4 de outubro de 2024

Incêndio provoca destruição e deixa prejuízos em plantações: ‘Queimou tudo, torrou’

Fogo atingiu rede elétrica e deixou moradores sem energia por dois dias. Pasto de uma propriedade também foi destruído pelas chamas em região de assentamento. Incêndio florestal destrói fios eletrétricos e plantações em Porto Nacional
Um incêndio de grandes proporções causou estragos para a comunidade do reassentamento São Francisco no município de Porto Nacional, região central do estado. As chamas começaram na segunda-feira (30).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O produtor rural José da Costa conseguiu impedir que o fogo chegasse até a casa dele, mas não conseguiu impedir que as chamas destruíssem as palhas que utilizava para a fabricação de vassouras artesanais.
“Ainda agora fui lá ver, tinha queimado até as palhinhas boa de fazer vassoura que eu faço, queimou tudo, torrou”, contou José.
Apesar dos prejuízos, o produtor tem esperança na chegada da chuva para melhorar as condições do local. “Ainda deu uma chuvinha fina, mas só uma chuva grossa, se for uma chuvinha serena não apaga não”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Animais silvestres tentam fugir de fogo e avião da FAB lança água para combater incêndios na Ilha do Bananal
Fogo ameaça local de peregrinação religiosa na Serra do Estrondo; VIDEO
Incêndio em carreta carregada de carvão leva mais de 10 horas para ser apagado, dizem bombeiros
A rede de energia de uma casa foi atingida pelo fogo e deixou moradores sem energia por dois dias na região. Pasto de uma propriedade também foi destruído pelas chamas e por pouco a plantação de jabuticabas não foi atingida. Porém, com o vapor quente todas as frutas do cultivo secaram.
Moradores do reassentamento São Francisco afirmam que todos os anos a região sofre com as queimadas que causam prejuízos para a comunidade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas e informou que o incêndio no local foi controlado na manhã desta quinta-feira (3).
Queimada causou prejuízo em assentamento
Reprodução/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Reinaldo Carvalho é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.

Mais Notícias