5 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Pelotas apresentam propostas de desenvolvimento econômico, saúde e turismo

Participaram do debate, nesta quinta-feira (3), os candidatos Fernando Estima (PSDB), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL), Marroni (PT) e Reginaldo Bacci (PDT). Candidatos à Prefeitura de Pelotas se preparam para o debate da RBS TV
Renan Santos/RBS TV
Os candidatos à Prefeitura de Pelotas participaram, na noite desta quinta-feira (3), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 22h, foi mediado pela jornalista Luiza La Rocca e também foi transmitido pelo g1.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Fernando Estima (PSDB), Irajá Rodrigues (MDB), Marciano Perondi (PL), Marroni (PT) e Reginaldo Bacci (PDT).
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Pelotas
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
1º bloco
No primeiro bloco, os cinco candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto e 15 segundos para réplica e 1 minuto e 15 segundos para tréplica.
No primeiro bloco, o candidato Marciano Perondi (PL) foi perguntado pelo candidato Irajá Rodrigues (MDB) sobre o calçamento das ruas.
“Precisamos melhorar a vida de quem está no bairro e no interior. Fazendo mais investimentos em pavimentação. Além disso, será necessário fazer a drenagem das ruas, tanto de água quanto da tubulação de esgoto. Também temos que reativar a usina de asfalto da cidade, para fazer esta pavimentação, principalmente nas vias onde passam os ônibus”, disse o candidato Marciano Perondi (PL).
Na sequência, o candidato Irajá Rodrigues (MDB) foi questionado pelo candidato Fernando Estima (PSDB) sobre saúde.
“Nosso objetivo é fazer os postos de sáude funcionar, colocando médicos e atendentes nos locais. Eu entendo que a nós precisamos muito deste novo Pronto Socorro, já que é uma necessidade para que toda a população seja beneficiada”, des.
Após, o candidato Reginaldo Bacci (PDT) foi perguntado pelo candidato Marciano Perondi (PL) sobre as contas públicas da cidade.
“A situação de Pelotas é muito complicada. Para resolver isso, vamos diminuir o número de cargos comissionados, terminar com os contratos com consultorias milinonárias e auditar todos os contratos da atual gestão para buscar o equilíbrio fiscal. Assim, vamos diminuir as receitas e qualificar os investimentos”. destacou o candidato Reginaldo Bacci (PDT).
Na sequência, o candidato Fernando Estima (PSDB) foi questionado pelo candidato Feranando Marroni (PT) sobre educação.
“O nosso plano vai ter uma reforma em todas as escolas permanente, para que o educador se concentre na educação e no calendário escolar. Eu estou comprometido em não deixar nenhuma criança fora da sala de aula. Mas não podemos contar com a ajuda do governo federal, já que foi dito que chegaram recursos que ainda não chegaram”, disse o candidato Fernando Estima (PSDB).
Por fim, o candidato Fernando Marroni (PT) foi perguntado pelo candidato Reginaldo Bacci (PDT) sobre transporte público.
“Vamos fazer a substituição da frota de ônibus atual por uma frota elétrica, com o objetivo de ter uma tarifa mais barata. Além disso, será preciso mais horários e itinerários para melhorar a vida da população, e novas obras para resolver os problemas de mobilidade, que afetam a todos na nossa cidade”, destacou o candidato Fernando Marroni (PT).
Ainda no primeiro bloco, o candidato Fernando Marroni (PT) pediu direito de resposta, que acabou negado pelo departamento jurídico.
assista ao 1° bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Pelotas
2º bloco
No segundo bloco, os cinco candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto e 15 segundos para réplica e 1 minuto e 15 segundos para tréplica.
O candidato Marciano Perondi (PL) perguntou para o candidato Reginaldo Bacci (PDT) sobre a situação da educação no município.
“Não faltam vagas apenas na Educação Infantil, também faltam vagas no Ensino Fundamental. Na verdade, falta tudo na educação de Pelotas. Faltam vagas, plano de carreira para os professores, merenda escolar… precisamos valorizar os professores sob a ótica dos alunos e recuperar a infraestrura das escolas. Nosso objetivo é colocar todas as crianças na escola até março”, afirmou o candidato Reginaldo Bacci (PDT).
Na sequência, o candidato Fernando Estima (PSDB) perguntou sobre mobilidade urbana para o candidato Fernando Marroni (PT).
“A mobilidade urbana é um deve da prefetura ter um sistema capaz de atender as necessidades da população. Mas, atualmente, isso não está sendo cumprido, devido a falta de horários dos ônibus e a falta de asfalto nas vias. Há uma necessidade de um transporte barato e ágil, por trem, ligando Pelotas a Rio Grande”, destacou o candidato Fernando Marroni (PT).
Após, o candidato Irajá Rodrigues (MDB) perguntou sobre segurança para o candidato Fernando Estima (PSDB).
“Recentemente, a prefeitura colocou mais de 50 agentes nas ruas para fortalecer a segurança, por meio do Programa Pacto da Paz. Sobre a Patrulha MAria da Penha, vamos dar uma atenção especial, pois nós temos que seguir na missão de seguir protegendo as mulheres, com objetivo de reduzir os feminicídios”, salientou o candidato Fernando Estima (PSDB).
Na sequência, o candidato Fernando Marroni (PT) perguntou ao candidato Irajá Rodrigues (MDB) sobre habitação.
“Eu entendo que nós fizemos, quando estávamos na prefeitura, um programa de lotes, alocando 12 mil famílias, que representam 50 mil pessoas ao todo. A medida que houver disponibilização de recursos efetivos por parte do Governo Federal, haverá a possibilidade de atender à população”, disse o candidato Irajá Rodrigues (MDB).
O candidato Reginaldo Bacci (PDT) perguntou sobre geração de emprego e renda para o candidato Marciano Perondi (MDB).
“Hoje, em Pelotas, é muito difícil investir. Nós temos que diminuir a burocracia, já que hoje é necessário dois anos e meio para poder abrir uma empresa na cidade. Também temos que olhar para outras cidades, com objetivo de trazer investimentos para Pelotas” afirmou o candidato Marciano Perondi (MDB).
assista ao 2° bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Pelotas
3º bloco
No terceiro bloco, os cinco candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
No terceiro Bloco, o candidato Fernando Estima (PSDB) perguntou para o candidato Fernando Marroni (PT) sobre geração de emprego e renda.
“O futuro da economia é a economia verde. Temos que fazer isso apostando em ciência e tecnologia, alinhado com as universidades. Nós também temos que fortalecer o setor do turismo, preservando os prédios históricos, com objetivo de fortalecer a nossa cultura, além de voltar a investir no Carnaval”, disse o candidato Fernando Marroni (PT).
Na sequência, o candidato Reginaldo Bacci (PDT) foi questionado pelo candidato Fernando Marroni (PT) sobre o sistema de saúde da cidade.
“O sistema de saúde de Pelotas colapsou. Nós precisamos estruturar as nossas unidades de saúde, colocando equipamentos e recursos homanos nos locais. Nós também precisamos fazer um mutirão na saúde. É lamentável a situação que Pelotas se encontra na saúde. Vamos implementar uma plataforma digital, capaz de fazer com que o cidadão acompanhe e marque as suas consultas e exames através do celular”, afirmou o candidato Reginaldo Bacci (PDT).
Após, o candidato Marciano Perondi (PL) perguntou para o Reginaldo Bacci (PDT) sobre emprego e renda.
“Nós queremos ter uma agenda dentro da economia criativa, para que sejamos capazes de explorar nosso patrimônio histórico e cultural, com objetivo de gerar emprego e renda durante todo o ano”, salientou o candidato Reginaldo Bacci (PDT).
Na sequência, o candidato Reginaldo Bacci (PDT) perguntou para o candidato Fernando Estima (PSDB) sobre a saúde municipal.
“Nós acabamos de colocar na baixada da avenida Bento um Hospital de Pronto Socorro com 159 leitos, que será capaz de atender esta fila de pessoas que estão aguardando. Nós também pretendemos ir a Brasília, para buscar recursos para qualificar a saúde da nossa cidade”, disse o candidato Fernando Estima (PSDB).
Por fim, o candidato Irajá Rodrigues (MDB) perguntou para o candidato Fernando Estima (PSDB) sobre investimentos econômicos.
“Vamos focar no micro-crédito em cada bairro, vamos fomentar bairros empreendedores, e também nós temos o compromisso de desenvolver Pelotas, gerando emprego e renda”, detalhou o candidato Fernando Estima (PSDB).
Assista ao 3° bloco do debate com os candidatos à Prefeitura de Pelotas
4º bloco
No quarto e último bloco, os cinco candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Inicalmente, o candidato Reginaldo Bacci (PDT) perguntou para o candidato Fernando Estima (PSDB) sobre como desenvolver Pelotas economicamente.
“Nos últimos 12 anos conseguimos trazer a captação de água, fortalecer o polo educacional, vamos fazer micro-crédito, bairro empreendedor, trazendo o Distrito Industrial para que possamos gerar emprego e renda”, destacou o cadidato Fernando Estima (PSDB).
Após, o candidato Irajá Rodrigues (MDB) questionou o candidato Marciano Perondi (PL) sobre meio ambiente.
“Nós temos que fazer os diques que nunca foram feitos no Laranja. Por que nunca foi feito este dique? Ninguém tem resposta para isso. Nós temos que criar um plano de contingência para minimizar os eventos climáticos, principalmente relacionados a alagamentos”, destacou o candidato Marciano Perondi (PL).
Na sequência, o candidato Marciano Perondi (PL) perguntou para o candidato Reginaldo Bacci (PDT) sobre como melhorar o turismo na cidade.
“Precisamos fazer a zeladoria da cidade, primeiramente. Após, precisamos recuperar nosso patrimônio histórico e cultural. A Z3, por exemplo, há muito tempo merece uma nova estrada. Precisamos também fazer um novo plano diretor para delimitar as áreas de risco, e de uma agenda anual para atrair turistas”, disse o candidato Reginaldo Bacci (PDT).
Já o candidato Fernando Marroni (PT) perguntou para o candidato Irajá Rodrigues sobre transporte público.
“Acho que todo o progesso deve ser abraçado por toda a nosa comunidade. Nós lutamos para termos energia eólica, buscamos parceiros, e ajudei naquilo que foi possível. Queremos que Pelotas chegue a um ponto que nos dê alegria e sucesso”, pontuou o candidato Irajá Rodrigues (MDB).
A última pergunta foi feita pelo candidato Feranando Estima (PSDB) para o candidato Marciano Perondi (PL). O tema sorteado foi cultura.
“Precisamos levar a cultura para os bairros, já que tem muita gente não tem dinheiro para ir nos eventos no Centro. Também precisamos desenvolver o Carnaval, que já não tem investimento há muito tempo. Temos que olhar Pelotas, que é uma cidade tão bonita, com potencial de desenvolvimento”, detalhou o candidato Mariciano Perondi (PL).
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
O candidato Fernando Estima (PSDB) concluiu sua participação agradecendo o público e destacando as gestões anteriores. “Nós vamos buscar fazer um governo melhor, pois consideramos o que já foi feito de bom pelos governos anteriores”.
Na sequência, o candidato Irajá Rodrigues (MDB) aproveitou para pedir apoio à sua candidatura, além de agradecer aos eleitores e aos demais candidatos.”
Já o candidato Reginaldo Bacci (PDT), pediu apoio e disse que sua gestão irá ter um olhar especial para os mais vulneráveis. ” A diferença como alguns assuntos para alguns candidatos são tratados me impressiona. Nós vamos governar para quem mais precisa”.
O candidato Marciano Perondi (PL) destacou em suas considerações que é necessário mudanças na gestão da cidade. “Eu preciso de ajuda para governar, por isso, além do seu voto, preciso de apoio para os vereadores do meu partido”.
Por fim, o candidato Fernando Marroni (PT) encerrou sua participação pedindo apoio aos eleitores. “Quero me dirigir a ti, que nos acompanha. Se a gente quer mudança, vamos mobilizar amigos, familiares, pois Pelotas merece uma gestão que cuide da população”.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias