4 de outubro de 2024

Último debate com candidatos à Prefeitura de Salvador tem críticas ao atual governo, menções a Lula e propostas para segurança e educação

Participaram do debate os candidatos Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL). Confronto de ideias foi realizado na noite desta quinta-feira (3), às vésperas do primeiro turno, com transmissão ao vivo pelo g1. Candidatos à prefeitura de Salvador participam de debate na TV Bahia
Valter Andrade
Candidatos à prefeitura de Salvador participam de debate na TV Bahia
Valter Andrade
Críticas à atual gestão e a discussão de propostas sobre seguranças, saúde e educação marcaram o último debate com candidatos à Prefeitura de Salvador. O confronto foi realizado na noite desta quinta-feira (3) pela TV Bahia, com transmissão ao vivo pelo g1.
Entre os principais destaques do debate estão:
críticas ao atual governo municipal
propostas para a saúde, segurança e educação
referências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Os participantes foram os candidatos Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL), cujos partidos, federações ou coligações possuem o mínimo de cinco representantes no Congresso Nacional. O atual prefeito, Bruno Reis (União), também foi convidado, mas não compareceu.
O confronto de ideias foi mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, e contou com as participações dos jornalistas Andreia Silva (TV Bahia) e Alan Oliveira (iBahia). Veja abaixo como foi cada um dos quatro blocos programa:
🎙️ Primeiro bloco
Os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. A ordem de quem fez a pergunta foi sorteada previamente.
🔁 Kleber Rosa perguntou qual o plano de Geraldo Júnior para a proteção do meio ambiente. Em resposta, Geraldo disse que o tema interessa a todos e que planeja uma Salvador mais verde, caso seja eleito.
Réplica de Kleber Rosa: o candidato disse que, durante a gestão Carlista, o meio ambiente foi atacado e que o MDB de Geraldo Júnior compactuou com o ataque ao meio ambiente.
Tréplica de Geraldo Júnior: o candidato lembrou que foi presidente da Câmara Municipal de Salvador, citou seus apoios políticos, disse que vai evitar o tamponamento dos rios e promover justiça ambiental.
🔁 Geraldo Júnior questionou Kleber Rosa sobre quais os dele para a segurança pública. Em resposta, Kleber disse que o tema é sempre desafiador, pois a população negra está no alvo, assim como as mulheres. Ele reforçou que é preciso executar políticas de proteção às mulheres, enfrentando também o racismo presente na concepção de segurança pública.
Réplica de Geraldo Júnior: o candidato disse que o atual prefeito nao estabeleceu um plano municipal de segurança pública e comentou os feitos do governo do estado na área.
Tréplica de Kleber Rosa: o candidato disse que os policiais não precisam de prêmios, mas sim de respeito à carreira, com a devida valorização dos profissionais da área.
🎙️ Segundo bloco
Os candidatos responderam perguntas feitas por jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia. A ordem de quem fez a pergunta e quem respondeu foi sorteada previamente.
📝 Pergunta do jornalista Alan Oliveira, representante do iBahia, para Geraldo Júnior: o repórter questionou se o governo do estado não tem cumprido seu papel na segurança pública, já que o candidato, que é vice-governador, propôs a instalação de um Centro Integrado de Monitoramento, recurso já criado pelo governo estadual. Em resposta, Geraldo Júnior disse que vai trabalhar de forma coordenada com o governo.
“Vamos valorizar nossos homens e mulheres, com promoções, avancos, vamos enfrentar o crime organizado, mas não vamos nos calar, vamos estabelecer a guarda municipal como política de cidadania”.
Comentário de Kleber Rosa: disse entender os anseios da população da periferia, a luta por mais segurança, pelo direito ao transporte e mais oportunidades.
Réplica de Geraldo Júnior: disse que está no seu programa de governo a criação do programa municipal de segurança pública, e que vão ser firmes, tirando os líderes de facções da cidade.
📝 Pergunta da jornalista Andréia Silva, representante da TV Bahia, para Kleber Rosa: a repórter questionou de onde o candidato pretende tirar recursos para aumentar os investimentos na saúde, já que promete acabar com contratos de terceirização e injetar mais dinheiro no setor. Em resposta, Kleber Rosa disse que a prefeitura possui os recursos, mas não os emprega bem.
“Salvador é uma cidade forte do ponto de vista da sua economia e ocupa um lugar de grande relevância. O problema de Salvador é má gestão. A maioria dos serviços públicos está privatizado. Nós vamos cuidar da saúde, aplicando de forma republicana o recurso do SUS”.
Comentário de Geraldo Júnior: o candidato chamou atenção do prefeito Bruno Reis, citou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cobrou o pagamento do piso salarial dos agentes de saúde e endemias.
Tréplica de Kleber Rosa: o candidato questionou os telespectadores o motivo que os faz votar no presidente Lula e pediu que os eleitores busquem candidatos com história semelhante a do petista.
🎙️ Terceiro bloco
Os candidatos responderam perguntas gravadas pelos eleitores e sorteadas ao vivo durante o debate. A ordem de quem responde foi sorteada previamente.
👩‍🦱 Pergunta da eleitora Shirley Guerra, do bairro de São Caetano para Geraldo Júnior: o que vai ser feito pelo transporte público?
👉 Em resposta, o candidato criticou a retirada de linhas de ônibus e disse que vai integrar o transporte público rodoviário da cidade.
Comentário de Kleber: o candidato disse que seu compromisso é com a tarifa zero — ou seja, transporte gratuito para toda a população.
Tréplica de Geraldo: o candidato disse que busca dialogar com a juventude, criticou a dimensão do sistema BRT e a falta de integração. Ele também prometeu a instalação de uma estação de metrô no Campo Grande e promover a integração do transporte com o trabalho de mototaxistas.
🧔‍ Pergunta da eleitor Uelson Leão, do bairro do Alta das Pombas, para Kleber Rosa: quais as propsotas para cultura, arte e lazer?
👉 Em resposta, o candidato disse que pretende implantar Cucas (Centros Urbanos de Cultura e Arte) na cidade para que a juventude tenha acesso a lazer ao mesmo tempo que exerce e descobre talentos, fomenta consciência e recebe capacitação.
Comentário de Geraldo: o candidato disse que vai criar distritos industriais de economia criativa, entre eles o do Carnaval e das festas populares.
Tréplica de Kleber: o candidato falou que, se eleito, vai focar na geração de emprego e renda.
🎙️ Quarto bloco
Os candidatos responderam perguntas entre si, com temas livres. A ordem foi sorteada previamente.
🔁 Kleber Rosa perguntou a Geraldo Júnior se Lula estaria constrangido por apoiá-lo, já que no passado o vice-governador demonstrou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em resposta, Geraldo disso que não tem pedido o apoio do atual presidente, pois já é o candidato indicado por ele. O político afirmou que foi aceito pelo grupo político do petista, em 2022, quando se aliou e venceu a eleição como vice-governador, na chapa encabeçada por Jerônimo Rodrigues (PT).
Réplica de Kleber: o candidato disse que ele, sim, sempre esteve ao lado do presidente Lula. O postulante do PSOL reforçou seu alinhamento político com o presidente da República.
Reportagem em atualização
🎙️ Considerações finais
Cada candidato teve dois minutos minutos para as considerações finais.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias