4 de outubro de 2024

Debate para Prefeitura de Mogi das Cruzes é marcado por poucas proposta e muitas provocações

Caio Cunha (PODE), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT) participaram do debate realizado na noite desta quinta-feira (3). Caio Cunha (PODE), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT) no debate da TV Diário
Larissa Rodrigues/g1
O debate promovido pela TV Diário nesta quinta-feira (3), entre os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes foi marcado por poucas proposta e muitas provocações – confira abaixo um resumo bloco a bloco.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Caio Cunha (PODE), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT) participaram do debate mediado pelo jornalista Giba Bergamim e que foi transmitido ao vivo de Mogi das Cruzes pela TV Diário e g1.
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
As regras foram apresentadas a um representante de cada candidato em uma reunião na sede da emissora.
O programa teve quatro blocos, sendo que dois blocos foram de perguntas de tema livre e dois blocos de perguntas de tema determinado.
No total foram dez pedidos de resposta, sendo sete de Mara Bertaiolli, dois de Caio Cunha e um de Rodrigo Valverde. Nenhum pedido foi concedido.
Primeiro bloco – tema livre🎤
Candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes dão início ao primeiro bloco do debate
O primeiro bloco começou com Mara Bertaiolli perguntando a Rodrigo Valverde as propostas dele para a população idosa. Um dos principais pontos levantados pelo candidato do PT foi o fato de Mogi das Cruzes conceder gratuidade no transporte apenas para pessoas com mais de 65 anos, diferente de outras cidades onde a gratuidade é válida para quem tem mais de 60 anos.
Na sequência, a pergunta foi feita por Caio Cunha para Mara Bertaiolli. O atual prefeito da cidade perguntou sobre a proposta da candidata chamada de “Integra Mogi”. Após a resposta de Mara, Caio afirmou que ela estava copiando algo que já é feito na gestão dele. Ela, por outro lado, disse que ele deixa obras e dinheiro público parados.
O terceiro a perguntar foi Rodrigo Valverde, que direcionou o questionamento a Caio Cunha. Rodrigo falou sobre a proximidade que o crime organizado teria com a atual gestão. Caio se defendeu dizendo que não há qualquer indício de envolvimento da gestão dele com o crime organizado.
Segundo bloco – tema determinado por sorteio🎤
No segundo bloco, os candidatos tiveram que fazer perguntas com temas determinados. Foram sorteados os temas: pavimentação, saúde e saneamento básico.
Mara Bertaiolli perguntou o que Rodrigo Valverde fará em relação à falta de asfalto nos bairros. O candidato respondeu que o asfalto na cidade, nos últimos anos, foi usado de maneira ruim, sendo colocado em cima de pavimentações já existentes, enquanto outros bairros ficam na lama.
Segundo a perguntar no bloco, Caio Cunha questionou o que Mara pretende fazer para zerar as filas na saúde. Neste momento, ao ser rebatida por Cunha, a candidata afirmou que o atual prefeito deveria “parar de jogar videogame no gabinete e parar de tanta mentira”.
Na vez de Rodrigo Valverde, ele perguntou o que Caio Cunha fará para resolver o problema de falta de saneamento na cidade. Cunha contou a história de uma moradora da Chácara Guanabara e Valverde respondeu que era lamentável o candidato usar um exemplo pessoal.
Terceiro bloco – tema livre🎤
*esta reportagem está em atualização
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Mais Notícias