4 de outubro de 2024

Gameleira centenária precisa ser retirada após incêndio que pode ter sido criminoso

Técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) avaliaram que há riscos da árvore cair. Polícia Civil (PC) investiga as causas do incêndio. Gameleira centenária precisa ser retirada após incêndio – Goiás
Fábio Lima/O Popular
A gameleira centenária do cruzamento das avenidas Araguaia e Contorno, no Centro de Goiânia, será podada e retirada após um incêndio que pode ter sido criminoso. Técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) avaliaram que há riscos de queda das galhas e da própria árvore.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ao g1, o delegado Luziano Carvalho, da Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA), afirmou que investiga o incêndio. Segundo ele, não há dúvidas de que o fogo foi provocado de forma criminosa e, por isso, enviou uma equipe até o local para apurar as causas do incêndio na árvore.
“Não tem como não ser crime, o fogo não iria começar de forma natural. Solicitei o relatório da Amma e uma equipe já foi até o local”, destacou.
A gameleira, segundo a Amma, é centenária e existe desde a fundação de Goiânia, que tem 90 anos. A árvore fica próxima ao Parque Mutirama e Colégio Claretiano Coração de Maria e impressiona os motoristas que passam pelo local devido ao tamanho, às raízes aéreas e à beleza.
Os bombeiros foram chamados na madrugada desta quarta-feira (2) após a gameleira começar a queimar “em profundidade”. A equipe controlou o fogo, mas precisou voltar, por volta das 14h30, após as chamas voltarem. Eles usaram ao menos 21 mil litros de água para combater o incêndio.
LEIA TAMBÉM:
Centenária e considerada patrimônio histórico de Goiânia, árvore é alvo de incêndio
Gameleira de grande porte é incendiada duas vezes em menos de uma semana, em Goiânia
Juiz determina que adolescentes plantem 70 árvores após colocarem fogo em lote de Rio Verde
Gameleira é retirada após incêndio, em Goiânia
Após o incêndio, os técnicos da Amma foram até o local e avaliaram que o fogo atingiu o miolo central da gameleira e comprometeu toda a estrutura da árvore. O parecer técnico considerou as queimaduras e o excesso de peso da gameleira para, enfim, autorizar a retirada devido aos riscos.
A ação de poda da gameleira começou nesta quinta-feira (3) pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). A retirada da árvore é uma perda para a história da capital. Por isso, a Amma destaca que, se identificado, o responsável pelo incêndio pode pagar uma multa de até R$ 5.579.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias