5 de outubro de 2024

Debate em Goiânia é marcado por propostas sobre saúde, meio ambiente, segurança pública e críticas às trajetórias políticas

Participaram os candidatos Adriana Accorsi, Fred Rodrigues, Matheus Ribeiro, Rogério Cruz, Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso. Debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera. Candidatos à Prefeitura de Goiânia durante o primeiro debate realizado pela TV Anhanguera em 2024
Wesley Costa/O Popular
Seis candidatos à Prefeitura de Goiânia participaram, na noite desta quinta-feira (3), do debate da TV Anhanguera. Durante aproximadamente três horas, eles apresentaram propostas para áreas como saúde, meio ambiente, infraestrutura e segurança pública. As falas também foram marcadas por críticas às trajetórias políticas dos concorrentes. O g1 transmitiu o debate em tempo real.
Mediado pelo jornalista Luciano Cabral, o debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera. Participaram os candidatos (em ordem alfabética):
Adriana Accorsi (PT)
Fred Rodrigues (PL)
Matheus Ribeiro (PSDB)
Rogério Cruz (Solidariedade)
Sandro Mabel (União Brasil)
Vanderlan Cardoso (PSD)
As regras do debate foram as seguintes:
No 1º e 3º blocos, os temas das perguntas foram livres;
No 2º e 4º blocos, os temas das perguntas foram determinados por sorteio no momento do debate. No último bloco, foi dado o tempo de 2 minutos para as considerações finais.
LEIA TAMBÉM
TEMPO REAL: Candidatos à Prefeitura de Goiânia participam de debate
JOGO ELEITORAL: Veja as observações dos candidatos a prefeito de Goiânia sobre o Jogo Eleitoral
ELEIÇÕES 2024: TRE cria app em parceria com a UFG para identificar fake news
1º bloco abordou administração, saúde, segurança pública, educação, infraestrutura e inclusão
Com temas livres, os candidatos abordaram os seguintes assuntos:
Administração Pública: propostas de gestão, experiência política, transparência e finanças públicas.
Saúde: fortalecimento da atenção básica no município, redução das filas para cirurgias, reparos nas unidades de saúde e construção do Hospital Municipal de Goiânia.
Segurança Pública: combate ao tráfico de drogas, melhoria da iluminação, aumento do patrulhamento em escolas e parques, videomonitoramento e enfrentamento da violência contra a mulher.
Educação: orçamento destinado à educação, valorização dos profissionais da educação, déficit de vagas em creches e paralisação de obras.
Infraestrutura: drenagem urbana, asfaltamento e melhorias nas vias da cidade.
Inclusão: promoção da inserção de mulheres na gestão de Goiânia, redução do número de secretarias, igualdade de oportunidades, valorização do empreendedorismo, divisão equitativa de vagas entre os gêneros e programas sociais voltados para as mulheres.
Críticas: Os candidatos criticaram tempo de experiência, partidos, falta de propostas e incongruências entre “práticas e discursos”.
Veja o 1º bloco na íntegra:
Confira o primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Goiânia
2º bloco abordou políticas públicas, Câmara Municipal, meio ambiente e emprego
Com temas definidos por sorteio, os candidatos responderam perguntas e debateram sobre:
Políticas públicas: segurança para mulheres, programas de amparo às mulheres, rede de proteção, incentivo ao empreendedorismo feminino, patrulha especializada no combate à violência contra a mulher, saúde da mulher e construção do Hospital da Mulher.
Câmara Municipal: relação com os vereadores, gestão e integração administrativa.
Planejamento Urbano: crescimento urbano, combate à corrupção, implementação de benefícios sociais, obras atrasadas e auditoria na Comurg.
Meio ambiente: impacto das mudanças climáticas em Goiânia, arborização urbana, controle da poluição, criação de um sistema de monitoramento meteorológico e investimento em áreas vulneráveis aos fatores climáticos.
Emprego: formação e capacitação profissional, geração de emprego e renda, profissões do futuro, incentivo ao empreendedorismo e diálogo com o setor produtivo.
Moradia: construção de casas populares, criação de um programa similar ao “Minha Casa Minha Vida” no âmbito municipal e regularização fundiária.
Veja o 2º bloco na íntegra:
Confira o segundo bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Goiânia
3º bloco abordou mobilidade urbana, saúde, segurança pública e benefícios sociais
Com temas livres, os candidatos abordaram os seguintes assuntos:
Mobilidade Urbana: melhorias no transporte público, sinalização de trânsito, aumento da frota, aprimoramento da estrutura dos ônibus e medidas para mitigar o assédio contra mulheres no transporte público.
Saúde: criação do Hospital Municipal de Goiânia, aumento do número de médicos, avaliação da gestão da pandemia no município, logística em saúde e recursos financeiros.
Segurança Pública: gestão para servidores da segurança pública, políticas para a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.
Benefícios sociais: assistência ao idoso, qualificação profissional e saúde para idosos.
Infraestrutura: medidas para conter alagamentos em Goiânia, obras de drenagem, estudos sobre áreas de risco e arborização.
Críticas: relação com governo estadual, relação com governo federal, alinhamento partidário e gestão atual.
Veja o 3º bloco na íntegra:
Confira o 3º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Goiânia
4º bloco abordou funcionalismo público, benefícios sociais, infraestrutura, entre outros temas
Com temas definidos por sorteio, os candidatos responderam perguntas e debateram sobre:
Funcionalismo público: sindicalismo, convocação de aprovados em concurso e planos de cargos e salários.
Benefícios sociais: projetos para pessoas em situação de rua e assistência social.
Infraestrutura: obras abandonadas, construção do anel viário, término da Avenida Leste-Oeste, construção de casas populares e revitalização do Eixo Anhanguera.
Tecnologia: câmeras de vigilância, implementação da cidade inteligente, inserção de tecnologia na educação, uso de inteligência artificial e implantação de Wi-Fi gratuito em Goiânia.
Trânsito e mobilidade: melhorar o trânsito em Goiânia, sinalização, superlotação em ônibus, medidas para evitar acidentes e melhoria da pontualidade do transporte público.
Transporte público: subsídio de tarifas, troca de ônibus por veículos mais novos e incentivo para empresários do setor.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias