4 de outubro de 2024

Tribunal de Justiça elege nova mesa diretora após investigações sobre suposto esquema de venda de decisões

Pleno do TJTO elegeu grupo que vai administrar o Poder Judiciário Estadual no biênio 2025/2027. Confira quem foram os eleitos. Desembargadores Adolfo Amaro, Jacqueline Adorno, Maysa Vendramini e Pedro Nelson
Rondinelli Ribeiro/TJ-TO/Divulgação
O pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins se reuniu nesta quinta-feira (3) para escolher a nova mesa diretora para o biênio 2025/2027. Por unanimidade de votos, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, atual corregedora-geral da justiça, foi escolhida para o cargo de presidente.
A desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa foi eleita como vice-presidente. Também foram escolhidos o novo corregedor-geral da Justiça, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, e o vice-corregedor, desembargador Adolfo Amaro Mendes.
A eleição da mesa diretora ocorre em meio às investigações da Polícia Federal e do Superior Tribunal de Justiça, que apuram suposto esquema de venda de sentenças dentro do Poder Judiciário.
O que se sabe sobre o suposto esquema de venda de sentenças que afastou desembargador e juiz do Tocantins
Durante operação da PF, no fim de agosto, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e o juiz José Maria Lima foram afastados das suas funções por determinação do STJ. Entre os vários citados também estavam as desembargadoras Etelvina Maria Sampaio Felipe e Ângela Maria Ribeiro Prudente, atuais presidente e vice-presidente, respectivamente.
LEIA TAMBÉM
STJ determina afastamento de desembargador investigado em suposto esquema de venda de sentenças
Operação da Polícia Federal apura suposto esquema de venda de sentenças na Justiça do Tocantins
Tribunal de Justiça pede para CNJ fazer ‘inspeção extraordinária’ após operação da PF contra venda de decisões
A votação da nova messa diretora ocorreu durante sessão ordinária do pleno do Tribunal. Também foram definidos os seguintes cargos do Tribunal de Justiça:
Diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) – Marco Villas Boas;
1ª diretora adjunta da Esmat – Angela Issa Haonat;
Ouvidor judiciário – João Rodrigues Filho;
Ouvidor judiciário substituto – Eurípedes Lamounier;
Ouvidoria da Mulher – Ângela Prudente.
Durante a sessão também foram escolhidos juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Marcelo Faccioni foi eleito como membro titular da corte eleitoral e o juiz Rafael Gonçalves de Paula, como substituto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias