4 de outubro de 2024

Hebe Camargo, Cid Moreira e Monteiro Lobato: veja lista de ‘filhos ilustres’ de Taubaté

Nascido em Taubaté, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Além dele, outros grandes nomes do país moraram na cidade. Taubaté fica sem tradicional sirene da CTI após sistema ser danificado
Prefeitura de Taubaté/Divulgação
Com a morte do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, Taubaté (SP) perdeu mais um filho ilustre nesta quinta-feira (3). Um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, ele morreu aos 97 anos, no Rio de Janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Cid Moreira é mais um dos grandes nomes do país que nasceram e moraram em Taubaté. A lista também conta com Hebe Camargo, Monteiro Lobato, Celly Campello, etc.
Veja abaixo:
Cid Moreira
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927. Ele morava em uma casa na rua Barão da Pedra Negra, na região central da cidade. O imóvel foi visitado por ele em 2017.
Cid Moreira
Acervo TV Globo
Ainda em Taubaté, Cid Moreira estudou na escola estadual Doutor Lopes Chaves, que não funciona mais e fica na rua Pedro Costa, no Centro.
Cid Moreira se formou em contabilidade na ‘Escola do Comércio’, antigo colégio técnico que ficava na rua Mariano Moreira, também na região central da cidade.
No mesmo ano em que se formou, em 1944, Cid Moreira foi descoberto por um amigo, que admirava suas imitações e o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté.
Hebe Camargo
Como sempre fez questão de dizer, Hebe Camargo nasceu no dia 8 de março de 1929 em Taubaté. Apesar de sempre ostentar o berço, a dama da TV brasileira viveu poucos anos na cidade. Em Taubaté, ela viveu até os seis anos de idade e morou na Rua Barão da Pedra Negra, na região central – mesmo endereço de Cid Moreira.
Foto de 29 de setembro de 2012 da apresentadora Hebe Camargo durante missa em comemoração ao Dia das Mães no bairro do Guarapiranga, zona sul da capital paulista.
LEVI BIANCO/BRAZIL PHOTO PRESS/AE
Com o pai, maestro Fêgo Camargo, ela deu os primeiros passos no mundo artístico. Atualmente, Taubaté mantém uma escola municipal de artes, que leva o nome do pai de Hebe.
No pouco tempo que ficou na cidade, Hebe Camargo estudou na escola Doutor Lopes Chaves, que fica na Rua Pedro Costa, no centro. No colégio, Hebe ainda não sabia, mas estudou com outro filho ilustre da cidade, Cid Moreira.
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato, escritor e criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, onde a família sempre morou. A história começou com o avô José Francisco Monteiro (o Visconde de Tremembé), que tinha uma fazenda de café no município.
Monteiro Lobato
Wikimedia Commons/BBC
Monteiro Lobato passou a infância justamente na fazenda do avô. De acordo com o coordenador do Museu Monteiro Lobato, em Taubaté, Wallace Ferreira, o local acabou sendo a inspiração para o Sítio do Pica Pau Amarelo.
“Lobato nasceu em Taubaté e passou a maior parte da infância nessa fazenda, que fica no bairro Chácara do Visconde. E ele se apegou tanto ao local e que se inspirou nele para criar o Sítio do Pica Pau Amarelo, que é sua principal obra. Nos livros ele cita alguns elementos da fazenda que estão presentes até hoje, como por exemplo as famosas jaqueiras”, afirmou Wallace em entrevista ao g1 neste ano.
Celly Campello
Cantora, compositora, atriz e considerada a precursora do rock no Brasil, Celly Campello nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Taubaté.
Segundo a prefeitura da cidade, com cinco anos ela se apresentou pela primeira vez no programa de auditório “Clube do Guri”, na Rádio Difusora Taubaté. A partir disso, participou de outros programas de rádio, festas, matinês e bailes, principalmente no Taubaté Country Club (TCC) e no Rotary Club.
Celly Campello
Arquivo Nacional
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias