6 de outubro de 2024

Debate entre os candidatos à Prefeitura de Itapetininga tem diversidade de temas e momentos de tensão

Estiveram presentes os candidatos Jeferson Brun (Republicanos), Milton Júnior da Rádio (PL), Osmar Thibes (PSDB) e Paula Granato (PV). Candidatos à prefeitura de Itapetininga participam de debate promovido pela TV TEM.
Larissa Pandori/g1
Os candidatos Jeferson Brun (Republicanos), Milton Júnior da Rádio (PL), Osmar Thibes (PSDB) e Paula Granato (PV) que disputam as eleições 2024 em Itapetininga (SP) participaram do debate promovido pela TV TEM nesta quinta-feira (3).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O debate foi mediado pela apresentadora da TV TEM, Dani Borba, e dividido em quatro blocos de discussão: dois blocos com perguntas de temas livres e dois blocos com perguntas de temas determinados.
1° bloco
No primeiro bloco de temas livres, o primeiro a perguntar foi o candidato Jeferson Brun (Republicanos), que direcionou a pergunta à Paula Granto (PV), com o tema mobilidade urbana, questionando se ela vai manter a tarifa zero do transporte na cidade. A candidata disse que pretende manter, mas que o projeto precisa de reparos e aperfeiçoamentos, como o aumento do número de carros e linhas.
Seguindo a ordem do sorteio, quem fez a segunda pergunta foi Paula Granato (PV), e ela direcionou a pergunta ao candidato Jeferson Brun (Republicanos). A pergunta foi sobre educação, mencionando as notas baixas no IDEB e dificuldades na alfabetização. O candidato respondeu pontuando as dificuldades trazidas pela pandemia e destacou que as notas dos índices da educação estão acima das médias do Estado e do país. Ele também afirmou que ampliou as ofertas e prezou pela qualidade da educação, além de melhorar as condições dos professores e servidores da rede municipal.
O terceiro a perguntar no primeiro bloco foi o candidato Osmar Thibes (PSDB). Pela organização do debate, como todos têm que perguntar e responder no primeiro bloco, a pergunta foi direcionada ao candidato Milton Júnior da Rádio (PL). A questão foi sobre a área da saúde, especificamente sobre a falta de médicos, principalmente na zona rural. Milton Júnior da Rádio (PL) pontuou que a saúde é o “calcanhar de Aquiles” e o problema crônico da cidade. A primeira medida seria colocar um médico como secretário da pasta.
Seguindo a ordem do sorteio e as regras do debate, Milton Júnior da Rádio (PL) fez sua pergunta para o candidato Osmar Thibes (PSDB), abordando um provável déficit milionário da Prefeitura. O candidato respondeu que o SEPREM é um dos principais problemas do orçamento da prefeitura e que, se for eleito, vai salvar a vida do SEPREM e dos aposentados.
Confira o 1º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Itapetininga na TV TEM
2º bloco
No segundo bloco, as perguntas foram feitas com temas sorteados. Pela ordem do sorteio, Jeferson Brun (Republicanos) começou perguntando sobre moradia para o candidato Osmar Thibes (PSDB). Ele questionou sobre a oferta de construção de moradias na cidade. Osmar Thibes respondeu com uma alfinetada, dizendo que faria diferente, que, ao invés de trazer casas financiadas no seu governo, ele vai trazer casas gratuitas para a população.
O segundo tema sorteado foi benefícios sociais. Pela ordem do sorteio, quem fez a pergunta foi o candidato Milton Júnior da Rádio (PL), que direcionou a pergunta para a candidata Paula Granato (PV), desviando do tema e questionando sobre a geração de empregos. A candidata respondeu que, em relação aos benefícios sociais, é importante frisar a necessidade de comida na mesa, moradia segura e digna, e que os benefícios sociais são essenciais, como a renda mínima municipal. Em relação aos empregos, ela destacou a importância de uma parceria com universidades para garantir formação de qualidade.
O terceiro tema foi saúde. Paula Granto (PV) direcionou a pergunta para Jeferson Brun (Republicanos), questionando a falta de médicos nos postos de saúde. O candidato respondeu pontuando os investimentos que a cidade recebeu na área da saúde, que colocaram o município no topo de um ranking de avaliação da saúde.
O quarto tema foi a geração de empregos. Quem perguntou foi Osmar Thibes (PSDB) e, para seguir as regras, ele teve direcionar a pergunta para Milton Júnior da Rádio (PL) e perguntou sobre como resolver a questão do emprego de qualidade no município. O candidato destacou que pretende criar um distrito industrial para pequenas e médias empresas em Itapetininga e desenvolver um polo tecnológico.
3° bloco
No terceiro bloco, todos fizeram perguntas de tema livre. Paula Granto (PV) começou perguntando ao candidato Milton Júnior da Rádio (PL) sobre patrimônio histórico, questionando quais são os projetos dele para preservar o patrimônio histórico da cidade. O candidato pontuou que os patrimônios não são valorizados pela atual gestão, mencionando que prédios históricos estão sendo transformados em estacionamentos, além de serem usados como moradia para pessoas de outras cidades. Ele também disse que possui um projeto inicial para reformar cinco das principais praças da cidade.
Osmar Thibes (PSDB) foi o segundo a perguntar no bloco, e questionou o candidato Jeferson Brun (Republicanos) sobreo plano de carreira para o funcionalismo público. Na resposta ele destacou a valorização dos funcionários públicos e mencionou que Itapetininga é o único município que possui um plano de participação nos resultados para esses servidores.
Jeferson Brun (Republicanos) perguntou para Paula Granato (PV) sobre as propostas dela para a área da segurança pública. Ela respondeu que pretende trabalhar de maneira integrada, com um forte sistema de inteligência baseado em levantamento de dados, além de promover a participação das associações de bairro em colaboração com as forças de segurança, aliando essas ações a políticas sociais.
Na sequência, Milton Júnior da Rádio (PL) perguntou ao candidato Jeferson Brun (Republicanos) sobre o funcionalismo público e aproveitou o tempo para afirmar que o funcionário público não é valorizado e que o atual prefeito “passa vergonha”. Esse foi o momento de maior tensão no debate. Jeferson Brun iniciou sua resposta dizendo que o candidato do PL mente e pontuou as decisões da Justiça que retiraram do ar propagandas de Milton Júnior da Rádio por divulgação de notícias falsas. Ele concluiu afirmando que valoriza os funcionários públicos e que, se reeleito, continuará tratando bem os servidores.
Confira o 3º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Itapetininga na TV TEM
4º bloco
No quarto bloco, os temas foram sorteados. O primeiro tema foi agronegócio, e Jeferson Brun (Republicanos) perguntou à Paula Granato (PV)quais eram suas propostas para o setor. Ela mencionou a coleta de resíduos sólidos com biodigestor para distribuir fertilizantes, além de firmar uma parceria com o sindicato rural para fortalecer o agronegócio. Paula também destacou que o agronegócio pode se beneficiar muito da inovação tecnológica, sugerindo uma parceria com a FATEC para promover avanços nesse sentido.
O segundo tema sorteado foi coleta seletiva. Pela ordem, Paula Granato (PV) fez a pergunta e escolheu Osmar Thibes: “Itapetininga não tem coleta seletiva de lixo. Como o senhor pretende realizar um programa de coleta seletiva na cidade?” Osmar Thibes respondeu que é necessário acabar com o transbordo do lixo, e que pretende buscar recursos para criar uma usina de reciclagem, além de construir novos ecopontos e favorecer cooperativas de reciclagem.
O terceiro tema sorteado foi violência contra a mulher. Milton Júnior da Rádio (PL) escolheu Jeferson Brun (Republicanos) e questionou sobre o fechamento da Delegacia de Defesa da Mulher às 18h, perguntando se o candidato, que demonstrou proximidade com o governador durante a campanha, já havia solicitado o funcionamento 24 horas da delegacia. Jeferson Brun respondeu que já fez a solicitação e que, além da DDM, a cidade conta com a Sala Lilás, que funciona no plantão policial para atendimento.
Na finalização do bloco, Osmar Thibes (PSDB), com o tema áreas de risco, perguntou ao candidato Milton Júnior da Rádio (PL) sobre construções irregulares em algumas vilas, questionando como proteger a população das áreas de risco. O candidato do PL respondeu que participou recentemente de um evento que apresentou estudos sobre cidades inteligentes e que, aliando tecnologia, o município pode evoluir muito.
Regras do debate
Dani Borba é a mediadora do debate entre os candidatos à Prefeitura de Itapetininga (SP).
Larissa Pandori/g1
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi organizado por ordem alfabética, da esquerda para a direita da mediadora Dani Borba.
Foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares.
As regras do debate foram elaboradas pelo Núcleo de Eleições da Globo e serão seguidas pelas afiliadas de todo o país. Elas foram assinadas pelos representantes dos partidos e não permitem ofensas pessoais ou acusações que atinjam a honra e a dignidade dos adversários.
Reportagem em atualização
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias