4 de outubro de 2024

Debate para prefeito de Imperatriz tem apresentação de propostas e troca de acusações sobre apoios políticos

Candidatos falaram ainda sobre acessibilidade, saneamento básico, agricultura familiar, meio ambiente, saúde, educação, dentre outros temas. O debate promovido pela TV Mirante nesta quinta-feira (3) entre candidatos à Prefeitura de Imperatriz foi marcado por apresentação de propostas em várias áreas, indicação de erros da atual gestão municipal, e também por críticas entre os candidatos sobre os grupos políticos em que são apoiados.
Essa foi a primeira vez que a TV Mirante realizou o debate eleitoral na cidade de Imperatriz, que contou com a participação de Josivaldo JP (PSD), Mariana (Republicanos), Marco Aurélio (PCdoB), Nilson Takashi (NOVO) e Rildo Amaral (PP).
Dentre as propostas apresentadas, os participantes falaram ainda sobre acessibilidade, saneamento básico, agricultura familiar, meio ambiente, saúde, educação, dentre outros.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O debate foi transmitido ao vivo, pela TV Mirante, aos moradores da região de Imperatriz; e para o público em geral, pelo g1 Maranhão.
O jornalista Clóvis Cabalau mediou o debate, que teve 4 blocos de perguntas, sendo 2 deles com temas determinados e 2 com temas livres. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Em reuniões realizadas antes do debate, as regras e ordem das perguntas dos candidatos em cada bloco foram apresentadas e aceitas pelos representantes.
Acompanhe a cobertura completa do debate
Candidatos à Prefeitura de Imperatriz no debate da TV Mirante
Yrna Turati
Confira como foi o debate, bloco por bloco:
1º bloco
No início do bloco, todos os candidatos tiveram 30 segundos para fazer a sua audiodescrição e, em seguida, o mediador explicou as regras do debate.
O primeiro bloco foi de tema livre e o primeiro candidato a fazer a pergunta, mediante sorteio prévio, foi Rildo Amaral (PP), que escolheu o candidato Josilvaldo (JP). O tema da pergunta foi segurança pública.
Rildo Amaral perguntou o que Josivaldo JP fará, caso eleito, para diminuir os índices de violência em Imperatriz.
Josilvado JP anunciou que irá firmar parcerias com o governo do estado, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. O objetivo, segundo ele, é integrar a Guarda Municipal à Polícia Militar para reduzir os índices de criminalidade na cidade. Entre as ações planejadas estão a instalação de câmeras de videomonitoramento e o lançamento do programa “Imperatriz no LED”, que prevê a melhoria da iluminação pública.
A segunda pergunta foi da candidata Mariana Carvalho, que perguntou a Rildo Amaral sobre seu plano de governo para inclusão e oferta de atendimento de qualidade para pessoas com transtornos como TDAH, dislexia, dentre outros.
Rildo Amaral respondeu que pretende investir na capacitação dessas pessoas por meio da criação de um centro de referência, além de oferecer suporte também às famílias. O candidato defendeu ainda sua atuação frente ao tema, onde, segundo ele, promoveu práticas esportivas para crianças autistas na APAE de Imperatriz.
O terceiro a fazer a pergunta foi Nilson Takashi, que questionou a candidata Mariana Carvalho quais os planos dela frente ao programa do Bolsa Família, mencionando que ela teria feito críticas ao programa.
Em sua resposta, Mariana Carvalho afirmou que apenas concordou com a declaração de outra deputada, que destacou o fato de o Maranhão ter mais pessoas cadastradas no Bolsa Família do que com carteira de trabalho assinada. Para enfrentar essa problemática, a candidata defendeu a geração de empregos e o incentivo a independência financeira. A candidata afirmou que sua gestão firmará parcerias com o Sistema S e mencionou o programa “Meu Primeiro Emprego Municipal”.
Seguindo a ordem do sorteio, o próximo candidato que fez a pergunta foi Josivaldo JP, que questionou Marco Aurélio sobre seus planos para o desenvolvimento da agricultura familiar em Imperatriz.
Marco Aurélio afirmou que pretende dar prioridade ao pequeno produtor e que, se eleito, fará de Imperatriz a “capital da agricultura familiar”. Ele garantiu que oferecerá o apoio necessário aos pequenos agricultores e criticou a atuação da Secretaria Municipal de Agricultura.
Por fim, o candidato Marco Aurélio perguntou a Nilson Takashi sobre o modelo de ‘favores’ na saúde e qual sua posição sobre o tema.
Nilson Takashi criticou a oferta de serviços de saúde em troca de favores políticos e defendeu sua atuação frente ao tema, onde afirmou que criou o aplicativo “Saúde Tá na Mão”, onde as pessoas podem marcar consultas, cirurgias e exames.
2º bloco
No segundo bloco, os temas foram escolhidos por sorteio. O primeiro tema sorteado foi educação. O candidato Rido Amaral perguntou para Mariana Carvalho quais são suas propostas para área da educação.
A candidata defendeu que, caso eleita, a educação será prioridade na sua gestão. Ela destacou a necessidade de valorização dos professores, além da capacitação e a garantia de direitos, como o pagamento do 13º. Dentre seus planos de governo, pretende melhorar o fornecimento merendas nas escolas e o aumento de sala de recursos.
O segundo a perguntar foi o candidato Marco Aurélio, que escolheu o candidato Nilson Takashi para falar sobre o tema habitação. Marco perguntou qual o plano do candidato Nilson perante a complexidade em conseguir licenciamentos e projetos de habitação popular.
Nilson Takashi defendeu a implementação de um sistema de gestão, com a participação de técnicos e a integração de todas as secretarias municipais. Além disso, o candidato propôs a produção em larga escala de tijolos, utilizando o barro retirado de áreas assoreadas de riacho. Segundo ele, esse processo vai ajudar a construir casas populares.
Seguindo a ordem das perguntas, o candidato Nilson Takashi perguntou a Josilvado JP sobre o tema acessibilidade.
Josilvado JP defendeu que, em sua gestão, todos os órgãos públicos de Imperatriz, como Clínicas da Família, Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o Super Centro de Saúde, terão recursos de acessibilidade, assegurando o direito destas pessoas. Além disso, o candidato disse que pretende incluir essas pessoas em programas de incentivo ao emprego, firmando parcerias com empresas e instituições de ensino.
O quarto tema sorteado foi habitação. A candidata Mariana Carvalho perguntou qual a proposta do candidato Marco Aurélio frente ao fomento da cultural de Imperatriz e os planos para dar mais visibilidades aos artistas locais.
Em sua reposta, Marco Aurélio falou que em sua gestão dará prioridade à valorização dos artistas locais, e criticou que muitos dão mais importância aos artistas de fora, enquanto ignoram os “fazedores de cultura” das comunidades de Imperatriz. O candidato também criticou o cancelamento do Salimp (Salão do Livro de Imperatriz). Além disso, afirmou que, em seu governo, o Salimp vai receber apoio para ser realizado, além de implementar o vale-livro.
Por fim, o tema sorteado foi infraestrutura. O candidato Josilvado JP perguntou a Rildo Amaral qual o seu projeto para resolver os problemas de infraestrutura de Imperatriz.
Rildo destacou a necessidade de realizar a limpeza de córregos, riachos e de bueiros da cidade logo no início de janeiro, quando se inicia o período chuvoso, para evitar alagamentos e outros transtornos. O candidato também
3º bloco
O bloco foi de tema livre novamente. A candidata Mariana Carvalho escolheu Josilvado JP para falar de infraestrutura. Mariana perguntou qual a proposta de Josivaldo para organizar e resolver os problemas da cidade.
Josilvado JP defendeu o PDI (Plano de Desenvolvimento de Imperatriz) e disse que levou especialistas para a cidade para resolver problemas de infraestrutura, mobilidade e drenagem profunda. Segundo ele, esse plano trará soluções para o problema de infraestrutura, inclusive, para os alagamentos.
Rildo Amaral perguntou para a candidata Mariana sobre a falta de água em alguns bairros de Imperatriz. A candidata disse que vai revisar o contrato com a Caema e, se não for resolvido o problema, ela irá fazer os poços artesianos na cidade e cuidar do saneamento, por meio de parcerias.
Rildo respondeu disse que, como deputado, ajudou os imperatrizenses colocando poços em várias regiões.
4º bloco
O último bloco novamente foi de tema determinado. O primeiro tema sorteado foi ‘juventude’ e a pergunta de Nilson Takashi foi direcionada à candidata Mariana Carvalho. Ele a questionou sobre os projetos de esporte para os jovens de Imperatriz.
Mariana afirmou que não existe orçamento para o esporte em Imperatriz e que muitos atletas na cidade não tem o apoio da Prefeitura para participarem de competições. Um dos programas que ela promete é o ‘Bolsa Atleta’ para os esportistas, não só no futebol, mas também no skate e outras modalidades.
Nilson completou confrontando Mariana, que estaria elogiando Bolsonaro, mas estaria escondendo os apoios de Josimar de Maranhãozinho.
Logo depois, o candidato Marco Aurélio perguntou a Josivaldo JP sobre o tema ‘contas públicas e transparência’ e disse que o adversário já foi condenado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Josivaldo disse que irá auditar as contas do atual prefeito, Assis. Por outro lado, Marco disse que Josivaldo já foi aliado do Assis. Na resposta, Josivaldo se defendeu dizendo que é ‘Ficha Limpa’ e que nem poderia disputar as eleições, se fosse condenado.
No tema ‘Meio Ambiente’, Josivaldo perguntou quais as propostas de Rildo Amaral sobre o tema. Rildo disse que precisa levar para Imperatriz uma usina de resíduos sólidos para gerar riqueza, cobrando também a Caema sobre a falta de tratamento de esgoto.
Josivaldo respondeu dizendo que tem como proposta canalizar os rios de Imperatriz e criar bacias de retenção para evitar a poluição.
No tema turismo, o candidato Rildo Amaral perguntou a Marco Aurélio, que disse que vai revitalizar a região das praias de São Luís, fazendo o rio Tocantins ser ainda mais atrativo, assim como fortalecer o calendário de eventos do município. Rildo respondeu falando que também vai fortalecer o turismo de eventos.
Depois, a candidata Mariana foi sorteada para falar sobre agricultura. Ela perguntou ao Nilson Takashi sobre agricultura familiar, que respondeu falando que irá trabalhar para que a região da estrada do arroz possam ter a garantia no plantio e no insumo. Também prometeu que a secretaria de agricultura tenha pessoas técnicas, além de mais recursos para a área.
Mariana respondeu falando que esteve no Ministério da Cidadania, ajudando a destinar recursos aos agricultores de Imperatriz. Completou ainda falando que irá fomentar a capacitação dos agricultores. Nilson respondeu dizendo que a população deve apoiar deputados que tenham compromissos com Imperatriz e enviem recursos.
Considerações finais
Após a rodada de perguntas, cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio. Eles falaram sobre suas propostas e pediram o voto aos eleitores, no dia 6 de outubro.
Josivaldo JP (PSD)
Josivaldo agradeceu à população por acompanhar o debate e falou sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento de Imperatriz). Afirmou ainda que tem propostas de fazer a saúde de Imperatriz funcionar, citando seu candidato a vice, que é médico. Concluiu dizendo ainda que tem experiências administrativa e política.
O candidato disse ainda que já esteve com o atual prefeito Assis até certo momento, mas depois decidiu sair quando entendeu que ele ‘não tinha compromisso’ com a cidade.
Mariana (Republicanos)
A única candidata mulher no debate disse que sua campanha é de garra e agradeceu o apoio do público pelo tempo em que foi parlamentar federal.
Mariana disse ainda que as 39 UBs de Imperatriz vão funcionar e que a cidade terá um novo hospital de cirurgia e traumatologia. Por fim, prometeu asfalto de qualidade e cuidar bem do dinheiro público.
Marco Aurélio (PCdoB)
O candidato se apresentou e disse que tem orgulho de ter uma vice educadora. Afirmou que vai priorizar a educação em Imperatriz, diminuindo a desigualdade no ensino para ricos e pobres. Sobre saúde, afirmou que o município pode receber muito mais recursos para garantir mais serviços à população.
Marco prometeu ainda mais asfaltamento pelo programa ‘PAC Imperatriz’, dizendo que terá apoio de Lula e que não tem apoio de Assis, o atual prefeito.
Nilson Takashi (NOVO)
O candidato do Novo disse que está cansado de ver promessas vazias. Ele diz ainda que cada adversário carrega uma personalidade, baseada nos apoios políticos. Nilson diz que tem ‘o povo’ e que quer governar com pessoas técnicas.
Nilson completou fazendo um apelo ao eleitor para chegar ao segundo turno, pois quer acabar com as ‘panelas’ formadas pelos seus adversários.
Rildo Amaral (PP)
Rildo agradeceu a Deus e à família por estar no debate, assim como o governador Carlos Brandão, Fufuca, dentre outros apoios políticos. O candidato afirmou ainda que a eleição vai definir o futuro de Imperatriz e que acredita na forma como as pessoas confiam em seu trabalho.
Por fim, Rildo declarou que tem a honra de ser um dos políticos mais bem votados na cidade, mesmo vindo de família humilde, assim como é o candidato mais preparado.

Mais Notícias