4 de outubro de 2024

Saúde confirma dois casos de febre maculosa contraídos no DF

Doença é transmitida por carrapatos e sintomas podem demorar até duas semanas para se manifestar após contato inicial. Altas temperaturas costumam ser um dos primeiros sinais da febre maculosa
Getty Images via BBC
A Secretaria de Saúde confirmou 2 casos de febre maculosa no Distrito Federal, na quarta-feira (2). De acordo com a pasta, os casos são autóctones, ou seja, foram contraídos na própria capital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Os casos ocorreram em um homem, de 15 a 20 anos, e em uma mulher, de 40 a 49 anos. Os dois já estão recuperados.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.
Ao longo de 2024, no DF, foram notificados 59 casos sendo que 40 foram descartados e 17 estão em investigação, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde.
👉 Brasil teve 753 mortes por febre maculosa em 10 anos; São Paulo concentra 62% dos óbitos
O que é febre maculosa?
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.
Sintomas
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
O ministério ressalta que, além dos sintomas acima, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atedimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.
A falta ou demora no tratamento da doença pode agravar o caso, levando à morte. E a recomendação para o uso do antibiótico é feita mesmo antes de sair o resultado do teste da doença.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Os 5 fatores que explicam alta mortalidade da febre maculosa
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias