5 de outubro de 2024

Criador do Jornal Nacional, Boni fala sobre ligação com Cid Moreira, 1º apresentador do JN: ‘Jornalista brilhante’

Cid Moreira morreu aos 97 anos de idade na manhã desta quinta-feira (3), em Petrópolis (RJ). Boni, criador do Jornal Nacional, homenageia Cid Moreira
Criador do Jornal Nacional, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, se pronunciou sobre a morte de Cid Moreira, que faleceu aos 97 anos nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro.
Em um vídeo registrado pelo próprio Boni, ele relembrou o aparecimento de Cid Moreira no Jornal Nacional e não poupou elogios ao apresentador taubateano, com quem chegou a fazer parcerias para gravações de comerciais (veja o vídeo acima).
“O Cid Moreira já era o titular do Jornal Nacional, muito antes do Jornal Nacional ir para o ar. Ele era uma pessoa extremamente doce, querida, bem-humorada e crítico. Ele chegava na redação vestido de roupa de tênis, que ele jogava tênis toda manhã, e ficava lá decorando os textos, tentando fazer a apresentação das notícias, sem que tivesse que ler. Ele era mestre nisso”, disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda segundo Boni, o ‘boa noite’ de Cid Moreira marcou gerações. O bordão foi utilizado pelo acionista da TV Vanguarda e ex-executivo da TV Globo para homenagear o apresentador.
“Ele sabia umas reflexões tão corretas que isso chegou a tornar duas palavras emblemáticas no Brasil: ‘Boa noite’. Eu digo para o meu querido Cid Moreira: boa noite eterno, boa noite para sempre, boa noite permanentemente e o agradecimento que eu faço a esse jornalista brilhante que marcou época na televisão brasileira”.
Cid Moreira na apresentação do Jornal Nacional
Acervo Grupo Globo
Morte de Cid Moreira
Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 – ele completou 97 anos no último domingo (29).
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.
Cid Moreira morre aos 97 anos no Rio de Janeiro
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias