida fanática, assim como o Remo, fato que fez o jogador ficar interessado pelo clube paraense – mesmo sem nunca ter jogado por um clube do Pará até então.
Em uma visita a Belém, Rafael foi até a Basílica pedir para ter a oportunidade de vestir a camisa do Leão. Ele realizou esse desejo em junho, quando estreou pelo Leão. Quatro meses depois, ele alcançou outra graça que pediu para Nossa Senhora de Nazaré: conquistar o acesso à Série B pelo time azulino.
Na quarta-feira (2), o zagueiro voltou na mesma igreja para pagar a promessa que fez para o Remo subir de divisão, o que acabou acontecendo no último domingo (29), após a vitória contra o São Bernardo, pela 5ª rodada do quadrangular da Terceirona, em um Estádio Mangueirão com mais 54 mil pessoas.
“Hoje fui à Basílica cumprir uma das promessas que foram feitas na minha chegada ao Clube do Remo, que foi subir as escadarias da igreja, de joelhos, e assistir uma missa caso conquistássemos o acesso à série B do Campeonato Brasileiro e juntamente agradecer pelo meu nome estar escrito na história desse gigante. Tem o Círio que também pela primeira vez vou acompanhar pessoalmente como forma de agradecimento por essa conquista. A história ainda não acabou, pois agora quero coroar essa minha passagem com o título de campeão da Série C e acontecendo isso, virão mais promessas”.
Rafael Castro com a camisa do Remo
Samara Miranda/Remo
Com pelo menos uma das promessas realizadas, o zagueiro ainda quer garantir vaga na final da Série C. Para isso, o ideal seria o Remo fazer sua parte na última rodada do quadrangular do acesso, contra o Botafogo-PB, ao mesmo tempo que vai ficar de olho no resultado de São Bernardo e Volta Redonda, em um dos grupos da segunda fase da competição. Apenas o primeiro colocado de cada chega até a grande decisão, que deve ter o jogo de ida disputado no final de semana do Círio.
Rafael não foi o único jogador do elenco azulino que prometeu para Nossa Senhora de Nazaré algo em troca em caso de acesso do Remo. Autor do gol que colocou o Leão na Série B 2025, o atacante Ytalo também fez uma promessa, mas não revelou qual seria.
– Fiz a promessa do acesso, para que a gente subisse. Fiz algumas coisas que eu não costumava fazer. E graças a Deus deu certo, foi cumprida. Agora é só agradecer e comemorar. Mas temos mais um jogo para que possamos chegar até o título.
Promessa pelo “primeiro acesso”
O ex-jogador azulino Marquinho Belém estava no Estádio Mangueirão torcendo pelo Remo no último domingo (29) e lembrou do gosto que sentiu em 2005, quando não apenas subiu para a segunda divisão do campeonato nacional, como conquistou o título da Série C, justamente no ano do centenário do clube.
Quase 20 depois, Marquinho relembra a promessa que fez para o Remo conquistar o título nacional – a primeira vez em que o Leão conquistou um acesso da Série C para a B.
– Promessa é algo muito individual, com certeza cada um fez a sua promessa, pedi para Nª Sª de Nazaré que ela intercedesse no jogo que nos daria não só o acesso, mas o título. E graças a ela isso aconteceu!
Marquinhos Belém foi um dos principais jogadores daquela campanha, mas poderia nem estar em campo durante aquela Série C. O ex-jogador foi diagnosticado com uma doença cardiovascular, no entanto, confiou novamente em Nossa Senhora, pedindo para ficar curado. O resto é história.
Marquinho se tornou ídolo do clube, ganhando o apelido de “Coração de Leão”.
Banner da santa com o elenco do Remo
Carlos Silva/Revista Placar
Nesta campanha, um banner com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré estava sempre presente no vestiário do Remo. No dia do jogo que decidiria o título azulino, o Leão chegava na última rodada precisando derrotar o Novo Hamburgo e de um empate entre Ipatinga e América-RN empatassem – foi exatamente o que aconteceu
O Leão venceu por 2 a 1 no Estádio Santa Rosa, com gols de Capitão e Maurílio, enquanto que Luís Gustavo descontou para os donos da casa. No outro jogo, mineiros e potiguares não saíram do 0 a 0.
Como agradecimento, o objeto com a imagem da santa acompanhou o elenco do Remo até no carro de bombeiros, na comemoração do primeiro título nacional do Leão.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Mais Notícias