5 de outubro de 2024

Concluídos mais de 77% dos serviços de construção da Policlínica em Santarém

As obras da nova unidade de saúde da rede pública estadual no Baixo Amazonas, foram inspecionadas pelo governador Helder Barbalho na quarta (2). Obras da Policlínica em Santarém
Agência Pará / Divulgação
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), inspecionou no fim da tarde de quarta-feira (2) as obras da Policlínica em Santarém, no oeste do Pará. O equipamento da rede pública estadual de saúde ampliará a descentralização de serviços de saúde especializada na Região de Integração Baixo Amazonas. De acordo com a empresa responsável pela obras, os serviços de construção já avançam em mais de 77%, com previsão de entrega para o fim de dezembro de 2024.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“A Policlínica traz 36 especialidades médicas, com toda a estrutura de imagem, com tomógrafo, ressonância e raio-X, diagnósticos para facilitar e agilizar os tratamentos. Também teremos o Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista), para o atendimento de pessoas com autismo, que chega também para ampliar os atendimentos em Santarém e toda a região do Baixo Amazonas. É um investimento muito importante não só para a cidade, mas para todo o oeste do Pará”, ressaltou o governador.
Estrutura
A Policlínica de Santarém está sendo construída em uma área total de mais de 2 mil metros quadrados. A parte física é dividida entre recepção, atendimento ambulatorial e de diagnóstico; setor de imagem e métodos gráficos, laboratórios e apoio técnico. O investimento do Estado ultrapassa R$ 25 milhões.
A obra também contempla a construção do Natea, espaço fundamental para a comodidade das famílias que necessitam do cuidado e da atenção especializada, com profissionais das áreas de pediatria, psiquiatria, educação física, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Obras da Policlínica em Santarém
Agência Pará / Divulgação
“As policlínicas são equipamentos públicos importantes para aquelas pessoas que necessitam de atendimentos emergenciais, que não podem esperar. E a Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas), em parceria com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), caminha para a entrega de mais um equipamento público desse porte, dessa vez em Santarém. Através das policlínicas, o Governo do Pará contribui com a melhoria no atendimento da rede pública de saúde paraense”, informou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Saúde descentralizada
Durante a inspeção à obra, o governador também ressaltou outros investimentos do Estado para melhorar o serviço de saúde oferecido à população de Santarém e demais municípios do oeste paraense, como a ampliação de mais 142 leitos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas; a entrega do Hospital Regional Menino Jesus, em Oriximiná, e os investimentos nos hospitais Materno Infantil e Municipal de Santarém.
Visita do governador Helder Barbalho à Policlínica em Santarém
Agência Pará / Divulgação
“Aqui, em Santarém, a estratégia de saúde é prioridade absoluta. Iniciamos as obras de duplicação da capacidade de atendimento e reforma da estrutura já existente do Hospital Regional do Baixo Amazonas; temos a Policlínica, que já está ficando pronta; temos atuado para avançar nas obras do Hospital Materno Infantil e temos um compromisso do novo Hospital Municipal, em parceria com a Prefeitura”, disse o governador.
Helder lembrou que, na segunda, o governo do estado inaugurou o Hospital Regional em Oriximiná, que também atende o Baixo Amazonas. “Com ele, a população de municípios como Terra Santa, Curuá, Faro, Óbidos, Alenquer e Oriximiná não mais precisa migrar para Santarém, desafogando a pressão sobre o Hospital daqui, garantindo a prioridade para os pacientes da cidade”, finalizou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias