6 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Taubaté deixam propostas em segundo plano e trocam ataques em debate

Coronel Paulo Ribeiro (PT), José Saud (PP), Loreny (Solidariedade), Marcia (PL), Ortiz Junior (Republicanos) e Sérgio Victor (Novo) participaram do debate realizado na noite desta quinta-feira (3). Candidatos à prefeitura de Taubaté nas eleições 2024
Lucas Tavares/g1
Os candidatos à Prefeitura de Taubaté (SP) deixaram as propostas em segundo plano e trocaram ataques e críticas no debate promovido na noite desta quinta-feira (3) pela Rede Vanguarda – confira abaixo um resumo bloco a bloco.
Coronel Paulo Ribeiro (PT), José Saud (PP), Loreny (Solidariedade), Marcia (PL), Ortiz Junior (Republicanos) e Sergio Victor (Novo) participaram do debate que foi transmitido ao vivo, de Taubaté, pela TV Vanguarda e g1, que também acompanhou em tempo real.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os embates ficaram evidentes e foram mais intensos logo no início, principalmente entre Ortiz Junior e Marcia do PL.
Primeiro a perguntar, Ortiz Junior fez rápida menção à morte de seu pai José Bernardo Ortiz, no último domingo, e criticou Marcia do PL a acusando de veicular notícias falsas nas redes sociais.
Em sua primeira participação, Marcia deixou a pergunta de Coronel Paulo Ribeiro sobre educação em segundo plano e usou o tempo para negar a afirmação de Ortiz, a quem acusou de destruir a cidade.
Pouco depois, Ortiz voltou a mencionar Marcia, mas dessa vez a acusando de ser ‘sócia do fracasso’ da gestão Saud. O atual prefeito e candidato a reeleição, José Saud, defendeu sua gestão e atacou Ortiz.
Estúdio da TV Vanguarda, em Taubaté
Lucas Tavares/g1
Sergio Victor e Loreny também não ficaram de fora. O candidato do Novo fez criticas a Marcia do PL por ter integrado as gestões de Ortiz e Saud. Loreny, por sua vez, criticou o que chamou de “teatro em debates” por parte de Marcia, Saud e Ortiz. Ela também chegou a chamar Ortiz de mentiroso.
Menos envolvido na troca de acusações, Coronel Paulo Ribeiro afirmou ser excluído pelos outros concorrentes e chegou a se intitular “candidato fantasma”, ressaltando que gostaria de debater propostas.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reunião realizada na emissora, em Taubaté.
O debate teve quatro blocos, sendo dois com temas determinados e dois com temas livres. No final do quarto bloco, os candidatos fizeram as considerações finais. A ordem das perguntas e das considerações finais foram determinadas por sorteio.
🎙 Primeiro bloco – tema livre
Assista ao primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Taubaté
O primeiro bloco do debate começou com ataques entre os dois candidatos que lideram a última pesquisa Ipec divulgada pela TV Vanguarda: Ortiz Junior (Republicanos) e Marcia do PL (PL).
Na primeira pergunta, Ortiz questionou José Saud sobre as propostas dele para educação e Saud falou sobre organizar o ensino, mas Ortiz aproveitou a réplica para atacar Marcia, que retrucou logo na sequência, quando foi questionada por Coronel Paulo Ribeiro também sobre educação.
Em seguida, foi a vez de Saud perguntar a Ortiz sobre as propostas para habitação. Na resposta, além de citar que vai fazer mais 1,5 mil casas na cidade, o candidato voltou a atacar a candidata do PL. Ele também teve um direito de resposta concedido.
Marcia do PL perguntou a Sergio Victor sobre saneamento básico e ele disse que vai focar nos distritos industriais, citando empregos perdidos pela falta de saneamento nesses locais. Ela disse que ele não tem um time capacitado para fazer o que está prometendo.
A candidata Loreny perguntou a Paulo Ribeiro sobre o que ele acha de empreendedorismo feminino e a gravidez de mulheres no trabalho. O candidato do PT disse que vai implantar a Casa de Passagem. Loreny concluiu dizendo que o fato dela estar grávida não a impede de governar Taubaté.
Sergio Victor perguntou à Loreny sobre as contas da prefeitura e como ela pretende corrigir essa questão. A candidata citou que precisa pagar as dívidas primeiro e depois vai tentar achar dinheiro no orçamento do município. Sergio disse que vai colocar as pessoas certas nos lugares certos para garantir que as políticas públicas funcionem.
🎙 Segundo bloco – tema determinado por sorteio
Assista ao primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Taubaté
O segundo bloco foi marcado por mais propostas e menos ataques entre os candidatos, o que resultou, consequentemente, em menos pedidos de direito de resposta.
Coronel Paulo Ribeiro abriu o segundo bloco perguntando à Loreny sobre segurança pública e o que ela pretende fazer para tirar do mapa da violência. Loreny disse que pretende fazer prevenção, iluminar as praças públicas e tirar as crianças das ruas, além de aumentar câmeras de monitoramento na cidade.
Na sequência, José Saud perguntou a Sergio Victor se ele acha que o Hmut deveria ter ficado com o Estado ou com o município. Sergio disse que foi um equívoco a prefeitura assumir o hospital e as dívidas assumidas, mas citou que precisa reformar o Hmut.
Loreny perguntou à Marcia do PL sobre meio ambiente, que disse que é necessário dar atenção maior aos mananciais. Ela citou também os trabalhos realizados no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAAE).
Outro tema sorteado foi educação e Sergio Victor perguntou a Ortiz sobre as filas na educação e quais as propostas dele nos próximos anos. O candidato do partido Republicanos disse que zerou o déficit de vagas e que vai contratar iniciativa privada para ampliar a oferta de vagas. Ele, no entanto, disse que Sergio Victor se omitiu em várias questões.
Ortiz questionou quais são as propostas de Coronel Paulo Ribeiro sobre as propostas dele para a coleta de resíduos sólidos. Coronel Paulo citou as cooperativas e que a propostas é uni-las em uma associação e passar a elas a coleta seletiva.
Marcia do PL perguntou a Saud sobre qual a proposta dele para desenvolvimento econômico. O atual prefeito citou os empregos perdidos nos últimos anos, mas que gerou milhares de empregos após investimentos. Marcia aproveitou a réplica para dizer a Ortiz que não apoiou Saud, como ele havia apontado.
🎙 Terceiro bloco – tema livre
Assista ao primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Taubaté
No início do terceiro bloco, Loreny perguntou a Ortiz Junior sobre a possibilidade de ele ficar inelegível após julgamento das contas pela Câmara Municipal. Ortiz disse que Loreny gosta de ‘ganhar no tapetão’ e falou que faria tudo igual para proteger os taubateanos.
Coronel Paulo Ribeiro questionou Marcia do PL sobre as multas em Taubaté. Marcia respondeu atacando Ortiz Junior, citando ‘velha política enraizada’. Paulo Ribeiro disse que ela não respondeu à pergunta dele e ela disse que todos se opõem contra “o que é bom”.
Na sequência, Saud chamou Loreny para responder sua pergunta e pediu para ela avaliar as gestões dele e as anteriores. Ela disse que, há décadas, Taubaté tem administração ruim.
Ortiz Junior perguntou a Coronel Paulo Ribeiro sobre como ele pretende viabilizar as melhorias em saúde em Taubaté. O candidato do PT citou que é de esquerda e tem apoio do presidente Lula (PT). Ortiz disse que vai fazer mutirões e iniciar parceria com o governo estadual para fazer um novo hospital municipal, além de UPA na parte alta da cidade.
Sergio Victor perguntou a Saud sobre quais as propostas dele para gerar mais empregos na cidade. O atual prefeito disse que está correndo atrás de empresas, mas que precisa resolver problemas ambientais que afetam as indústrias na cidade. Sergio disse que vai acelerar processos para obras e regularizar os distritos industriais.
Em seguida, foi a vez de Sergio Victor responder à pergunta da candidata Marcia do PL. Ela citou que ele se posiciona como de direita e falou da parceria do Novo com o PDT em Taubaté. Sergio disse que o time dele não tem nada a ver com pautas federais.
🎙 Quarto bloco – tema determinado por sorteio
José Saud abriu o quarto bloco e perguntou a Coronel Paulo Ribeiro se ele acha que a Tarifa Zero é a principal solução para o trânsito da cidade. Paulo disse que tem que levar em consideração pedestre e que não é só a Tarifa Zero que vai resolver o problema. Saud citou o projeto de anel viário na cidade e outro viaduto na cidade.
A segunda pergunta foi feita por Ortiz Junior a José Saud sobre como ele pretende zerar o déficit habitacional na cidade. O atual prefeito disse que precisa consertar o que foi deixado de errado. Ortiz disse que a política de Saud na habitação é um ‘fiasco’.
Saneamento foi o tema sorteado e Sergio Victor perguntou à Marcia do PL quais são as propostas dela para os distritos industriais. Ela disse que participou da privatização da Sabesp e que tem um anexo de investimentos em Taubaté para priorizar o saneamento na rede de esgoto.
Coronel Paulo Ribeiro questionou Loreny sobre as propostas para atrair empresas para Taubaté. Loreny disse que a proposta é trabalhar e que, como deputada federal suplente, esteve na China e conseguiu atrair empresas de carro elétrico para Taubaté.
Em seguida foi a vez da própria Loreny perguntar a Ortiz Junior sobre a proposta dele para a segurança pública. Ortiz respondeu citando as ações feitas em sua gestão anterior e que vai integrar educação, esporte e programas como a atividade delegada. Loreny rebateu falando sobre o empréstimo feito por ele e Ortiz disse que a comissão dela na Câmara deu parecer favorável ao empréstimo.
Saúde foi o último tema sorteado do debate e quem perguntou foi Marcia do PL. Ela encaminhou a pergunta a Sergio Victor sobre o que ele pretende fazer na área. Sergio disse que a saúde de Taubaté “está na UTI” e que vai melhorar a gestão do Hmut para aumentar o número de leitos, além de transformação digital na saúde. Marcia disse que ele encaminhou verbas para a saúde da cidade, mas não fiscalizou e que vai elevar os atendimentos.
🎙 Considerações finais
Sergio Victor disse que sonha com uma Taubaté moderna e acredita que vai ter a oportunidade neste ano. Citou o crescimento nas pesquisas e afirmou que vai para o segundo turno.
Ortiz Junior disse que quer voltar a ser prefeito para melhorar a vida das pessoas e citou o índice de aprovação do seu governo.
Loreny fez agradecimentos e disse que problema não tem lado. Ela afirmou que as finanças viraram pauta importante e pediu voto no próximo domingo.
Coronel Paulo Ribeiro disse que traz propostas sérias e que Taubaté precisa mudar. Ele também pediu voto do eleitor no domingo.
Marcia do PL agradeceu aos eleitores e disse que quem tem lado, tem compromisso. Ela também citou apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por fim, José Saud citou “batalha da verdade contra a mentira” e relembrou o trabalho feito nos últimos quatro anos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias