4 de outubro de 2024

Evento na Unicamp reúne líderes indígenas para discussão sobre justiça climática

Com convidados como cacique Raoni Metuktire, evento acontece no dia 17 de outubro. Impacto das mudanças climáticas será o tema central abordado durante o evento. O cacique Raoni Metuktire, da tribo caiapó, posa durante sessão de fotos em Paris, em 1º de junho de 2023
Joel Saget/AFP
O Centro de Convenções da Unicamp receberá, no dia 17 de outubro, às 9h, o evento “Vozes da Terra – Línguas Indígenas e Justiça Climática”. Reunindo líderes indígenas de diferentes gerações, a discussão vai girar em torno de temas como preservação da língua e impactos da justiça climática.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O encontro contará com a presença de Txai Suruí, primeira de seu povo a cursar direito na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e única indígena e brasileira a discursar na Conferência da Cúpula do Clima, em 2021. Txai tem 27 anos e é fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia.
Cacique Raoni Metuktire também marca presença no Vozes da Terra. O líder do povo kaiapó, conhecido internacionalmente pela luta por direitos indígenas, é a geração mais velha a discursar no evento, que busca trazer a reflexão e o diálogo a respeito das mudanças climáticas.
Além disso, o indígena e professor Edson Kaiapó, de 52 anos, participará do encontro. Ele é historiador, ambientalista e atualmente ministra aulas no Instituto Federal da Bahia e pesquisador na McGill University, no Canadá.
O “Vozes da Terra – Línguas Indígenas e Justiça Climática” é um evento organizado pelo Grupo de Estudos de Línguas Indígenas (GELI), pelo IEL e pela União Plurinacional dos Estudantes Indígenas (UPEI).
Serviço
Vozes da Terra – Línguas Indígenas e Justiça Climática
Quando: 17 de outubro, quinta-feira, às 9h
Onde: Centro de Convenções da Unicamp
Entrada gratuita
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias