5 de outubro de 2024

6 cuidados de higiene bucal nas crianças que você precisa conhecer

Confira quais são os cuidados que temos que ter com a saúde bucal das crianças e bebês 6 cuidados de higiene bucal nas crianças que você precisa conhecer
Reprodução/Envato
Sabemos que a saúde bucal das crianças exige alguns cuidados especiais. Afinal, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes, a correta higienização da boca é essencial para o desenvolvimento de um organismo saudável.
Além disso, ainda na infância, é essencial ensinar os hábitos corretos de higiene bucal para garantir a saúde do sorriso durante toda a vida. Quem fala mais sobre o assunto é o pós-doutor Derly Tescaro Narcizo de Oliveira. Confira:
Uma boa saúde bucal é construída no hábito
O Dr. Derly Tescaro explica que, diferente do que muitos imaginam, os dentes foram feitos para durar a vida inteira. Para isso, no entanto, os cuidados devem começar e se tornar um hábito ainda quando somos crianças. Dessa forma, fica mais fácil manter as práticas de higienização durante as próximas fases da vida.
O hábito instalado na infância tem 90% de chances de se estender para a vida juvenil, adulta e a melhor idade.
Durante os primeiros anos, é preciso ensinar bons hábitos de escovação após a alimentação, o uso do fio dental, a rotina de cuidados bucais e a visita frequente ao dentista. Esses simples costumes farão toda a diferença no futuro.
Porém, tudo isso começa com a preparação da boca para o recebimento dos dentes permanentes. Veja quais são os cuidados especiais para a saúde bucal dos bebês e crianças:
6 pontos de atenção com a higiene bucal das crianças
Limpeza das gengivas. Mesmo antes do crescimento dos primeiros dentes, as gengivas sensíveis dos bebês já devem sempre ser higienizadas após a alimentação, com uma gaze ou dedeira, para evitar o acúmulo de bactérias na boca.
Visita ao dentista após 3 meses. O profissional reforça a necessidade de uma visita ao dentista logo após o primeiro trimestre do bebê. Nessa visita, será realizada toda a avaliação da boca, garantindo um sistema equilibrado para receber os dentes e controlando desvios da normalidade.
Higienização dos dentes de leites. O Dr. Derly explica que, mesmo que temporários, os dentes de leite são importantes para garantir uma boa mastigação, fala e a manutenção do espaço para os dentes permanentes. Por isso, é essencial cuidar muito bem da higienização deles.
Avaliação do hábito da chupeta. No caso de uso de chupeta, é preciso atenção para o tamanho do bico e a higienização frequente do acessório. Além disso, é necessário sempre avaliar o tempo, a duração e a intensidade do hábito junto com profissionais de saúde, já que o uso prolongado pode interferir na posição dentária e nos músculos da face, lábios e língua.
Uso de produtos adequados. Durante os primeiros anos de vida, é essencial utilizar cremes dentais que possuam flúor em quantidade específica para a faixa etária, para prevenir o surgimento de cáries.
Monitoramento da escovação. Por fim, o dentista lembra que a supervisão e os ensinamentos são indispensáveis nessa fase. Acompanhe o momento de escovação, ensinando as melhores técnicas e ajudando na limpeza, já que as crianças estão em momento de desenvolvimento das habilidades motoras. Apesar de ser muito importante nos primeiros anos, o Dr. Derly aponta que o monitoramento e escovação assistida devem ser realizados até os 15 anos de idade.
Complementando todos esses cuidados, o dentista reforça que uma dieta saudável, qualidade de vida, carteira de vacinação em dia e apoio médico pediátrico e odontopediátrico são imprescindíveis.
Produtos de qualidade para uma saúde
Aliado a todos os cuidados, o uso de produtos de qualidade é recomendado pelo especialista. Embaixador da bluem, o Dr. Derly indica a linha de cuidados bluem para as crianças devido à liberação de oxigênio ativo e aos seus diversos benefícios:
Ação antibacteriana. A fórmula exclusiva da marca contém oxigênio ativo, que age contra as bactérias malignas, prevenindo infecções oportunistas.
Estimulação da cicatrização. A tecnologia bluem também estimula a cicatrização, se tornando opção para crianças com aftas recorrentes, estomatites e machucados na boca.
Sem corantes. Diminuindo a incidências de alergias e manchamento dos dentes, a fórmula não leva corantes.
Sem contraindicações. Os produtos não possuem nenhum tipo de contraindicação e podem ser utilizados em crianças acima de 3 anos de idade.
Fórmula palatável. Com leve toque de menta, os produtos bluem são refrescantes sem ardor para o paladar das crianças.
Conheça mais sobre a tecnologia blue e a transforme o sorriso do seu pequeno

Mais Notícias