5 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Rio Preto elevam o tom em debate da TV TEM em propostas sobre gestão pública, saúde e habitação

Participaram do debate, nesta quinta-feira (3), os candidatos Coronel Fábio Cândido (PL), Itamar (MDB), Marco Rillo (PT) e Valdomiro Lopes (PSB). Candidatos à prefeitura de Rio Preto participaram do debate na TV TEM
Desirée Assis / g1
A TV TEM realizou na noite desta quinta-feira (3) o debate com os candidatos à prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Participam do debate os candidatos Coronel Fábio Cândido (PL), Itamar (MDB), Marco Rillo (PT) e Valdomiro Lopes (PSB). Saúde, habitação, gestão pública e corrupção foram os principais assuntos abordados.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O apresentador Lucio Ramos foi o mediador do debate, que contou com quatro blocos. A disposição dos candidatos no estúdio foi definida por ordem alfabética a partir do lado esquerdo do mediador que ficou no centro.
No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. Já no segundo e quarto blocos, as perguntas foram temas determinados por sorteio. Ainda no quarto bloco, os candidatos também tiveram tempo para as considerações finais.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos: 30 (trinta) segundos para fazer a pergunta; 2 e 30 dois minutos e meio para resposta; 1 (um) minuto e 15 (quinze) segundos para réplica; e 1 (um) minuto 15 (quinze) segundos para tréplica. Além disso, cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais.
Foram convidados os candidatos de partidos, coligações ou federações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Com isso, Bruno Menendez (PCO) e Marcelo Zola(DC) não participaram do debate.
1º Bloco
Confira o 1º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Rio Preto na TV TEM
No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas livres. A ordem dos candidatos fazerem as perguntas foi definida previamente por sorteio.
O primeiro a perguntar foi Itamar Borges e pediu informações a Valdomiro Lopes sobre a proposta de gestão do adversário.
Durante a resposta, Valdomiro menciona a condenação de Itamar por enriquecimento ilícito no período em que Borges foi prefeito em Santa Fé do Sul (SP).
Diante disso, Itamar pediu direito de resposta.
Em seguida, Valdomiro Lopes pergunta para Marco Rillo sobre a importância dos Núcleos da Esperança na educação da cidade.
O terceiro a perguntar foi Coronel Fábio Candido que questionou Itamar sobre a condenação do adversário e perguntou se Borges pretende fazer o mesmo em Rio Preto, caso seja eleito. Perguntou se ele conhece os princípios de administração porque “foi condenado em várias delas”.
Ainda no primeiro bloco, Coronel Fábio também pediu direito de resposta. Porém, em ambos os casos, o pedido foi negado.
O quarto a perguntar foi Marco Rillo e quis saber a opinião de Fábio Cândido sobre o “colapso” na saúde e a criação de uma UPA no bairro Lealdade e Amizade.
No primeiro bloco, os principais temas discutidos foram os três pilares do poder público – saúde, educação e gestão pública. (assista ao 1º bloco no vídeo acima)
2º Bloco
Confira o 2º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Rio Preto na TV TEM
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas determinados por sorteio. A ordem dos candidatos fazerem as perguntas foi definida previamente por sorteio.
O primeiro tema sorteado foi “cultura”. Antes da pergunta, Coronel Fábio Cândido diz que Itamar foi “descondenado”. Na sequência, questiona Borges sobre a previsão de orçamento para o setor cultural, caso o adversário seja eleito.
Neste bloco, Cândido diz, ainda, que Itamar pagou por uma pesquisa eleitoral. Itamar rebateu e negou a acusação. Depois, disse que o Coronel pagou pesquisas com dinheiro da campanha para parecer que está ganhando e fica disseminando fake news.
Diante disso, Coronel pediu direito de resposta.
Na sequência, foi sorteado o tema “abastecimento de água”. Itamar Borges pergunta a Valdomiro Lopes sobre os planos para suprir a deficiência de recursos hídricos.
Valdomiro ataca Itamar e diz que ele compara a gestão de Santa Fé do Sul, que é uma cidade pequena que cabe oito vezes em Rio Preto. Diz que Itamar está louco para tocar a obra do empréstimo de captação de água do Rio Grande para o morador pagar 15% a mais na conta. Promete cancelar o empréstimo se for juridicamente possível.
Coronel Fábio tem o pedido de resposta negado.
O terceiro tema sorteado foi sobre “trânsito”. Marco Rillo pergunta para Fábio Candido sobre a falta de sincronização dos semáforos e pede detalhes sobre propostas para a pasta.
Na sequência, Coronel faz ataques a Itamar.
Durante a fala de Fábio Cândido, Itamar Borges pediu o direito de resposta por duas vezes.
Valdomiro Lopes fez a quarta pergunta sobre o último tema sorteado no bloco – “arborização “ e menciona sobre os incêndios que são registrados constantemente na cidade. Quer saber o que Marco Rillo vai fazer para resolver esse problema.
Durante a resposta, Valdomiro menciona sobre um candidato que tem um rancho que foi construído sem respeitar as normas ambientais.
Itamar pede, novamente, direito de resposta.
Um dos pedidos de resposta de Itamar foi aceito pela TV TEM. O candidato respondeu sobre as acusações relacionadas a enriquecimento ilícito.
Ainda no segundo bloco do debate, foram apresentadas propostas para cultura, trânsito, abastecimento de água, arborização e administração pública. (assista ao 2º bloco no vídeo acima)
3º Bloco
Confira o 3º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Rio Preto na TV TEM
No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas livres. A ordem dos candidatos fazerem as perguntas foi definida previamente por sorteio. Nesse e no quarto bloco, o mesmo candidato pode responder até duas perguntas.
Pelo sorteio, o primeiro a perguntar foi Valdomiro Lopes e direcionou a Fábio Candido. Mencionou o déficit habitacional e quis saber o que o adversário tem de propostas aos moradores de baixa renda para habitação.
Pela sequência do sorteio, quem fez a pergunta foi Marco Rillo para Valdomiro Lopes. Segundo Rillo, há corrupção no governo. Depois pergunta o que Lopes pretende fazer para combater o mal na administração pública.
Na sequência, o candidato Coronel Fábio Cândido fez a pergunta para Valdomiro Lopes sobre a possibilidade trazer recursos para concretizar as propostas do plano de governo.
Por último, o candidato Itamar fez a pergunta para Cândido sobre planos e propostas para o esporte.
Durante a resposta, Coronel ataca Itamar e diz que o governo de Edinho Araújo (MDB ) “roubou o bolsa atleta”. Fábio faz menção, não só ao atual governo, mas também a Valdomiro Lopes.
Em seguida, Valdomiro Lopes pediu direito de resposta.
Em linhas gerais, nesse terceiro bloco, os candidatos discutiram propostas e ações para habitação, esporte e administração pública. (assista ao 3º bloco no vídeo acima)
4º Bloco
No quarto e último bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas determinados por sorteio. A ordem dos candidatos fazerem as perguntas foi definida previamente por sorteio. Também neste bloco, os candidatos puderam fazer as considerações finais.
Quem começou perguntando no bloco foi Itamar Boges e fez a questão sobre “Habitação” e quis saber qual é o plano de Coronel Fábio para moradia.
Itamar aproveitou para dizer que a obra do rancho construído por ele, em Santa Fé do Sul, foi regularizada pela Cetesb.
Na sequência, Cândido diz que houve improbidade administrativa durante a gestão de Itamar como prefeito de Santa Fé do Sul.
Borges rebate e afirma que é “ficha limpa” e foi absolvido do processo.
Itamar pede direito de resposta por duas vezes.
Candido rebate dizendo que Itamar conseguiu uma liminar, um “favorzinho” para que ele possa competir nas eleições municipais.
Depois, dizer que Itamar pode ser preso a qualquer momento na prefeitura; diz que prenderia Itamar, que já prendeu muito e vai ter prazer em prender um engravatado.
O segundo tema sorteado foi “Prevenção a incêndios”. Coronel Fábio Cândido pergunta para Marco Rillo sobre o projeto para minimizar as consequências ambientais, como, por exemplo, a má qualidade do ar.
Um dos direitos de resposta foi concedido a Itamar Borges e ele falou sobre a declaração de Coronel de prender um engravatado.
Borges diz que teve o registro da candidatura aprovado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Reafirma ser “ficha limpa” e não dever nada à Justiça.
Na sequência, o tema “Contas Públicas” foi sorteado e o candidato Rillo perguntou para Valdomiro sobre propostas para solucionar o “endividamento” da prefeitura.
Nesse bloco, Rillo faz ataques ao atual governo de Rio Preto.
O quarto e último tema foi “Causa animal”. Valdomiro pergunta para Rillo sobre matança de cães e gatos no município.
Rillo responde destacando o trabalho das cuidadoras de animais e diz que, se eleito, vai investir na castração de animais.
No quarto bloco, os candidatos abordaram questões como habitação, meio ambiente (Incêndio), contas públicas e causa animal.
Os candidatos também tiveram um minuto para fazer as considerações finais. A sequência em que os candidatos fizeram as considerações também foi por meio de sorteio.
De acordo com o sorteado, Marco Rillo foi o primeiro a fazer as últimas considerações. Em seguida, Itamar Borges fez o pronunciamento. Valdomiro Lopes foi o terceiro a falar. Coronel Fábio Cândido foi o último a fazer as considerações finais.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias