4 de outubro de 2024

Quaest: de cada 10 eleitores, 4 só vão decidir o voto para prefeito no dia da eleição

Nos últimos meses, os candidatos que desejam ocupar as cadeiras de prefeito e de vereador foram apresentados aos eleitores de 5.569 municípios brasileiros. Quaest: de cada 10 eleitores, 4 só vão decidir o voto para prefeito no dia da eleição
Reprodução/TV Globo
Uma pesquisa da Quaest Consultoria concluiu que, de cada dez eleitores, quatro só vão decidir o voto para prefeito no dia da eleição.
Experiência e sabedoria, Dona Dea aos 100 anos tem de sobra. Para quem duvida que Dea tem 100 anos, o título de eleitor para comprovar: 22 de julho de 1924. E ela não deixa de exercer um direito que as mulheres conquistaram com muita luta.
Repórter: A senhora sabe que não é mais obrigada a votar?
Dea: Sei, mas eu vou.
Para as filhas Rosely e Eliane, o voto também não é mais obrigatório. Mas elas seguem o exemplo de cidadania da mãe.
“É o momento de você realmente mostrar e participar da sua cidade, do seu país”, diz Rosely Barrozo, servidora pública aposentada.
No domingo (6), as três vão registrar na urna os votos que têm o impacto mais direto na vida da cidade.
“Na calçada, para atravessar a rua, a segurança na questão das câmeras. E também na condução, transporte, é o meu dia a dia”, diz Eliane Barroso, atuária.
São todas atribuições de prefeito e vereadores. E o eleitor sabe dessa importância. É o que mostra uma pesquisa feita pela Quaest entre os dias 25 e 29 de setembro: 91% consideram que as eleições para prefeito são importantes para a cidade. O que a pesquisa também mostra é que metade dos entrevistados ainda não sabe em quem votar para governar o município.
“Nos cenários em que o grau de competitividade ainda é alto, ou seja, quando há muitos candidatos com chance de ir para o segundo turno ou de vencer a eleição, o eleitor está parecendo que está mais conservador, está esperando mais para tomar essa decisão”, diz Felipe Nunes, professor e diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa.
Nos últimos meses, os candidatos que desejam ocupar as cadeiras de prefeito e de vereador foram apresentados aos eleitores de 5.569 municípios brasileiros. Chegamos agora à reta final. A pesquisa mostra que mais da metade dos entrevistados vai deixar a escolha do candidato para a última hora: 12% vão decidir no dia anterior à eleição e 43% só na hora de ir à urna.
Na noite desta quinta-feira (3), os eleitores indecisos têm uma grande oportunidade de ouvir as propostas dos candidatos no último debate antes das eleições, na Globo.
“O eleitor quer acompanhar esse último debate para conseguir tomar uma decisão mais qualificada, mais informada e mais consciente”, diz Felipe Nunes.
Mesmo já tendo definido o voto, Dea e as filhas vão ficar de olho no debate.
“A gente tem a oportunidade, no debate, de conhecer propostas mais objetivamente, aí que facilita a cobrança porque é o objetivo”, diz Eliane Barroso.
Domingo (6), as três juntas vão sair para votar.
Dea e as filhas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Quem eu escolho? Ferramenta reúne candidatos a prefeito e vereador em todas as cidades do país
Eleições 2024: o que acontece se eu não votar? Veja perguntas e respostas
Eleições 2024: o que pode ou não pode levar na hora de votar

Mais Notícias