5 de outubro de 2024

Debate com candidatos à prefeitura de São Luís é marcado por embates, pedidos de direito de resposta e propostas para a cidade

Oito candidatos à Prefeitura de São Luís participaram do debate, realizado na noite de quinta-feira (3), e discutiram questões como educação, segurança, saúde e transporte público. Debate foi marcado por embates entre candidatos e pedidos de direito de resposta. Candidatos à Prefeitura de São Luís posicionados para o debate.
Rafaelle Fróes/g1 MA.
Os oito candidatos à Prefeitura de São Luís participaram, na noite desta quinta-feira (3), do debate da TV Mirante. Com mais de 2h de duração, o debate foi marcado por críticas a atual gestão, pedidos de direitos de resposta e muitos embates entre os candidatos.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Os candidatos debateram entre si e apresentaram propostas para áreas como saúde, educação, infraestrutura, combate à corrupção, políticas para pessoas com deficiência, transporte público e cultura. Participaram do debate, por ordem alfabética, os seguintes candidatos:
Dr. Yglésio (PRTB);
Duarte Júnior (PSB);
Eduardo Braide (PSD);
Fábio Câmara (PDT);
Flávia Alves (Solidariedade);
Franklin Douglas (PSOL);
Saulo Arcangeli (PSTU);
Wellington do Curso (NOVO).
A mediação do debate foi realizada pelo jornalista da TV Globo Paulo Renato Soares, nos estúdios do Grupo Mirante em São Luís. O g1 acompanhou os bastidores e fez a transmissão em tempo real.
O debate contou com perguntas e respostas entre os candidatos, sendo que a ordem das perguntas em cada bloco foi definida por meio de sorteio. Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.
O debate teve quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro blocos com perguntas de tema livre e o segundo e o quarto blocos com perguntas de temas determinados, escolhidos por sorteio. No último bloco, cada candidato, também, teve 2 minutos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.
1º bloco
Confira o 1º Bloco do debate com candidatos à Prefeitura de São Luís
No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas de tema livre. Entre os assuntos debatidos, teve a questão da saúde pública, com as filas para marcar consulta, exames e cirurgias. Os candidatos apresentaram diversas propostas para a área, como reforma de hospitais, criação de aplicativos, parcerias com a iniciativa privada, bem como uma reorganização e reestruturação de toda a rede de saúde, bem como realização de concurso público.
Outro tema debatido a questão de obras de infraestrutura. Os candidatos criticaram a atual gestão de não acabar com esgotos a céu aberto e de que há muitos bairros que sofre com alagamentos no período chuvoso. Já a gestão afirmou ter feito drenagem profunda, pavimentação e troca de iluminação nos bairros. Na área da educação, os candidatos propuseram investir na qualidade do ensino, nas escolas de tempo integral e atendimento às crianças com deficiência.
Também foi debatida a questão do passe livre estudantil, tema que será votado pela população em um plebiscito, realizado no primeiro turno das Eleições 2024. Alguns candidatos defenderam a estatização do trasporte público e a tarifa zero. Por fim, eles debateram sobre meio ambiente, afirmando que São Luís é uma das cidades mais poluídas do Brasil e que é preciso fazer estudos para resolver o problema dessa poluição.
2° bloco
Confira o 2º Bloco do debate com candidatos à Prefeitura de São Luís
O segundo bloco começa com temas determinados e começa com perguntas para o tema geração de emprego e renda. O candidato Saulo Arcangeli (PSTU) começou perguntando para o candidato Eduardo Braide (PSD) sobre o que ele fará para gerar emprego para jovens e adultos em São Luís.
Durante o segundo bloco, houve embates entre o candidatos Eduardo Braide e Duarte Júnior, debates de propostas para a área do transporte coletivo, educação, cultura, para a zona rural, para a política de acessibilidade de pessoas com deficiência e infraestrutura. Por fim, houve também a concessão de um pedido de direito de resposta do candidato Eduardo Braide sobre.
3° bloco
Confira o 3º Bloco do debate com candidatos à Prefeitura de São Luís
No terceiro bloco do debate, Flávia Alves iniciou questionando Eduardo Braide sobre saneamento básico em São Luís, alegando falta de fiscalização da prefeitura sobre a Caema. Braide transferiu a responsabilidade ao governo estadual, defendendo que as cobranças deveriam ser feitas ao governador. Wellington abordou a transparência na gestão de Braide, que rebateu acusando Wellington de destinar emendas a instituições que ele critica.
Franklin Douglas e Duarte Júnior discutiram transporte público, com Franklin propondo eliminar os terminais de integração, enquanto Duarte defendeu sua manutenção para reduzir custos e possibilitar o passe livre.
Já Fábio Câmara questionou Dr. Yglésio sobre saúde, com Yglésio propondo aumentar o número de leitos e criticando a gestão de Braide. Braide, por sua vez, perguntou a Fábio sobre segurança pública, e Fábio prometeu fortalecer a Guarda Municipal e o videomonitoramento da cidade. Dr. Yglésio e Duarte discutiram a marcação de consultas e as parcerias na saúde. Saulo Arcangeli e Flávia Alves debateram educação, com Flávia prometendo escolas inclusivas e Saulo criticando o não cumprimento do plano de carreiras. Encerrando, Duarte questionou Yglésio sobre corrupção, enquanto Wellington e Flávia abordaram empreendedorismo e Franklin discutiu agricultura familiar.
4° bloco
[EM ATUALIZAÇÃO]
Considerações finais
Após a rodada de perguntas, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio. Eles falaram sobre suas propostas e pediram o voto aos eleitores, no dia 6 de outubro.
Duarte Júnior (PSB)
Em suas considerações finais, o candidato Duarte Júnior (PSB) afirmou que, caso eleito, a gestão deve vai unir e cuidar das pessoas, falou que deve fazer diferente da atual gestão. Ele pediu uma chance para ir para o segundo turno e disse que São Luís precisa de um prefeito humano.
Flávia Alves (Solidariedade)
Em suas considerações finais, Flávia Alves agradeceu a participação no debate, falou da importância dele para o processo democrático e citou que é a única mulher nele. Ela disse que trouxe propostas para a saúde, para políticas públicas e para as mulheres. A candidata pediu o apoio para levar um homem e uma mulher para o segundo turno.
Saulo Arcangeli (PSTU)
Em suas considerações finais, o candidato Saulo Arcangeli (PSTU) falou que não veio para o debate para atacar ninguém, mas discutir ideias e propostas para São Luís. Ele defendeu a discussão do passe livre estudantil, mas pediu que a proposta do Tarifa Zero fosse levado em consideração. O candidato falou que, caso eleito, vai governar por meio de conselhos populares.
Wellington do Curso (NOVO)
Em suas considerações finais, Wellington do Curso (NOVO) agradeceu à Deus, disse que não foi fácil disputar a eleição com as máquinas estaduais e municipais e, que, a população de São Luís conhece o seu trabalho. Ele pediu uma oportunidade para transformar a cidade que, segundo ele, está parada no tempo e pode avançar ainda mais.
Dr. Yglésio (PRTB)
Em suas considerações finais, Dr. Yglésio destacou sua trajetória de superação. Ele relembrou sua origem em um ambiente de violência doméstica, sua formação em Medicina e Direito, e seu trabalho como defensor da justiça. Dr. Yglésio afirmou ter enfrentado perseguições políticas por seu alinhamento com Jair Bolsonaro, mas ressaltou sua determinação em continuar lutando por seus ideais. Agradecendo à família pelo apoio durante a campanha, ele pediu aos eleitores que não desistam de seus sonhos e também pediu apoio para chegar ao segundo turno das eleições.
Eduardo Braide (PSD)
Nas considerações finais do debate, o candidato Eduardo Braide agradeceu a Deus e ao povo de São Luís, destacando o apoio recebido durante seu mandato como prefeito. Ele destacou que sua equipe está preparada, os projetos estão prontos e os recursos garantidos para os próximos quatro anos, que, segundo ele, serão os melhores da história da cidade. Braide citou realizações como o novo Mercado Central, o Socorrão 2, a construção de 20 creches de tempo integral e o Hospital Municipal Veterinário. Ele pediu aos eleitores que resolvam a eleição no primeiro turno.
Franklin Douglas (PSOL)
Em suas considerações finais, Franklin Douglas disse que houve a morte da verdade durante debate, pois o candidato a prefeito mentiu. O candidato pediu que a população vote pelo passe livre estudantil e para que não acredite na extrema direita, que diz que não tem recurso e nem no atual prefeito, que não foi capaz de devolver uma mensagem de esperança que ele, como prefeito reeleito, vai regulamentar o passe livre estudantil.
Fábio Câmara (PDT)
Fábio Câmara pediu que os eleitores o levem para o segundo turno. E que as pessoas que andam de ônibus, que já perderam um ente querido no Socorrão, que é filho de pais do interior do estado e que estudou em escola pública e é um homem preto. Ele pediu a oportunidade de cuidar da história de cada um, pois a história dessas pessoas é a mesma história dele. E que, com ele, São Luís vai ter um prefeito igual e que sabe a necessidade do povo.
*A reportagem está em atualização.

Mais Notícias