4 de outubro de 2024

Retratos da Região: População de Jacupiranga, SP, enfrenta problemas no transporte e na saúde

Neste ano, há cinco candidatos concorrendo à prefeitura, sendo dois antigos aliados. Jacupiranga fica no interior de São Paulo, no Vale do Ribeira
Carlos Abelha/TV Tribuna
Grande parte da população de Jacupiranga, no interior de São Paulo, vive na área rural da cidade. No entanto, os moradores da região enfrentam grandes problemas para ter serviços básicos, como de transporte e de saúde. A esperança da população é que haja mais investimento da gestão municipal no próximo mandato. Neste ano, há cinco candidatos concorrendo à Prefeitura de Jacupiranga.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As construções históricas do Centro de Jacupiranga ajudam a manter viva a história do município, que continua sendo escrita dia após dia, seja na cidade ou nas áreas rurais.
Sandra Maria Mariano Dias e Wanderlei Dias perto dos bananais. A renda deles é fruto de um pequeno mercado, que improvisaram na frente da casa. Segundo ela, o objetivo é proporcionar itens básicos para os moradores da área rural, já que o acesso até a cidade é difícil pela distância e falta de transporte público.
Para a aposentada Rosa Rodrigues Ricciard, a mobilidade urbana é o principal ponto que precisa de atenção do poder público. “Passa o ônibus só três vezes por dia, em três horários: 7h da manhã, meio-dia e 18h”, lamentou em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Sandra e Wanderlei concordam. De acordo com o casal, ter mais linhas de ônibus seria uma boa alternativa, pois há muitas pessoas que não possuem carro ou moto para transporte particular. “Além de tudo, os ônibus são muitos velhos, quebra direto no meio da estrada”, explicou Rosa, que pede uma nova frota de veículos.
Gisleine dos Anjos e Sueli Elias Oliveira trabalham como auxiliares de produção em uma fábrica de iogurte, que fica na área rural. Por isso, eles também precisam driblar o problema de transporte na região. Os dois saem mais cedo de casa e caminham até o trabalho. “Não tem ônibus no horário que a gente vai trabalhar”, explicou Gisleine.
Jacupiranga (SP) tem extensa área rural
Carlos Abelha/TV Tribuna
Saúde
A situação do transporte público municipal interfere também na saúde dos moradores da área rural. Isso porque há lugares em Jacupiranga em que não há posto de saúde. Sendo assim, as pessoas precisam ir até o Centro.
Segundo Wanderlei, as consultas são marcadas via WhatsApp para a população, mas faz muita falta um posto de saúde na área rural. “Se você sentir uma pressão alta ou baixa, tem que ir para Jacupiranga [Centro]. Se você tiver uma condução [particular], você vai na hora lá. Se você não tiver, é preciso se agarrar com os remédios”, explicou a esposa dele, Sandra.
“O nosso sonho é que tenha um postinho de saúde para gente poder ir e não ter que ir lá na cidade”, afirmou Sueli Elias, dizendo que o deslocamento até a área urbana leva muito tempo. Há quem opte por um táxi, mas o valor é alto. “Sai quase R$ 50”, disse.
Já a aposentada Rosa sente falta de profissionais nas unidades de saúde da cidade. “Só tem uma vez por semana médico. Vai de manhã e vai embora meio-dia ou 13h”.
Emprego e lazer
Antes de atuar como auxiliar de produção na fábrica de iogurte, Sueli nunca tinha trabalhado em Jacupiranga. “Se não fosse essa empresa, acho que eu nem estava trabalhando mesmo. Estava parada. É um lugar que não tem nada”, afirmou Sueli.
Além disso, a cidade também não proporciona opções de lazer para os moradores da área rural. Segundo Gisleine, só há um campo de futebol e uma igreja. “Mas, lazer mesmo, o pessoal em geral não tem. A gente fica meio excluído”, disse.
Estradas
De acordo com Sandra, Jacupiranga também é necessário investir em melhores estradas rurais. “Na época do verão, a gente tem muita enchente”, lamentou.
Mas mesmo com as dificuldades, os moradores ainda optam por ficar na área rural de Jacupiranga. “Desde pequena que eu moro no sítio. Se ir para cidade, eu não acostumo. É uma paz de outro mundo, você deita a hora que quer, pode até dormir de porta aberta”, explicou Gisleine.
Wanderlei diz que já pensou em se mudar, mas sempre escolhe permanecer na área rural e sonhar com melhorias do poder público. “Posto de saúde dentro do bairro que a gente precisa, uma estrada melhor, uma condução melhor”, disse o autônomo.
Eleições
Em Jacupiranga, há cinco candidatos a prefeito: Cláudio Lázaro (PSD), Ivan Filho (Podemos), Professor Jessé (Republicanos), Roberto Garcia (PL) e Roberto Mariano (PT). Dois deles são antigos aliados.
Roberto Garcia é o atual prefeito. Em 2004, ele foi vice do Professor Jessé, que hoje é seu concorrente. Jessé foi prefeito por dois mandatos (2004 e 2008) e, desde 2016, tenta retornar à prefeitura.
Roberto Mariano e Cláudio já ocuparam cadeiras na Câmara Municipal. Atualmente, Cláudio é vereador, enquanto Roberto é suplente, mas foi vereador em 2004. Ivan é o único candidato que nunca venceu uma eleição municipal, apesar de ter sido candidato a vereador em 2016 e a prefeito em 2020.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com 103 registros de candidatos a vereadores, sendo cinco considerados inaptos. Veja detalhes clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias