4 de outubro de 2024

Após problemas com voo de Lula, comandante da FAB defende compra de novo avião presidencial

Brigadeiro Marcelo Damasceno disse que aeronave não tem autonomia suficiente e que Brasil deve ter um avião maior para atender presidente. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, defendeu nesta quinta-feira (3) a compra de um novo avião presidencial.
Lula desembarca de avião no México ao lado da primeira-dama Janja
Reprodução
A discussão sobre a compra de uma nova aeronave ganhou fôlego depois de problemas com o voo que traria Lula de volta da Cidade do México no início da semana.
“Um país como o nosso, do tamanho do Brasil, merece ter um avião de maior porte para transportar o presidente”, afirmou.
Com problemas técnicos, o avião de Lula fez 50 voltas no céu do México até pousar. A aeronave ficou quase 5 horas sobrevoando a Cidade do México para perder combustível e pousar em segurança.
A falha não foi detalhada e a comitiva precisou usar o avião ‘reserva’ para retornar.
“Pessoalmente eu defendo [a compra de uma nova aeronave]. Esse avião completa 20 anos em 5 de janeiro. O avião é seguro, mas além disso ele tem autonomia que nos atende em parte. Acho que um país como o nosso, uma potência mundial, entre as dez maiores economia do mundo deve ter um avião maior, que tenha mais autonomia e mais espaço para levar o mandatário do país”, disse Damasceno.
Avião de Lula fez 50 voltas no céu do México até pousar, veja replay
Investigação
Damasceno afirmou que não houve desligamento da turbina e do motor do avião e que as causas da falha seguem em investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Não há prazo para divulgação do relatório preliminar.
Segundo ele, não foram encontrados sinais de “ingestão de pássaros” e outras hipóteses são consideradas.
“Nós não temos indicação de ingestão de pássaros, não há ainda. Normalmente quando o pássaro é grande fica pena, sangue, mas pode ser. Sempre que há uma vibração no motor e dá uma trepidação na estrutura, no airframe do avião, sempre é uma indicação de que às vezes o desprendimento de uma peça, ou uma ingestão de pássaros ou as vezes uma coisa quase absurda a ingestão de um outro alimento que sai de outro avião”, afirmou o comandante.

Mais Notícias