5 de outubro de 2024

Debate para prefeito do Recife tem ataques a João Campos, críticas às trajetórias políticas e poucas propostas

Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB) participaram do debate. Foram abordadas principalmente propostas sobre mobilidade e infraestrutura urbana. Dani Portela (PSOL), João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD)
Brenda Alcântara/TV Globo
O debate promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (3) entre candidatos à prefeitura do Recife foi marcado por discussão sobre trajetórias políticas e ataques ao prefeito João Campos (PSB), isolado à frente das pesquisas. Um dos temas mais citados foi o de supostas irregularidades em creches conveniadas ao município. Houve, também, propostas para mobilidade e infraestrutura urbana.
Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB) participaram do debate, mediado pelo apresentador Márcio Bonfim. O encontro também foi transmitido no g1 e no Globoplay.
A TV Globo convidou, conforme determina a lei, candidatos de partidos, coligações e federações que têm representação no Congresso de, ao menos, cinco parlamentares, e candidatos que alcançaram pelo menos 6% na pesquisa estimulada de intenção de voto da Quaest, divulgada na segunda-feira (30).
O candidato do partido Novo, Tecio Teles, conseguiu no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco uma decisão que o concedeu o direito de participar do debate, e também compareceu ao estúdio da TV Globo. O candidato questionou a representação de parlamentares no Congresso Nacional atribuída a seu partido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, a liminar foi cassada pelo TSE pouco antes do debate.
O debate se dividiu em quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres, o segundo e o quarto, com assuntos determinados. Naqueles com tema livre, o candidato (sorteado anteriormente) escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. Todos deverão fazer um questionamento e responder a uma questão em cada bloco.
Ao final do quarto bloco, cada candidato teve 2 minutos para fazer suas considerações finais.
[Esta reportagem está em atualização. Em breve, veja abaixo vídeos de todos os blocos]
Primeiro bloco — tema livre
Debate Recife: veja 1 º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de Recife
Dani Portela x João Campos
Dani Portela prestou solidariedade à família de Tomás, de 10 anos, que morreu eletrocutado numa unidade da Academia Recife, equipamento da prefeitura. Perguntado se é de esquerda ou direita, João Campos iniciou a resposta também prestando solidariedade à família de Tomás. Disse que tem posição política e que é progressista de centro-esquerda. Também falou que bateu recorde de investimento na história do Recife, sendo 70% dele nas periferias da cidade.Na réplica, Portela afirmou que a desigualdade se aprofundou no Recife com a gestão do PSB e as privatizações feitas. Na tréplica, Campos disse não estar na candidatura para marcar posição política, mas para buscar a reeleição.
Gilson Machado x Daniel Coelho
Gilson Machado perguntou a Daniel Coelho se o candidato não acreditava que um segundo turno seria necessário para discutir os problemas da cidade. Daniel Coelho disse que tem feito uma campanha propositiva e afirmou que algumas de suas propostas têm sido absorvidas por outros candidatos, a exemplo da promessa de implementar faixas exclusivas para motos na cidade. Gilson Machado, na réplica, criticou a construção de uma praça perto do Cemitério de Santo Amaro e disse que, se for eleito, vai colocar shows de artistas locais no Marco Zero “de segunda a segunda”. Na tréplica, Daniel Coelho disse que problemas na saúde são marca dos 12 anos de gestão do PSB, em crítica ao prefeito João Campos e ao ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).
João Campos x Gilson Machado
João Campos falou que está fazendo a dragagem do Rio Tejipió e perguntou as propostas para a bacia a Gilson Machado. O candidato do PL respondeu que não foi “mais que a obrigação” e disse que o candidato à reeleição falhou no programa de estrutura urbana. Na réplica, João Campos afirmou que não é justo Gilson Machado utilizar do falecimento de uma criança para “palco de uma disputa eleitoral”. Na tréplica, Machado afirmou que a obra da ponte Monteiro-Iputinga foi finalizada a “duras penas”, e chamou Campos de mitomaníaco e que ele faz “paralogia fantástica”.
Daniel Coelho x Dani Portela
Daniel Coelho questionou Dani Portela sobre a posição contrária dela sobre o armamento da Guarda Municipal. A candidata disse que é mais importante investir em prevenção. Daniel Coelho disse que a prefeitura contrata guardas armados para fazer segurança, mas esses profissionais não podem atuar em casos de violência fora do patrimônio, e citou o armamento pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), de Belém. Na tréplica, Dani Portela criticou o governo de Raquel Lyra (PSDB), que apoia Daniel Coelho, e disse que o candidato, apesar de se opor ao PSB, age de forma semelhante.
Segundo bloco — temas determinados
Debate Recife: veja 2º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de Recife
Mulher: Dani Portela x Gilson Machado
Dani Portela questionou Gilson Machado sobre a aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ações do governo dele na Presidência. Em resposta, Machado disse que há falhas na assistência à mulher no sistema de saúde do Recife e disse que nunca houve tanta inclusão das mulheres quanto no governo de Bolsonaro. Portela disse que o presidente anterior retirou direitos das mulheres e afirmou que o Recife tem uma Secretaria da Mulher com um dos menores orçamentos do município. Na tréplica, Gilson Machado propôs a criação de salas para neurodivergentes nos Compaz.
Segurança: Gilson Machado x João Campos
Gilson Machado escolheu perguntar a João Campos sobre o armamento da Guarda Municipal e se serão colocadas câmeras de reconhecimento facial. Disse que o Recife perde oportunidade pela falta de segurança. João Campos respondeu que Gilson não tem compromisso com a verdade e foi punido mais de 320 vezes pela Justiça Eleitoral, e pontuou que o efetivo da Guarda Municipal do Recife é o quinto maior do Brasil. Na réplica, Gilson Machado disse ter sido calado pela Justiça Eleitoral, e insinuou que João Campos teria medo dele e estaria “todo se tremendo aqui do meu lado”. João Campos alfinetou na tréplica ao falar que está tranquilo, enquanto Gilson Machado está nervoso.
Mobilidade: João Campos x Daniel Coelho
João Campos falou sobre a construção de pontes na cidade na gestão dele e perguntou sobre construção de calçadas e novas pontes a Daniel Coelho. Em resposta, o candidato do PSD disse que a construção de pontes é uma visão de mundo atrasada, e afirmou que é preciso haver investimento massivo em transporte público, incluindo a criação de passe livre. Na réplica, João Campos disse que o tranporte público é delegado ao estaod e que não é justo que a capital ponha verba no setor, sendo que o transporte é metropolitano. Daniel Coelho disse que João Campos não assume responsabilidade e que a prefeitura se ausenta do debate.
Administração pública: Daniel Coelho x Dani Portela
Daniel Coelho perguntou a opinião de Dani Portela sobre o “gasto exacerbado” quando se deveria ter professor e médico disponível para a população. Dani Portela disse que precisa fortalecer a prefeitura investindo em serviços públicos e apontou que Coelho teria sido “garoto propaganda” do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Daniel Coelho disse ter votado pela cassação de Temer e que é preciso abrir concurso público na cidade. Na tréplica, Portela falou da relevância de chamar as pessoas que estão aguardando serem chamadas no cadastro reserva dos concursos da prefeitura.
Terceiro bloco — tema livre
Debate Recife: veja 3º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de Recife
João Campos x Gilson Machado
João Campos perguntou quais são as propostas para proteger as famílias que moram em áreas de morro. Gilson Machado respondeu que as famílias que vivem nessas áreas vivem com medo das chuvas e que é possível fazer muita coisa por elas com o dinheiro gasto pela prefeitura. João Campos, na réplica, disse que estava junto das pessoas nos morros quando aconteceu a tragédia de 2022, quando mais de 130 pessoas morreram em Pernambuco, enquanto Machado estava fazendo sobrevoo de helicóptero. Gilson Machado chamou Campos de mentiroso, na tréplica, voltou a falar sobre o escândalo das creches e disse não ter mentido.
Daniel Coelho x João Campos
Daniel Coelho escolheu citar uma lista de nomes a João Campos e perguntou qual a relação dessas pessoas com o prefeito, que, em sua resposta, disse que não as conhece e que duplicou o número de vagas em creches na prefeitura. Na réplica, Daniel Coelho disse que uma dona de creches é condenada por estelionato e outro, é candidato a vereador que apoia o prefeito, e ambos receberam milhões de reais da prefeitura. Na tréplica, João Campos disse que as creches funcionam, são de qualidade e atendem às crianças com dignidade, e pediu que a população confie nele.
Gilson Machado x Dani Portela
Gilson Machado perguntou como Dani Portela avalia João Campos “esconder” o presidente Lula (PT) da sua campanha eleitoral. Dani Portela respondeu que política se faz defendendo o que se acredita e lamentou que João Campos não tenha colocado Lula na sua campanha eleitoral. Na réplica, Gilson disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro diminuiu o índice de violência do Brasil e que foi o melhor presidente que o país já teve com relação às entregas. Dani Portela afirmou, na tréplica, que Bolsonaro devolveu o Brasil para o mapa da fome, e fez com que o desemprego tivesse o rosto de uma mulher negra e de baixa escolaridade.
Dani Portela x Daniel Coelho
Finalizando o terceiro bloco, Dani Portela perguntou a Daniel Coelho sobre propostas para enfrentar a desigualdade entre a população LGBTQIA+. O candidato respondeu criticando valores gastos em propaganda pela prefeitura do Recife, e disse que a verba poderia ser utilizada para combater a desigualdade, e usou o tempo para criticar mandatos de João Campos e parentes dele como deputados. Na réplica, Dani Portela lamentou o uso do tempo para responder perguntas anteriores e disse que a população LGBTQIA+ precisa de casas de acolhimento e outras políticas públicas. Em resposta, Daniel Coelho propôs a criação de seis pontos de acolhimento para vítimas de violência.
Quarto bloco — temas determinados
Geração de emprego: Gilson Machado x João Campos
Gilson Machado disse que o Recife tem 150 mil pessoas abaixo da linha da pobreza e um ambiente de negócios ruim. João Campos afirmou que Machado tem colocado o Recife “para baixo” e apresentou as ações em educação. Na réplica, Machado pontuou não falar mal do Recife, mas da atual gestão, e falou que o candidato que “não faz mais do que a sua obrigação”. Falou também que vai criar uma lei de licenciamento tácito. João Campos, na tréplica, disse que essa lei já existe e está vigente, e que não está “atrás de promessa a qualquer custo”.
Morros e encostas: Dani Portela x Gilson Machado
Dani Portela começou dizendo que o governo de Jair Bolsonaro bloqueou milhões de reais para Defesa Civil, e perguntou se Gilson Machado pretende seguir a política de “desinvestimento”. Gilson Machado disse que vai investir ao menos o que foi aprovado pela Câmara Municipal, que, segundo ele, não tem sido feito. Dani Portela disse que as propostas de Gilson Machado são “desconexas” e lembrou que a cidade é uma das mais propensas aos efeitos das mudanças climáticas. Na tréplica, Gilson Machado disse que já existe recurso aprovado para contenção de barreiras.
Mudanças climáticas: Daniel Coelho x Dani Portela
Daniel Coelho perguntou se a engorda da praia de Boa Viagem será feita. Dani Portela falou sobre racismo ambiental e que é preciso dialogar com especialistas, com a universidade, para que se construa uma estratégia para a engorda da praia. Daniel Coelho disse, na réplica, que vai fazer a engorda da praia, assim como foi feito em Jaboatão dos Guararapes, e que não são apenas os moradores de Boa Viagem que utilizam o local e que vai criar um comitê de mudanças climáticas. Dani Portela também falou sobre a criação de um comitê de monitoramento de mudanças climáticas e que vai trazer de volta o orçamento participativo.
Habitação: João Campos x Daniel Coelho
João Campos perguntou a Daniel Coelho propostas para redução de cada um dos três déficits específicos de habitação na cidade. Na resposta, o candidato do PSD disse que vai construir 5 mil habitações, contratação de 5 mil moradias no setor privado e a criação de um programa de reformas de 4 mil residências, e disse que João Campos fez o menor número de casas dos últimos 24 anos. Na tréplica, o prefeito afirmou que vai construir 4,7 mil unidades habitacionais. Por fim, Daniel Coelho disse que João Campos estava “falando para o espelho”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias