5 de outubro de 2024

Tupã não comparece ao último debate das Eleições 2024 na TV Fronteira; em mais de duas horas, 4 candidatos discutem soluções para os problemas de Presidente Prudente

O debate foi mediado pela jornalista Ana Paula Campos, apresentadora da TV Globo. Candidatos a prefeito de Presidente Prudente no debate da TV Fronteira
Bruna Bonfim / g1
Quatro candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP) nas Eleições 2024 participaram na noite desta quinta-feira (3) do debate promovido pela TV Fronteira. O único ausente foi Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) que não compareceu ao programa. Durante mais de duas horas, Ed Thomas (MDB), Josué Alves Macedo (PSOL), Nilton José Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB) discutiram propostas para enfrentar os problemas que afetam a população da maior cidade do Oeste Paulista. O debate foi mediado pela jornalista Ana Paula Campos, apresentadora da TV Globo, em São Paulo (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Primeiro bloco do debate entre candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP)
1º bloco
A primeira pergunta seria do candidato Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos), porém ele não esteve presente no programa.
O candidato à reeleição Ed Thomas (MDB) perguntou ao candidato Paulo Lima (PSB) sobre a Prudenco e o lixo de Presidente Prudente (SP). O representante do PSB disse que quer utilizar a companhia para limpar a cidade em 90 dias.
O candidato Nilton José Miranda (PDT) perguntou ao candidato ausente Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) sobre a postura do mesmo diante das acusações de corrupção. O representante do PDT questionou, em seguida, o candidato à reeleição Ed Thomas (MDB) sobre sua opinião diante da postura do representante do Republicanos. O atual prefeito de Presidente Prudente afirmou que “a corrupção mata” e “cada um responde pelos seus atos”.
O candidato Paulo Lima (PSB) questionou o candidato ausente Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) sobre a demissão do mesmo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Na sequência, o candidato Paulo Lima perguntou a opinião do candidato Nilton Miranda (PDT) sobre ex-prefeitos que foram condenados e devem devolver dinheiro público. O candidato Nilton Miranda respondeu que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) deve tomar providências.
O candidato Josué Alves Macedo (PSOL) falou ao candidato ausente Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) que é o sexto debate que ele foge. Em seguida, o candidato do PSOL questionou Paulo Lima (PSB) sobre uma emenda parlamentar de R$ 100 milhões para resolver os problemas do Parque do Povo. O representante do PSB respondeu que é uma emenda de bancada e não uma emenda parlamentar.
Segundo bloco do debate entre candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP)
2º bloco
O primeiro tema sorteado foi “saúde”. O candidato Nilton José Miranda (PDT) questionou Ed Thomas (MDB) sobre aumentar recursos no Hospital Regional (HR). O atual prefeito afirmou que o governador do Estado de São Paulo não apoia a atual gestão municipal.
O segundo tema sorteado foi “segurança”. O candidato à reeleição Ed Thomas (MDB) questionou a opinião do candidato Josué Alves Macedo (PSOL) sobre a troca de iluminação pública. O representante do PSOL disse que a melhora na iluminação é motivada pelo ano eleitoral.
O terceiro tema foi “Cidade da Criança”. O candidato Josué Alves Macedo perguntou sobre a aliança do candidato Paulo Lima (PSB) com o candidato ausente Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos). O representante do PSB afirmou que ele e sua família foram traídos pelo ex-prefeito.
O último tema sorteado foi “zeladoria”. O candidato Paulo Lima (PSB) perguntou a avaliação do candidato Nilton Miranda (PDT) sobre o serviço de zeladoria em Presidente Prudente. O representante do PDT disse que Paulo Lima (PSB) foi parlamentar por 30 anos e não acabou com as enchentes do Parque do Povo.
A última pergunta seria do candidato Milton Carlos de Mello “Tupã”, porém ele não esteve presente no programa.
Terceiro bloco do debate entre candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP)
3º bloco
O candidato à reeleição Ed Thomas (MDB) perguntou a opinião do candidato Nilton Miranda (PDT) sobre o término da construção do Centro de Reabilitação Lucy Montoro. O representante do PDT ressaltou que os cidadãos devem plantar árvores para amenizar o calor da cidade.
A segunda pergunta do bloco seria do candidato Milton Carlos de Mello “Tupã”, porém ele não esteve presente no programa.
O candidato Nilton José Miranda (PDT) perguntou a Ed Thomas (MDB) sobre a situação financeira atual da Prefeitura. O atual prefeito respondeu que a “Prefeitura está no controle”, porém ele disse que chegou ao cargo com as contas “esfaceladas”.
O candidato Paulo Lima (PSB) perguntou quais são as propostas do candidato Nilton José Miranda (PDT) para melhorar a educação municipal. O representante do PDT afirmou que vai acabar com a “escola de castas” e trazer uma “educação de primeiro mundo” para o município.
O candidato Josué Alves Macedo (PSOL) pediu que Ed Thomas (MDB) fizesse um balanço da quantidade de vagas em creches criadas nos últimos anos na cidade. O atual prefeito afirmou que, mesmo com a Prefeitura “sucateada”, conseguiu climatizar as salas de aula.
4º bloco
O primeiro tema sorteado foi “Prudenco”. O candidato Paulo Lima (PSB) questionou Ed Thomas (MDB) sobre a situação da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco). O atual prefeito afirmou que foram criados bandidos dentro da empresa.
A segunda pergunta do bloco seria do candidato Milton Carlos de Mello “Tupã”, porém ele não esteve presente no programa.
O segundo tema sorteado foi “comissionados”. O candidato Josué Alves Macedo (PSOL) perguntou a qualificação das pessoas que ocupam os cargos comissionados ao candidato à reeleição Ed Thomas (MDB). O atual prefeito afirmou que todos têm qualificação nas áreas específicas.
O terceiro tema sorteado foi “educação”. O candidato Nilton José Miranda (PDT) perguntou qual a opinião de Paulo Lima (PSB) sobre o efeito da educação privada sobre a educação pública. O representante do PSB afirmou que a “educação é um todo”.
O último tema sorteado foi “ferrovia”. O candidato à reeleição Ed Thomas (MDB) pediu que Paulo Lima (PSB) explicasse o projeto para as ferrovias. O representante do PSB afirmou que será feito o “novo parque dos trilhos” com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um bolsão de estacionamento.
Considerações finais
Ao final do quarto bloco, cada candidato teve dois minutos para as considerações finais. A ordem foi sorteada ao vivo durante o programa, da seguinte forma: Nilton José Miranda (PDT), Paulo Lima (PSB), Ed Thomas (MDB), Josué Alves Macedo (PSOL).
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias