6 de outubro de 2024

Debate entre candidatos tem promessas sobre vagas em escolas, construção de UBSs e críticas à atual gestão em Boa Vista

Participaram do debate na Rede Amazônica os quatro candidatos que disputam a prefeitura: Arthur Henrique (MDB), Catarina Guerra (União), Lincoln Freire (Psol) e Mauro Nakashima (PV). Candidatos à prefeitura já estão posicionados no estúdio, prontos para o debate na Rede Amazônica em Boa Vista
Yara Ramalho/g1 RR
Os quatro candidatos à prefeitura de Boa Vista participaram, na noite desta quinta-feira (3), do debate promovido pela Rede Amazônica, afiliada da Globo. Estiveram presentes Arthur Henrique (MDB), que é candidato à reeleição, Catarina Guerra (União), Lincoln Freire (Psol) e Mauro Nakashima (PV).
O g1 Roraima transmitiu em tempo real; reveja
O debate teve quatro blocos em que os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas livres e determinados. O quarto bloco foi dedicado às considerações finais de cada um. A jornalista Daniela Branches, da Rede Amazônica no Amazonas, foi a mediadora.
🗳️ Tudo sobre as Eleições 2024 em Roraima
Acompanhe aqui a apuração de votos em tempo real no domingo
Veja o resumo de como foi os quatros blocos do debate:
1º Bloco
O primeiro bloco iniciou com perguntas de tema livre. O candidato Mauro Nakashima abriu a rodada de perguntas e questionou Arthur Henrique sobre como ele pretendia resolver questões de saúde pública, como filas em UBS.
Arthur Henrique, que é candidato à reeleição, respondeu que Mauro não conhecia a realidade da capital, falou sobre o que fez nos últimos quatro anos e prometeu, caso seja reeleito, entregar uma UPA 24 horas.
Em seguida, a candidata Catarina Guerra fez uma pergunta para Mauro. Ela questionou se ele conhecia o atual plano diretor da cidade, e disse que estava desatualizado. O candidato disse o plano diretor atual torna a cidade inviável e que isso impacta em baixo indicadores sociais.
Lincoln foi o terceiro a perguntar. Ele perguntou qual a opinião de Catarina sobre a atual gestão não valorizar servidores da educação municipal. Ela respondeu que, caso eleita, pretende mudar a realidade, valorizar servidores e cuidar de quem cuida.
Arthur finalizou a rodada perguntando para Lincoln se ele pretendia manter, caso eleito, programas como “Bem te vi”, que concede óculos e consultas oftalmológicas para crianças. Lincoln disse a gestão de Arthur não cumpre com o lei de reajuste salarial dos professores e que falta cuidadores em escolas.
2º bloco
O segundo bloco de perguntas determinas, com temas sorteados pela mediadora do debate. O primeiro tema sorteado foi povos indígenas. Lincoln abriu a rodada perguntando para Arthur o que ele pretendia fazer em relação a infraestrutura na Terra Indígena São Marcos, além de saúde e educação.
Arthur respondeu que o trabalho com as comunidade vai além da educação, disse ter criado jogos escolares indígenas, e promovido apoio a agricultura indígena, como assistência para plantios coletivos com assistência técnica do município.
Depois, Arthur direcionou para Mauro o que ele faria para valorizar servidores e as contas publicas no município. Mauro criticou o debate, disse que estava monótono, com perguntas decoradas e que muitas secretarias não eram contempladas com concursos e mencionou, na visão dele, da necessidade de se fazer um concurso municipal unificado para contemplar todos os setores.
Catarina perguntou para Lincoln o que ele faria pelo esporte, caso foi eleito, principalmente para aproveitar espaços públicos como praças e as praias dos rios. O candidato responde que pretendia investir em ações na periferia para tirar jovens da criminalidade, além de ampliar os horários na Vila Olímpica para que os jovens possam treinar. Ele também criticou a atual gestão e disse que os jovens da periferia estão esquecidos.
O bloco encerrou com Mauro perguntando para Catarina como pretendia fortalecer a agricultura. A candidata falou em criar poços artesianos, em fazer parceria com o governo do estado para conceder insumos e grãos para ampliar a agricultura, além de criar o selo “made in Boa Vista” como alternativa para valorizar a produção local.
Boa Vista tem 232.172 eleitores aptos a votar neste domingo (6), quando ocorre o 1º turno. Este ano, a população vai votar para eleger quem vai comandar a prefeitura e também os 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal. Em todo estado de Roraima são 389.863 eleitores distribuídos nos 15 municípios.
*Esta reportagem está em atualização
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias