5 de outubro de 2024

Arte Pará 2024 abre ao público com mais de 100 obras em exposição coletiva

Com mais de 100 obras de 23 artistas, a nova edição do evento destaca a produção amazônica e homenageia ícones da fotografia. O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha, em Belém, será palco da nova edição do maior projeto de arte do Norte do país e de alcance nacional, o Arte Pará, que chega à sua 41ª edição.
Carme Helena
O 41ª Arte Pará será inaugurado nesta quinta-feira (3), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a partir de 19h. A edição de 2024, sob o tema “Um Norte [transcursos – caminhos]”, conta com mais de 100 obras de 23 artistas paraenses.
Realizada realizada pela Fundação Rômulo Maiorana (FRM) , o projeto tem a curadoria assinada pela artista visual Nina Matos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Instituto Cultural Vale, que participa através da Lei Rouanet.
O tema “Um Norte [transcursos – caminhos]” visa destacar as vozes e as experiências dos artistas amazônicos, refletindo a diversidade cultural da região. As obras apresentadas abordam questões contemporâneas e atemporais, explorando aspectos como ancestralidade, natureza e as vivências ribeirinhas.
“O Arte Pará 2024 dá ênfase a obras sensíveis que ampliam a percepção de nós mesmos como amazônidas em diálogo com o mundo”, afirma Nina Matos.
O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha, em Belém, será palco da nova edição do maior projeto de arte do Norte do país e de alcance nacional, o Arte Pará, que chega à sua 41ª edição.
Carmem Helena
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Entre os participantes, destacam-se Bárbara Savannah, Dias Júnior, Dumas Seixas, Éder Oliveira, Elza Lima, e outros, incluindo o artista indígena Feliciano Lana Desana. A exposição também traz um recorte especial, “Luiz Braga – o percurso do Olhar”, em homenagem ao renomado fotógrafo, que em 2025 celebrará 50 anos de carreira.
Com mais de quatro décadas de história, o Arte Pará tem sido fundamental para a visibilidade e o fomento da produção artística na região.
“Que venha o Arte Pará 2024 com muita força, humanidade e respeito à diversidade”, conclui a curadora.
O projeto educativo, liderado pelo artista Emanuel Franco, contará com a colaboração de mediadores experientes em artes visuais, reforçando a tradição do evento no panorama cultural paraense.
Idealizado pelo jornalista Rômulo Maiorana nos anos 1980, o Arte Pará tem como objetivo promover o diálogo entre a arte da região Norte e o restante do Brasil, contribuindo para a formação de um espaço de reflexão e crítica que atrai novos talentos.
Serviço:
Abertura do Arte Pará: 3 de outubro (quinta-feira), às 19h.
Exposição aberta à visitação até 29 de dezembro de 2024, na Casa das Onze Janelas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Mais Notícias