Mãe do homem diz que chamou polícia porque filho estava sob efeito de drogas. Homem foi levado para Hospital de Base, sem ferimentos graves. Homem corre em direção a policial e é baleado, no DF
Um homem de 28 anos foi baleado após correr em direção a policiais militares com uma faca, na madrugada de domingo (24), na Asa Norte, no Distrito Federal. A câmera posicionada no uniforme de um dos PMs gravou toda a ação (veja vídeo acima). A 5ª Delegacia de Polícia investiga o caso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, por volta das 3h30, uma equipe da Polícia Militar foi ao local atender uma ocorrência de possível violência doméstica. A mulher que aparece nas imagens é a mãe do rapaz. Aos militares, ela contou que chamou a polícia porque o filho estava sob efeito de drogas.
Procurada pelo g1, a PMDF informou que a câmera é de propriedade do policial. No vídeo, assim que uma mulher abriu a porta do apartamento, o homem surgiu com uma faca na mão, e correu em direção aos PMs. O policial que estava com a câmera no uniforme deu um tiro e atingiu o quadril do homem, que ficou caído em cima do sofá.
Ainda conforme a polícia, ele aparentava estar em surto psicótico. O homem foi levado para o Hospital de Base pelos bombeiros, sob escolta da PM. De acordo com a PCDF, o ferimento não era grave.
Imagem mostra momento em que homem correu em direção ao policial
Reprodução
Uso de câmeras corporais no Brasil
Veja as recomendações sobre o uso das câmeras corporais pela polícia
No início deste ano, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o Brasil.
Por enquanto, as câmeras corporais só fazem parte da rotina da polícia de poucos estados do país: Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.
No Distrito Federal, testes chegaram a ser feitos em 2022, mas não há previsão para efetivação do uso do equipamento.
LEIA TAMBÉM:
Veja o impacto das câmeras corporais usadas pela polícia e casos de repercussão com gravação de imagens
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.